Canal Exclusive
Revista Online

Inscrições abertas e gratuitas para o programa de formação audiovisual aa 12ª Mostra Cinebh e 9º Brasil Cinemundi

por Redação | publicado em quinta, 09 de agosto de 2018


Interessados podem se inscrever para participar de oficinas, masterclass, laboratório, debates e painéis com oferta de 280 vagas; inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.cinebh.com.br até 16 de agosto

Entre 28 de agosto e 2 de setembro, a capital mineira recebe a 12ª CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 9º Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução. Além da exibição de filmes e outras atrações culturais, o evento realiza o Programa de Formação Audiovisual – iniciativa de capacitação e formação para profissionais do setor e interessados em geral. O objetivo é fornecer ferramentas conceituais e práticas para a capacitação de profissionais, troca de experiências entre diferentes agentes do setor e, ao mesmo tempo, promover encontros, diálogos, discussões e estabelecer redes de contato e conexões globais com foco no mercado audiovisual. E ainda estimular a troca de conhecimentos e apresentar as tendências para o fortalecimento da atuação dos profissionais da área.

Nesta edição, o programa reúne 30 profissionais brasileiros e estrangeiros de destaque na cena audiovisual no centro de cinco debates, quatro painéis, uma masterclass e três oficinas e um laboratório. Eles apresentarão para o público suas experiências, interfaces e atuações com foco no mercado audiovisual e as relações com o setor, destacando as vivências em coprodução na América Latina e na Europa, fundos de investimentos, estratégias de distribuição e lançamento de filmes, painéis representativos de várias instituições e programas internacionais com foco no investimento e atuações de intercâmbio e cooperação, objetivando apresentar as oportunidades de negócios e parcerias.

O Programa de Formação Audiovisual é composto pelos eixos: Debates e Experiências em Coprodução Internacional – troca de conhecimentos e experiências destacando tendências do setor audiovisual no âmbito da criação, produção, consumo, distribuição, financiamento e novos modelos de negócios; Diálogos Audiovisuais – encontros internacionais com profissionais do setor, representantes de entidades, festivais, eventos de mercado, fundos de investimento e ações para o fortalecimento, a profissionalização e desenvolvimento do setor audiovisual; Oficinas, Labs e Masterclass – voltadas para profissionais novos e experientes e o público em geral para a qualificação, o intercâmbio e capacitação entre agentes de diferentes segmentos do setor audiovisual

DEBATES E DIÁLOGOS AUDIOVISUAIS

A programação da 12ª CineBH vai realizar cinco debates. Catalina Vergara, da produtora chilena Globo Rojo Films; a produtora argentina Constanza Sanz Palacios; e o coordenador de Projetos e Conteúdo do Canal Brasil, Henry Galsky, vão falar de suas experiências, das oportunidades de coprodução em seus países, dos desafios, resultados e avanços em coprodução internacional no debate Experiências em Coprodução Internacional na América Latina. A discussão será mediada pelo produtor Ivan Melo (SP).

No debate Experiências em Coprodução Internacional na França, produtores franceses vão apresentar para o público caminhos, diretrizes, dificuldades, progressos e perspectivas em coprodução internacional. Participam da discussão Justin Pechberty, produtor da Les Valseurs ; Laurence Reymond, da produtora Providences Films; e Nathalie Trafford, da produtora Paraíso Production. O debate terá mediação de Séverine Roinssard, da produtora Parati Films, coordenadora do La Fabrique des Cinémas du Monde e colaboradora Brasil CineMundi.

O público poderá conhecer mais sobre produções, mercado e redes no debate Experiências em Coprodução Internacional na Europa, que contará com a participação da consultora independente Annabelle Aramburu (Espanha) e da produtora italiana Rasanna Seregni. A discussão será mediada por Gudula Meinzolt (Suíça), da produtora Autentika Films, diretora da Indústria Visions du Réel e colaboradora Brasil CineMundi.

No debate O Mercado e a Formação em Documentário, especialistas e diretores de programas e eventos promoverão uma reflexão sobre as questões de mercado, formação e alcance que o documentário apresenta na atualidade. Integram a mesa para a discussão Luis González Zaffaroni (Uruguai), diretor do DocMontevideo/DocSP, Maria Bonsanti (França), diretora do Eurodoc; e Pierre-Alexis Chevit (França), diretor do Doc Corner Project, Marché du Film, Cannes Festival. A mediação será de Gudula Meinzolt (Suíça).

As melhores estratégias de mercado, networking, escolhas de coprodução e seleções de festivais de cinema serão discutidas no debate Estratégias de Distribuição e Promoção de Filmes. Fernanda Rennó (Noruega), distribuidora e produtora da Fidalgo Films; Jacques Pelissier (França), distribuidor da Juste Doc; e Talita Arruda (Brasil), curadora da Vitrine Filmes, irão compartilhar informações com o público, com a mediação do curador da CineBH e colaborador do Brasil CineMundi Pedro Butcher (RJ).

A 12ª CineBH e o 9º Brasil CineMundi irão promover também os Diálogos Audiovisuais com convidados internacionais da Espanha, Itália, Estados Unidos e Noruega. No painel Ibermedia | Espanha, Elena Vilardell, secretária técnica e executiva do programa Ibermedia, e Víctor Sánchez, coordenador técnico, realizarão uma apresentação sobre a iniciativa e falarão sobre a formulação de projetos, bases de aplicação e o impacto no Brasil. O painel será mediado por Paulo de Carvalho, colaborador do Brasil CineMundi, curador de festivais e produtor da Autentika Films, residente na Alemanha.

No painel TorinoFilmLab | Itália, os participantes irão conhecer mais sobre esse laboratório internacional que apoia talentos emergentes de todo o mundo a partir de atividades de treinamento, desenvolvimento, financiamento e distribuição. Fundado em 2008, o TorinoFilmLab oferece uma série de programas destinados a roteiristas, diretores e produtores desenvolvendo um longa ou um projeto de séries de TV, bem como profissionais de audiovisual dispostos a ganhar experiência prática em Edição de História e Design de Audiência. Estará na mesa para a apresentação o italiano Philippe Barrière, tutor no TorinoFilmLab Extended, com mediação de Gudula Meinzolt (Suiça).

O painel Filme Internacional no Sundance |EUA destacará as oportunidades para os cineastas internacionais no Sundance Film Festival and Institute. Também abordará como os programadores de festivais trabalham para acompanhar projetos e conhecer cineastas de todo o mundo e as melhores maneiras de se conectar com a equipe de programação. A convidada deste painel será Heidi Zwicker (EUA), programadora do Sundance Film Festival, mediada por Séverine Roinssard (França).

Já o painel Sørfond – Supporting Films from Latin America, Asia, Africa and the Middle East | Noruega apresentará Sørfond - The Norwegian South Film Fund ao público, passando por projetos apoiados, atividades, processo de seleção e diretrizes. A forte qualidade artística e a identidade cultural local são as principais prioridades do Sørfond - The Norwegian South Film Fund, fundo de produção cinematográfica que apoia projetos de países da lista DAC visando fortalecer a produção cinematográfica nesses países e aumentar a colaboração internacional da indústria cinematográfica norueguesa. Participa do painel Mads Wølner Voss (Noruega), coordenador de programação do Films from the South Festival / SØRFOND. A atividade terá mediação de Gudula Meinzolt (Suíça).

MASTERCLASS, OFICINAS E LAB

A produtora e diretora argentina Laura Citarella, da El Pampero Cine, empresa homenageada da 12a Mostra CineBH, irá ministrar uma masterclass internacional com o tema Modos de Produzir, no dia 29 de agosto. Este encontro propõe uma reflexão sobre as maneiras de produzir e como essas incidem diretamente no resultado das imagens, a partir de alguns exemplos da história do cinema e dos filmes da produtora. A masterclass terá como foco pensar as maneiras com as quais se pode fazer cinema na atualidade, a partir de os problemas de produção e suas possíveis soluções estéticas. O encontro será mediado pelo curador da CineBH Francis Vogner dos Reis (SP).

A gestora e empreendedora cultural Bruna Kassab (MG) irá ministrar a oficina Potencializando a Captação de Recursos com Leis de Incentivo + Crowdfunding, no dia 30 de agosto. A atividade visa desbravar as leis de incentivo, apresentar novas formas de financiamento para o audiovisual e indicar estratégias de sustentabilidade. A oficina tem carga horária de 12horas e oferecerá 30 vagas para interessados acima de 18 anos.

A diretora de arte Vera Hamburger (SP) irá ministrar o laboratório Introdução à Direção de Arte Cinematográfica, de 30 de agosto a 01 de setembro. A atividade irá introduzir os participantes no universo da composição física/visual de filmes de ficção, aprofundando aspectos essenciais à compreensão do papel e abrangência da direção de arte e ao desenvolvimento de projetos em cada uma das áreas envolvidas em sua concepção e realização. O lab tem carga horária de 12 horas e conta com 35 vagas para participantes acima de 18 anos.

A oficina Análise de Estilos Cinematográficos será ministrada por Victor Guimarães (MG), de 31 de agosto a 02 de setembro e tem carga horária de 12h. Serão oferecidas 30 vagas para participantes de 18 a 25 anos. O objetivo da atividade é desenvolver análise crítica e estética de filmes brasileiros contemporâneos e selecionar cinco jovens universitários para integrar o Júri Jovem da 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes (janeiro/2019), que irá eleger o melhor longa da Mostra Olhos Livres.

A produtora Mariana Brasil (SP) irá ministrar a oficina Planejamento de Produção para Séries de TV, nos dias 01 e 02 de setembro. A atividade tem carga horária de 12h e oferecerá 30 vagas, para interessados a partir de 18 anos. A oficina irá apresentar de forma prática um “pensamento de produção” para séries de TV, a partir de um roteiro, projeto, argumento. Os participantes irão aprender como iniciar o planejamento de produção de um projeto, como preparar orçamento e cronograma de execução e quais as diferenças entre produzir para cinema e para TV.

Profissionais do audiovisual, estudantes e interessados poderão também participar ainda das oficinas que integram a programação da 12ª CineBH e 9º Brasil CineMundi. As inscrições poderão ser feitas até 16 de agosto pelo site www.cinebh.com.br.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

Fotos:

Fotos do CineBH e Brasil CineMundi:
https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

***

Acompanhe a 12ª Mostra CineBH, o 9º Brasil CineMundi e o programa Cinema Sem Fronteiras 2018

Participe da Campanha #eufaçoaMOSTRA

Twitter: universoprod

Instagram: universoproducao

Facebook: universoproducao / cinebh / brasilcinemundi

Flickr: flickr.com/photos/universoproducao

Web: cinebh.com.br

Informações pelo telefone: (31) 3282.2366

***

Serviço

12ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

BRASIL CINEMUNDI – 9TH INTERNACIONAL COPRODUCTION MEETING

28 de agosto a 02 de setembro de 2018

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE

Patrocínio: MATER DEI

Parceria Cultural: Sesc em Minas Gerais

Apoio: Ministério das Relações Exteriores, Embaixada da França no Brasil/ Instituto Francês Brasil para o Estado de Minas Gerais, Consulado Geral da República da Argentina em BH, Instituto Goethe, Cinema do Brasil, DotCine, Mistika, CiaRio, Cinecolor, Parati Films, Ctav, Rede Globo Minas, Mis Cine Santa Tereza, Appa.

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

MINISTÉRIO DA CULTURA | GOVERNO FEDERAL

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO

Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes| Instalação da CENTRAL DO CINEMA - *Cine Humberto Mauro *Sala Juvenal Dias *Teatro João Ceschiatti *Jardim Interno *Jardim Pátio *Área de Convivência Cine-Café

Sesc Palladium| *GrandeTeatro * Cine Sesc Palladium (Sala Prof. José Tavares de Barros) * Foyer Rua Augusto de Lima

Cine Theatro Brasil Vallourec| *Grande-Teatro

Centro Cultural Sesiminas |*Teatro Sesiminas

MIS Cine Santa Tereza | *Sala de Cinema

Praça Duque de Caxias | * Cine Sesc na Praça * Praça Turma do Pipoca * Exposição

OBS: Para as sessões de cinema, os ingressos deverão ser retirados na bilheteria de cada espaço, 30 minutos antes do horário de cada sessão. Para a abertura e encerramento do evento também serão distribuídos ingressos e a entrada será por ordem de chegada respeitando a lotação de cada espaço.


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria
Card image cap
Diga não aos canudos de plástico em restaurantes e bares

Ler matéria
Card image cap
1 ano da Jabu

Ler matéria