Canal Exclusive
Revista Online

Como envelhecer com saúde? Saiba como o exercício físico pode ajudar a preparar o corpo para terceira idade

por Redação | publicado em terça, 08 de maio de 2018


Andar de bicicleta, praticar natação, correr ou dançar podem ser ótimas alternativas

A atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde, como: a melhora da composição corporal, do humor, da disposição e do condicionamento cardiovascular; aumento da massa muscular e da força; desenvolve flexibilidade, coordenação e equilíbrio; atua na diminuição da ansiedade, insônia, estresse, depressão e melhora até qualidade do nosso sono.

Ao iniciar o envelhecimento, o organismo entra em desgaste e degeneração de suas estruturas, ficando mais propenso a lesões, fraturas, tensões e dores de maneira geral, de acordo com a médica anestesiologista especialista em tratamento da dor crônica, Rebeca Vasconcelos, da Clínica Libertà Saúde.

Ela aponta há ainda uma maior perda de massa muscular e aumento de comorbidades típicas da idade, como a hipertensão arterial e o diabetes. “Tudo isso desencadeia processos dolorosos”, diz.

A profissional de educação física da Bodytech Sudoeste, Thaís Sodré complementa que o envelhecimento está associado a uma série de alterações fisiológicas, que somadas levam a pessoa a incapacidade funcional, aumentando a inatividade física, o risco de doenças e de morte.

“A prática de atividade física é essencial para um envelhecimento saudável. Quando praticada regularmente, previne o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas, doenças cardiovasculares, como a diabetes tipo 2 e hipertensão”, aponta Thaís.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos de atividade físicaaeróbica por semana de intensidade moderada, podendo ser 5x por semana – 30 minutos por dia ou pelo menos 75 minutos de atividade vigorosa.

Mas como começar?
Iniciar uma atividade física pode ser mais simples do que parece. A caminhada é uma ótima opção para quem quer começar. Andar de bicicleta, praticar natação, correr ou dançar também podem ser ótimas alternativas. Thaís destaca ainda, a prática de esportes para quem gosta de relaxar e incentivar os amigos e familiares a não ficarem parados.

“Recomenda-se ainda praticar atividades de fortalecimento muscular envolvendo os principais grupos musculares em dois ou mais dias da semana. Procure um profissional de Educação Física e Mexa-se! A sua saúde agradece!”, complementa.


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria