Canal Exclusive
Revista Online

Mais do que futebol, conheça grandes festas que acontecem na França e Croácia

por Redação | publicado em sexta, 13 de julho de 2018


É claro que ter a seleção de seu país na final da Copa do Mundo é motivo de alegria, e consequentemente, de festa. Embora o Brasil não tenha conseguido a vaga, a França e a Croácia estão classificadas para final. Mas não é só pelo futebol que há festa. Em ambos países há muitos festivais, e festas tradicionais em que todo o povo vai para rua festejar e se alegrar.

A plataforma colaborativa Lugares pelo Mundo separou festas famosas tanto na França quanto na Croácia que vale a pena conhecer, e participar.

França

Em Paris, desde 1982, acontece a Fête de la Musique , que é um festival ao ar livre que se estende pelas ruas, praças, jardins públicos, pátios de construção, salões de estações de trem... Ou seja, por toda a cidade. Músicos são convidados a se apresentar voluntariamente e todos os eventos são gratuitos para o público.
Esse festival se tornou um dos maiores eventos culturais franceses. E acontece todo ano no dia 21 de junho. Em apenas um dia, a cidade para, e traz a esse dia muita espontaneidade e alegria.
O mais interessante é que o festival não se restringe a Paris, pois vários outros países já aderiram ao dia, e incorporaram esse evento musical internacional, como Luxemburgo, Itália, Grécia, Peru, Equador, Colômbia. Um dia para se viver a música pelas ruas.

Croácia

Desde 1997 acontece o Festival Cest is d 'best, que leva música, teatro, atividades infantis, arte, esporte e outros tipos de apresentações para as ruas de Zagreb, capital da Croácia.

São cinco dias de festa e todos vão para rua com muita energia e vivacidade. Este ano aconteceu do dia 30 de maio a 3 de junho. É um festival internacional e multimídia, que tem o objetivo de preservar a identidade da cidade com muita animação, aproximando culturas, tribos e gerações.

É o mais antigo festival de rua da Croácia, com o intuito de promover e criar expressão cultural das ruas. Vários palcos são montados nas praças e ruas da cidade. Além de atividade inusitadas, como : Corrida dos Garçons de PoŽuji, Corrida de Carrinhos de Dustmen, Escola de Língua de Sinais e “O Passeio de Bicicleta Mais Lento”.


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria
Card image cap
Diga não aos canudos de plástico em restaurantes e bares

Ler matéria
Card image cap
1 ano da Jabu

Ler matéria