Canal Exclusive
Revista Online

Osklen e o Instituto-e apresentam o documentário A.S.A.P.

por Redação | publicado em quinta, 16 de agosto de 2018


Documentário narra a história dos 20 anos da visão e práticas sustentáveis socioambientais da marca em parceria com o Instituto-E

Baseado no conceito A.S.A.P. | as sustainable as possible, as soon as possible | a Osklen e o Instituto-e apresentam o documentário sobre os principais fundamentos da história, visão e inspiração da Osklen, sua equipe e criador, Oskar Metsavaht; celebrando o pioneirismo na prática de criação de alternativas de consumo consciente. Ao apresentar seus principais e-fabrics, materiais de origem e processo sustentável, e os projetos que são desenvolvidos junto ao Instituto-e, o documentário faz um chamado para a urgência da adoção de práticas e atitudes mais sustentáveis, e para a defesa da biodiversidade.

O filme abre espaço para uma exposição mais profunda dos processos e matérias primas, as parcerias com cooperativas, fundamentais para o ciclo de produção, e outras iniciativas da marca, todas realizadas de mãos dadas com o Instituto-e, atuações que fazem da Osklen o maior laboratório de desenvolvimento sustentável na indústria da moda no Brasil e um dos principais do mundo.

A Osklen, envolvida com o tema desde 1998, quando incentivou a cadeia de produção do algodão orgânico ao comprar os primeiros lotes cultivados no país, traduziu essa jornada como inspiração para a coleção ASAP, apresentada pela primeira vez na temporada de Inverno 2018. Produzida da forma mais sustentável possível, a coleção usa uma quantidade reduzida de água e produtos químicos, colaborando para a preservação do meio ambiente, explora processos naturais, como tingimento de aquarela e ozônio, e apresenta novas peças desenvolvidas com o apoio das cooperativas, valorizando as comunidades locais.

Na mesma temporada foi ainda divulgado um estudo feito pela COPPEAD – UFRJ sobre a trajetória da Osklen e seu trabalho com o Instituto-e. Nesta análise, inédita na moda brasileira, foi feito um comparativo de números da coleção ASAP com resultados dos anos anteriores, deixando claro a progressão geométrica do compromisso da Osklen com a sustentabilidade, fortalecendo o seu protagonismo no assunto.

O documentário de 20 minutos de duração pode ser assistido na integra nas mídias e canal do youtube da marca e do instituto.

Ficha Técnica

Direção: Victoria Visco Mendonça e Marcelo Lince

Roteiro: Victoria Visco Mendonça

Narração: Juliano Cazarré

Diretor de Fotografia: João W. Faissal

Diretor de Arte: Nícolas Martins

Produção Executiva: Maria Viveiros e Daniel Reznik

Operador de Som: Benjamin Minguez

Produção: Natalia Vanzillotta e Andreia Monteiro

Sound Design/Trilha Original: Gomus

Edição: Diego Quinderé de Carvalho

Design Gráfico: Paula Cruz, Mayara Lista e Rafo Castro

Tradução: Jefferson Pereira

Imagens Adicionais: Marcelo Lince, Hilnando Mendes, Kayhan Lannes, Thomas Mendel e Antônio Escorel

Instituto-e

Fundador e Presidente - Oskar Metsavaht

Diretora- Executiva - Nina Almeida Braga

Gestão de Projetos - Andreia Monteiro

OSKLEN

Fundador e Diretor Criativo e de Estilo - Oskar Metsavaht

CEO - Rogério Shimizu

Estilo

Juliana Suassuna

Taíssa Inglês

Michelly Valentim

Mariana Maia

Marketing

Nelson Camargo

Design

Eduardo Varela

Andrea Zigone

Pedro Kuperman

Zé Tepedino

Cajamanga

Cajamanga

Pós produção

Diego Quinderé de Carvalho

Estevão Meneguzzo

Coordenador de Pós Produção

Gui Ferreira

Iuri Ribeiro

Assistente de Edição

Gui Ferreira

Eric Palma

Finalização

Cajamanga

Correção de Cor

Gomus

Pedro Guedes

Alberto Continentino

Trilha Sonora Original

Fabio Henriques

Mixagem

Bruno Motta

Pós Produção de Som e Efeitos Sonoros



Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria