Canal Exclusive
Revista Online

Menos é mais

por Redação | publicado em sexta, 26 de outubro de 2018


Em convergência com o modo de viver predominante na sociedade atual, os estilos escandinavo e industrial ganharam força por meio do uso da versão mais crua dos materiais, que revela que a simplicidade também tem seu charme

Nos últimos anos, os estilos escandinavo e industrial se destacaram e se mantiveram em alta na decoração. Queridinhos de redes sociais famosas, ambos apresentam um conceito que preza pela simplicidade e funcionalidade. Profissionais de arquitetura e decoração contam quais características devem ser priorizadas para quem quer investir em cada um deles.

Por apresentarem propostas parecidas, é comum que se confunda a decoração escandinava com a industrial. A arquiteta Nina Abadjieff conta que grande parte das diferenças fica por conta da escolha dos materiais: “O design escandinavo usa laca e aço inox ou cromado e tem foco em materiais orgânicos também. Já no Industrial, usa-se bastante cimento queimado, tijolos e instalações elétricas aparentes”.

As designers de interiores do escritório Maraú Design Studio, Cris Araújo e Linda Martins, destacam que no décor escandinavo o foco não é meramente na simplicidade: “Tudo é projetado exaltando o máximo de conforto, tanto no posicionamento de móveis, quanto na escolha dos tecidos e das cores. A funcionalidade está acima da estética”.

Mas será que dá para mesclar em único projeto os dois estilos em harmonia? “Para um projeto sempre cabe essa brincadeira de estilos desde que se use o bom senso e que o cliente se sinta feliz no ambiente”, explica Nina —, com coro de Cris e Linda: “Ambos estilos referem-se a uma vida minimalista com foco no bem-estar. Então, claro, dá para mesclar sem medo”, reforçam as designers do Maraú Design Studio.

Para quem quer lançar mão de apenas um estilo na decoração, Nina ensina quais aspectos priorizar em cada um. “No escandinavo, utilizamos linhas retas para os móveis, paredes e pisos em tons neutros. No estilo industrial, deixamos materiais como concreto e iluminação aparentes, para deixar mais rústico”, encerra.

objetos de decoração, decoração de casas simples e barato, decoração simples, decoração aniversario


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria