Canal Exclusive
Revista Online

Lúpulo brasileiro é usado pela primeira vez em grande escala para produção de uma cerveja artesanal em Minas Gerais

por Redação | publicado em quarta, 11 de julho de 2018


Plantar e colher lúpulo de qualidade no Brasil. Uma realidade antes impossível começa a se materializar. No dia 07 de julho, foi realizada a primeira brassagem em escala industrial de um lúpulo 100% mineiro na cervejaria Loba, na cidade de Santana dos Montes. O lúpulo é um dos quatro ingredientes essenciais para a produção de uma cerveja e o responsável por conferir amargor e aroma à bebida.Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) acompanham o teste.O projeto-piloto começou no ano passado, com pequena produção de 100 garrafas.

A primeira colheita de lúpulo da cidade de Rio Espera (região da Zona da Mata em Minas Gerais) foi utilizada para a produção de 500 litros da Mantiqueira Experimental Beer. A cerveja não possui um estilo ainda definido e, após 21 dias, ela estará pronta para consumo e será analisada pelos profissionais envolvidos na produção. Caso o resultado seja satisfatório, então a bebida será comercializada nas prateleiras dos supermercados. O lúpulo é da espécie Mantiqueira BRK2014, nascida na Serra da Mantiqueira (SP) e patenteada pela Heineken.

O produtor Pedro Salim, da Fazenda Fartura, plantou mil mudas da espécie há um ano em Rio Espera e já realizou diversos testes bem-sucedidos em pequena escala. Agora, em parceria com a Cervejaria Loba, surgiu a oportunidade de realizar uma produção em nível industrial para análise da eficácia e qualidade do produto. Sua expectativa é colher 200 quilos de lúpulos mineiros em dezembro e quintuplicar sua capacidade de produção em cinco anos. Segundo Salim, a espécie vingou apesar das características climáticas locais, pois ele é adaptado ao clima brasileiro e não arrefece por conta do calor.

Aloísio Rodrigues Pereira, proprietário da Loba, quer incentivar as pesquisas que as universidades no Estado estão desenvolvendo sobre o lúpulo mineiro e ressalta as vantagens de um ingrediente fresco e produzido no Estado. “Teremos um lúpulo mais fresco, que pode conservar mais propriedades do que o paletizado. Então, teremos um produto mais nobre, pois, quanto mais cedo utilizá-lo, melhor será para manter as características existentes. Além disso, o fato de estar tão próximo torna o custo da fabricação da cerveja mais barato. A intenção, com o tempo é substituir o lúpulo importado pelo nacional. Como o mercado ainda é incipiente, o preço é muito variável, mas fica em torno de, em média, R$ 300, contra R$ 800 do lúpulo importado”, afirma o dono da Loba, o engenheiro químico Aloísio Rodrigues Pereira.

O laboratório de Processos Biotecnológicos e de Bebidas Alcoólicas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) está na fase de identificação das primeiras linhagens do lúpulo brasileiro. O trabalho, que começou há um ano, é tão inovador que foi preciso importar reagentes. “Estamos recebendo amostras da região de Nova Friburgo (RJ) e da Serra da Mantiqueira, estamos testando diversas variedades comerciais”, afirma o professor adjunto do Departamento de Química, Alexandre Fontes Pereira, a frente dos estudos.

O mercado cervejeiro segue em expansão em todo o Brasil, e cada vez mais se busca uma alternativa para substituir os insumos que precisam ser comprados de outros países. Além do malte, que já conta com uma produção nacional considerável, a ideia de cultivar lúpulo em solo brasileiro tem despertado a atenção de agricultores e cervejeiros.O mercado de cervejas artesanais segue em alta no Brasil. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o país terminou o ano com 679 fábricas de cerveja e crescimento de 37,7% em comparação a 2016. Minas Gerais é o terceiro em número de cervejarias e conta com uma produção de 2,8 milhões de litros por mês e a expectativa de crescimento de produção para 2018 é de 19%.


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria
Card image cap
Diga não aos canudos de plástico em restaurantes e bares

Ler matéria