Belo Horizonte, 16/02/2019

Canal Exclusive
Revista Online

Carnaval é tema de ações educativas oferecidas ao público pelo MM Gerdau

por Redação | publicado em quinta, 07 de fevereiro de 2019



Oficinas e exposição terão como tema a tradicional festa brasileira, estimulando a criatividade e ensinando a ciência dos minerais aos pequenos visitantes

O carnaval está chegando e com ele a expectativa para curtir os dias de festa. Mas, sabia que em meio às marchinhas e fantasias, é possível aprender muito? Pensando nisso, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, neste mês de fevereiro, propõe ao visitante explorar o seu acervo e as propriedades minerais por meio de paródias de marchinhas de carnaval e dos incríveis poderes dos super-heróis. A ideia é mergulhar no universo da ciência e da tecnologia de maneira lúdica e envolvente, mostrando que a criatividade, a imaginação e a arte podem nos auxiliar na compreensão da tecnologia e do conhecimento científico.

Na programação estão oficinas e exposição, realizadas até o dia 28 de fevereiro de terça a sexta, das 13h às 17h30, e quinta, das 16h às 21h, com entrada gratuita e classificação etária livre. Confira:

Oficina “Super Fantasias” – 05 a 28/02

Disfarces, personagens, cores e brincadeiras: a ideia é festejar. O carnaval é um momento propício para isso, quando brincadeiras e criatividades são estimuladas, tanto para crianças quanto para adultos. O Museu propõe aos visitantes que soltem a imaginação e se inspirem nas fantásticas propriedades dos minerais para criar seus próprios super-heróis. Cada um com seus poderes e disfarces. A brincadeira começa com a observação de alguns minerais e a partir daí, será possível criar seus próprios heróis, explorando as propriedades dos minerais e produzindo seus acessórios.

Oficina “Parodiando”

“Você pensa que pirita é ouro / Pirita não é ouro não...”. Nessa oficina, os visitantes poderão criar paródias das marchinhas carnavalescas e outras músicas que fazem sucesso nos blocos e desfiles de carnaval, tendo como tema central o mundo mineral. Para tanto, todos serão incentivados a explorar as atrações do Museu, principalmente as amostras minerais expostas no Ateliê, a fim de se inspirarem. Um pequeno estúdio ficará à disposição de todos para que os participantes gravem suas composições e postem nas redes sociais.

Exposição Mundo Mineral: “Os minerais e o universo dos super-heróis” – 12 a 28/02

A proposta da exposição é explorar o amplo acervo mineral do MM Gerdau a partir do universo dos super-heróis e seus super poderes, conhecendo mais sobre as características e diferenciais entre as amostras.

Conheça o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, onde funciona o espaço cultural, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau. O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas. O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h e apresenta uma programação para todas as idades. A entrada é franca.

Serviço:

Ações Educativas – Fantasias e Marchinhas: o mundo mineral no carnaval

Data: De terça a sexta, das 13h às 17h30 e quinta, das 16h às 21h, até o dia 28 de fevereiro

Endereço: Praça da Liberdade, s/nº, Prédio Rosa – Belo Horizonte

Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria