Canal Exclusive
Revista Online

Mostra no Museu da Moda ressalta a tipografia Latino-americana

por Redação | publicado em quinta, 20 de setembro de 2018



A Fundação Municipal de Cultura recebe até o dia 30 de setembro, no Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo), a exposição “Tipos Latinos – 8ª Bienal de Tipografia Latino-Americana”. Trazida à BH pela Escola de Design da UEMG e pela Universidade FUMEC, a mostra apresenta trabalhos tipográficos desenvolvidos por profissionais da América Latina. A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 14h.

A Tipos Latinos traz para o Mumo, 73 trabalhos, dos quais 15 são de designers brasileiros. O júri, composto por Ricardo Esteves (Brasil), Diego Aravena (Chile), Fernanda Cozzi (Argentina), Isaías Loaiza (México), Rubén Salinas (Bolívia) e Felipe Calderón (Colômbia), reuniu-se em Bogotá, na Colômbia, em março, para selecionar os vencedores, que integram a exposição. Este ano, houve a inclusão da categoria Novos Talentos (Emergentes), em que concorreram estudantes e profissionais sem experiência prévia na publicação comercial de fontes; além de subdivisões em outras seis categorias: Texto, Título, Manuscritas, Superfamílias, Experimentais e Miscelâneas.

Segundo Tadeu Costa, organizador do evento em São Paulo que ocupou o Museu da Casa Brasileira MCB, entre junho e agosto, e que é um dos parceiros para a vinda da Exposição para o Mumo, a intenção é aproximar o público do universo dos criadores de fontes e apresentar a diversidade e o grau de excelência da produção tipográfica latino-americana. “Queremos mostrar que é possível comprar tipografia inédita, o que beneficia todo mundo: o designer, que é incentivado a pesquisar e a criar; as instituições de ensino, que aprimoram técnicas; e o público final, que percebe que por um valor muito menor do que imagina consegue comprar uma fonte exclusiva e fugir de tipografias pirateadas”, completa Costa.

Exposição Paralela - A tipografia depois da tipografia

A exposição faz um apanhado das transformações pelas quais passou a tipografia e a impressão tipográfica no último século. Além de apresentar os principais aspectos relacionados ao câmbio tecnológico (equipamentos e máquinas), a exposição trás alguns exemplos de projetos de design gráfico contemporâneo que se utilizam da impressão tipográfica como um diferencial projetual. A exposição será montada no segundo andar do Mumo.

Exposição Tipos Latinos – 8ª Bienal de Tipografia Latino-Americana

Até 30 de setembro | terça a sexta, das 9h às 21h, sábados e domingos, das 10h às 14h

Museu da Moda de Belo Horizonte

Rua da Bahia, 1.149, Centro

Informações para o público: (31) 3277-4384

cleardot.gif


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria