Canal Exclusive
Revista Online

Museu da Moda de BH recebe o Feed Dog – Festival Internacional de Documentários de Moda

por Redação | publicado em segunda, 26 de novembro de 2018



Após edição de sucesso em São Paulo, o festival promove na capital mineira sessões de documentários voltados para o universo da moda. A programação conta ainda com exposição fotográfica e oficinas

A Fundação Municipal de Cultura recebe a partir desta terça-feira, dia 27, no Museu da Moda de Belo Horizonte, o Feed Dog, Festival Internacional de Documentários de Moda. No local, serão exibidos quatro documentários, todos eles seguidos de comentários de professores ou profissionais da área de moda. Os filmes trazidos pelo Festival Feed Dog integram o 6º Ciclo Cinema e Moda, evento promovido pelo Museu da Moda que busca ampliar o olhar para o fenômeno da moda em suas articulações com outras áreas por intermédio do cinema. As sessões têm entrada gratuita. O Festival Feed Dog também terá exibições de filmes no Sesc Palladium. A programação completa do festival está disponível no site br.feeddog.org.

Entre os filmes exibidos no Museu da Moda, destaque para o longa “Fios de Alta Tensão”, que estreia sua participação inédita na programação do Feed Dog no dia 29 de novembro, às 19h. O documentário investiga a importância do cabelo na construção da identidade de indivíduos, comunidades e grupos étnicos. O filme percorre diferentes estados brasileiros para apresentar depoimentos e histórias de resistência, afirmação cultural e superação, todas concentradas nos diferentes cortes, penteados e adereços possíveis para o cabelo, revelando a diversidade étnica, etária, socioeconômica, cultural e de gênero da sociedade brasileira. A exibição será seguida de um debate com o diretor Sérgio Gag.

Todas as sessões de filmes no Museu da Moda serão seguidas de debates com profissionais da área de moda. Além de Sérgio Gag, o Diretor Artístico do Festival, Marcelo Aliche, receberá outros nomes importantes para falar com o público sobre o mundo do cinema e da moda. O primeiro encontro receberá Aldo Clecius, CEO da Fhouse e do Movimento da Moda Contemporânea Mineira, que também atua como ativista social e trabalha com questões relacionadas à identidade negra, LGBTQI+, direitos humanos e sustentabilidade. Também passarão pelo Museu Ursula Rösele, Doutora em Cinema pela Escola de Belas Artes-UFMG e Mestre em Comunicação pela FAFICH-UFMG, e Kdu dos Anjos, coordenador do projeto Lá da Favelinha.

EXPOSIÇÃO

Outra atração trazida pelo Festival Feed Dog para o Museu da Moda de Belo Horizonte é a exposição “Feed Dog Fotosite”, que apresenta 40 fotografias que registram momentos emblemáticos e marcantes de passarelas, backstages, ruas e atmosfera de diversos eventos consagrados no universo da Moda. As imagens foram registradas durante 20 anos pela Agência Fotosite, responsável por um dos mais importantes acervos fotográficos sobre a moda brasileira e internacional no país.

“O conceito de alinhavar cinema com passarela explora a realidade e o lúdico em torno da moda, além de fortalecer os movimentos comportamentais como influenciadores de qualquer forma de arte. Interpretar uma época é bem diferente de vivê-la”, conta a curadora da exposição Jussara Romão.

A exposição procura explorar manifestações que tangenciam a realidade e o que existe de lúdico no universo da moda. A abertura da mostra acontece nesta terça-feira, dia 27, às 18h, e será seguida por uma visita guiada e comentada pela jornalista Flavia Guerra e pelo fotógrafo Marcelo Soubhia.

PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro, sempre das 14h às 18h, o Museu da Moda de Belo Horizonte – MUMO – recebe a oficina Produção de Fashion Films no Smartphone, ministrada por Aldo Clecius. O encontro é uma oportunidade para os participantes entrarem em contato com técnicas de produção e edição audiovisual, que ao final serão colocadas em prática para a produção de um curta-metragem filmado com a câmera de um smartphone e editado em aplicativos próprios para os celulares. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site br.feeddog.org.

O Museu da Moda também sediará duas oficinas resultantes de uma parceria do Festival Feed Dog com o Centro Cultural Lá da Favelinha. A oficina Upcycling (29/11 a 1º/12, das 15h às 19h) convida o público a entrar em contato com a filosofia do Upcycling, também conhecido como reutilização criativa, instigando os participantes a criarem, a partir de roupas danificadas e abandonadas, novas peças de vestuário. Já a oficina Trançadeiras (dia 1º/12, das 15h às 19h) propõe uma mistura de oficina e salão de cabeleireiro improvisado, comandado pela trançadeira oficial do Favelinha Fashion Week, Luciana Santos, mais conhecida como Lu Tranças. As aulas e práticas acontecerão de forma livre, por ordem de chegada, tanto para quem quiser participar e aprender técnicas e dicas para trançar o cabelo, quanto para quem quiser ter o cabelo trançado.

Feed Dog – Festival Internacional de Documentários de Moda

De 27 de novembro a 7 de dezembro

Museu da Moda de Belo Horizonte (Rua da Bahia, 1.149, Centro)

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-9248

Programação do Museu da Moda

DIA 27 DE NOVEMBRO, TERÇA-FEIRA

18h | Abertura da Exposição fotográfica “FEED DOG Fotosite”, por Agência Fotosite

Visitação até 7 de dezembro, de terça a sexta, das 9h às 18h30, sábados e domingos, das 10h às 14h

19h | Visita guiada e comentada pela jornalista Flavia Guerra e pelo fotógrafo Marcelo Soubhia

DIA 28 DE NOVEMBRO, QUARTA-FEIRA

14h – 18h | Oficina “Fashion Film”

19h | Exibição do filme “Idades da Moda”, de Marcelo Machado e Gilmar Moretti

20h | Bate-papo com Aldo Clecius

DIA 29 DE NOVEMBRO, QUINTA-FEIRA

14h – 18h | Oficina “Fashion Film”

15h – 19h | Oficina “Upcycling”

19h | Exibição do filme “Fora do Figurino”, de Paulo Pélico

20h30 | Bate-papo com Ursula Rösele

DIA 30 DE NOVEMBRO, SEXTA-FEIRA

14h – 18h | Oficina “Fashion Film”

15h – 19h | Oficina “Upcycling”

19h | Exibição do filme “Fios de Alta Tensão”, de Sergio Gag

20h30 | Bate-papo com Sergio Gag, diretor do longa “Fios de Alta Tensão”

DIA 1º DE DEZEMBRO, SÁBADO

15h – 19h | Oficina “Upcycling”

15h – 19h | Oficina “Trançadeiras”

19h | Exibição do filme “Deixa na régua”, de Emilio Domingos

20h30 | Bate-papo com Kdu do Lá da Favelinha

*programação completa do Festival em br.feeddog.org


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria