Canal Exclusive
Revista Online

Nem tudo é porcelana

por Redação | publicado em quarta, 28 de setembro de 2016



No decorrer da vida, nossos dentes podem amarelar, escurecer e até mesmo desgastar. Na busca para manter o sorriso bonito, muitas pessoas recorrem a tratamentos diversos. E é nesse contexto, visando não apenas à estética, mas à saúde do esmalte (parte externa do dente) e da estrutura do dente, que a utilização de lentes de porcelana (laminados cerâmicos finos) e resinas compostas ganham espaço.

Evolução do tratamento ortolingual em quatro meses (finalização em resinas)

Tanto as lentes de porcelana como as resinas compostas podem alterar de forma impressionante o sorriso de uma pessoa e ajudam a melhorar sua autoconfiança. Conquanto ambos os tratamentos sejam de grande eficiência e não tenham grandes restrições, a escolha por um deles deve sempre levar em consideração a opinião do cirurgião dentista. As duas técnicas, com os diferentes materiais dentários, têm suas vantagens e desvantagens, que as tornam mais apropriadas para determinados casos.

Na essência, as resinas são monômeros (plásticos) reforçados e podem ser escolhidos em cores compatíveis com os dentes naturais. Com o avanço tecnológico, é possível encontrar resinas compostas com boa textura, fluorescência, translucidez, alta resistência e poder de adesão. Sua aplicação é bem ampla, podendo ser usada para mudar a forma dos dentes, restaurar dentes fraturados ou cariados e minimizar imperfeições do esmalte dentário. Além disso, a harmonização da cor dos dentes também é outra recomendação. Por exemplo, “em situações nas quais o processo de clareamento tradicional não atinge os resultados pretendidos em dentes muito escurecidos, o paciente poderá escolher o tom desejado”, segundo o professor Leonardo Ubaldo, reabilitador em estética orofacial.

As resinas destacam-se pela sua aplicabilidade, pois podem ser feitas em poucas ou apenas uma única consulta, além de poderem ser planejadas por meio de enceramentos prototipados em laboratórios de alta tecnologia, como a Compass. Um bom exemplo de sua aplicabilidade é o caso da nossa paciente Fernanda Penido – 24 anos, influenciadora digital que atua na televisão – que, após quatro meses de uso do aparelho ortodôntico lingual, finalizou a estética dentária com clareamento e resinas compostas.

Portanto, como o sorriso é fundamental para o crescimento pessoal e profissional do ser humano, nós, dentistas, buscamos incessantemente pela melhor estética em conjunto com a função ao alcance de todos. Chegamos num cenário que nem tudo é porcelana.

Facebook: AlyssonResendeOrtodontia

Instagram: @AlyssonResende

www.primmusodontologia.com.br/dicas


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria