Canal Exclusive
Revista Online

Turismo x Cinema: conheça os destinos que serviram de locação para os filmes indicados ao Oscar 2018

por Redação | publicado em segunda, 19 de fevereiro de 2018


A cerimônia de premiação da 90ª edição do Academy Awards, o famoso Oscar, acontece em 4 de março, no Teatro Dolby, em Hollywood, Los Angeles, com apresentação do comediante Jimmy Kimmel. Até lá, fãs, críticos e especialistas debatem as produções com maior chance de levar as estatuetas para casa e, claro, especulam sobre qual irá conquistar o principal prêmio da noite: o de Melhor Filme. Para entrar no clima do maior evento da indústria cinematográfica, o Voopter, aplicativo brasileiro de dicas e promoções de viagens e líder na comparação de preços de passagens aéreas, revela os principais atrativos turísticos dos destinos utilizados nas filmagens dos nove indicados deste ano.

“A forma da água” – Dirigido por Guillermo del Toro e com Sally Hawkins, Michel Shannon, Richard Jenkins e Octavia Spencer no elenco, o filme teve cenas gravadas emToronto, no Canadá, incluindo o interior do histórico Elgin Theatre. Toronto é certamente um destino multicultural, capaz de agradar a diferentes turistas. Que tal jantar em um restaurante único na Queen Street West, comprar no luxuoso distrito de Yorkville, ou ainda perder-se na variedade do mercado de Kensington? Outra opção é assistir a um jogo da MLB, NBA ou NHL. E as novidades não param. O novo Bentway transformou o espaço sob a via expressa Gardiner em um parque urbano que liga sete bairros com mercados, jardins e uma área de patinação no gelo. Neste ano o espaço ganha também um anfiteatro. Toronto faz parte da lista da Forbes de lugares a serem visitados em 2018.

“Corra!” – O filme, dirigido por Jordan Peele, foi rodado em Fairhope e Mobile, no Alabama, Estados Unidos. O estado norte-americano, consagrado na canção “Sweet Home Alabama”, da banda Lynyrd Skynyrd, ainda não é tão popular entre os brasileiros, mas reserva bons passeios para quem decide explorá-lo. E você pode começar seu roteiro pelas atrações turísticas (não gratuitas) mais visitadas em 2017. O U.S. Space & Rocket Center (Huntsville), o Birmingham Zoo (Birmingham), o Huntsville Botanical Garden (Huntsville), o McWane Science Center (Birmingham), o Barber Vintage Motorsports Park (Birmingham), o USS Alabama Battleship Memorial Park (Mobile), o Point Mallard Park (Decatur), o jardim zoológico de Montgomery, o Alabama Gulf Coast Zoo (Gulf Shores) e a família de Museus EarlyWorks (Huntsville).

“Dunkirk” – Dirigido por Christopher Nolan e estrelado por Fionn Whitehead, o filme se passa na cidade que dá nome à película, Dunkirk, na França. O local ficou conhecido pelo episódio da Operação Dínamo, que durante a Segunda Guerra Mundial evacuou quase trezentos e quarenta mil soldados aliados, sob intenso bombardeio, entre 26 de maio e 4 de junho, da cidade francesa até a cidade inglesa de Dover. Ficou curioso? Então vale a pena desbravar o lugar. Comece pelo Musée Dunkerque 1940, memorial dedicado à batalha. Ele está localizado nas fortificações que foram construídas em 1874 para reforçar a defesa costeira do país. Você descobrirá uma rica exposição de mapas, fotos e material militar aliado e alemão. Os modelos de escala da operação, uniformes e armas completam a coleção. Um filme usando imagens dramáticas do período, com uma duração de aproximadamente 15 minutos, oferece uma excelente visão geral dos eventos de maio a junho de 1940. Mas vá além e conheça a Plage de Malo-les-Bains, Musée Portuaire, Le Beffroi de Saint-Eloi, Parc Zoologique de Fort Mardyck e o Lieu d’Art et Action Contemporaine (LAAC).

“Lady Bird: é hora de voar” –Dirigido por Greta Gerwig e estrelado pela atriz Saoirse Ronan, foi filmado na Califórnia, nos EUA, na cidade de Sacramento. Esse é um destino ainda não tão conhecido, diferente de Los Angeles, São Francisco e San Diego, contudo, como capital do estado, possui boas opções aos visitantes. Sacramento está passando por um ‘renascimento’. Jovens que procuram agitação urbana estão se mudando para o destino com frequência. A cada ano surgem novos pubs, restaurantes e lojas da moda. Premiados chefs estão ganhando atenção pelo seu foco em ingredientes locais. Os dias quentes de verão criam noites agradáveis onde os moradores se sentam nas varandas de elegantes casas da era vitoriana e as crianças passeiam por parques até o sol se pôr. Os museus ficam, em sua maioria, em torno da área do Capitólio e na histórica Cidade Velha de Sacramento. Quer aventura? Sacramento também é um ótimo lugar para se explorar de bicicleta, com largas pistas e trilhas pavimentadas ao longo dos rios.

“Me chame pelo seu nome” – A cidade de Bérgamo, na Lombardia, Itália, foi escolhida para as filmagens desse romance dirigido por Luca Guadagnino. Bérgamo e sua província são destinos ideais para aqueles que amam arte, cultura e esportes, graças às suas ofertas turísticas bem equipadas. O turismo na área, de fato, aproveita as obras-primas, feitas de forma natural ou artificial, em um ambiente agradável. O território possui paisagens que combinam natureza e presença humana de forma harmoniosa. Seus vales são locais de inúmeras pistas de esqui de diferentes graus de dificuldade, servidos por uma extensa rede de teleféricos. E não são apenas belos no inverno: revelam seu lado mais doce durante o verão, perfeitos para excursões em meio à vegetação exuberante. Enquanto isso, no outono, as florestas cobrindo as encostas são uma explosão de marrons e vermelhos, uma paisagem de conto de fadas que parece mudar diariamente.

“O destino de uma nação” e “Trama fantasma” – Londres foi cenário para ambos os filmes. E motivos não faltam para visitar a capital da Inglaterra. Os atrativos são muitos. A maior metrópole da União Europeia tem uma personalidade única, formada por seus grandes monumentos, séculos de história e presença marcante na moda, arte e gastronomia. A cidade possui quatro Patrimônios Mundiais da UNESCO (como a Torre de Londres), oito exuberantes Parques Reais e museus gratuitos. Também oferece muitas opções de compras – dos mercados de rua às lojas de luxo como Harrods e Liberty – e uma cena gastronômica arrojada, de renome mundial. É cortada ao meio pelo Rio Tâmisa e dividida em distritos, cada um com sua própria atmosfera de “vila”. Hampstead, Greenwich, Barnes, Highgate, Wimbledon e Richmond, por exemplo, têm estrutura urbana completa, com belas casas, boutiques e restaurantes. Não deixe de visitar também as áreas mais agitadas como Brixton e Dalston, que abrigam uma cultura dinâmica, com destaque para as apresentações musicais. Sempre imperdíveis são: London Eye, Big Ben, Torre de Londres, Museu Britânico, National Gallery, Museu de História Natural e os palácios de Buckingham e Westminster.

“The Post: a guerra secreta” – A cidade de Washington DC aparece nas filmagens da película dirigida por Steven Spilberg. O prédio da Suprema Corte foi cenário de algumas cenas. A capital norte-americana tem atividades divertidas e atrações para todo tipo de visitante. Quem vai ao destino pela primeira vez deve conhecer os monumentos e memoriais mundialmente famosos. A maioria dessas atrações está no National Mall, que se estende desde o Capitólio até o Lincoln Memorial, com muitos deles correndo pela Constitution Avenue. Muitos dos monumentos e memoriais estão abertos 24 horas por dia, 365 dias por ano e você não precisa fazer reservas antecipadas. O que vale para o Memorial Lincoln, o Memorial Jefferson, o Memorial da Segunda Guerra Mundial, o Memorial Martin Luther King Jr., o Memorial FDR e o Memorial dos Veteranos do Vietnã. Ah, e claro, a Casa Branca é uma parada quase que obrigatória. A visita às salas públicas da residência do presidente dos EUA é outra oportunidade única que só pode ser saboreada em DC. A experiência é gratuita, mas é preciso agendar sua visita com muita antecedência.

“Três anúncios para um crime” – A cidade de Sylva, no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, foi uma das locações do longa dirigido por Martin McDonagh e estrelado por Frances Mc Dormand, Woody Harrelson e Sam Rockwell. A pequena cidade tem a natureza como principal atrativo. Ela foi nomeada pela revista “Where to Retire”, como um dos melhores lugares para se aposentar nos EUA, citando o custo razoável de vida e abundância de atividades ao ar livre. Também é conhecida como “Cidade da Árvore dos EUA na Carolina do Norte”. Sylva é o lar de Pinnacle Park, uma propriedade de 1.100 hectares com belas cachoeiras, córregos e trilhas. Em 2016, foi nomeada entre as 10 cidades mais limpas da América. E essa não foi a primeira vez que o destino foi retratado nas telas de Hollywood, já que em 1993 o filme “O Fugitivo” foi parcialmente filmado no local.


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria
Card image cap
Diga não aos canudos de plástico em restaurantes e bares

Ler matéria
Card image cap
1 ano da Jabu

Ler matéria