Canal Exclusive
Revista Online

Virtualização

por Redação | publicado em quarta, 25 de julho de 2018


Tecnologia eficaz aliada ao custo-benefício

Por: Athayde Galery*

Foto: Shutterstock

Atualmente, na área da tecnologia da informação e nas empresas, escutamos, presenciamos e utilizamos várias ferramentas e softwares de virtualização. Esse conceito parece novo, porém está presente entre nós desde os anos 60, com a International Business Machines (IBM). Esta, por sua vez, programou e desenvolveu máquinas virtuais, com o propósito de utilizá-las de forma simultânea em seus mainframes – computadores de grande porte dedicados, normalmente, ao processamento de grande volume de informações e serviços.

A virtualização é basicamente uma tecnologia de software, comprovada, que possibilita a execução de vários sistemas operacionais (Windows, Linux, OS X etc.) e aplicações diversas, simultaneamente, em um único servidor. Exatamente por isso, transforma a TI e a maneira como usamos a tecnologia nos dias de hoje.

Os benefícios

Hoje, a maioria das empresas possui servidores, e neles contêm, praticamente, todas as informações ou aplicações dessas companhias – exemplo: um software de nota fiscal, um de servidor de e-mail, um de sistema ERP (sistema de gestão empresarial), entre outros. Esses dados, claro, desempenham papel de suma importância no funcionamento de tais organizações. Assim, é perceptível que a tecnologia da informação está cada vez mais presente em nossos procedimentos de trabalho e prestação de serviços, sejam estes de quaisquer setores.

Diante disso, o que a virtualização traria de vantajoso ao seu negócio? Explico. Alguns dos benefícios gerados com a virtualização são:

  • a redução de custos operacionais;
  • a possibilidade de fornecer alta disponibilidade entre aplicações;
  • a oportunidade de minimizar ou eliminar o tempo de inatividade;
  • o aumento da eficiência;
  • um gerenciamento mais centralizado.

Em outras palavras, uma empresa necessitaria de três servidores, pelo menos, para funcionar totalmente seus processos internos (um para e-mail, outro para ERP e outro para emitir nota fiscal). Mas, com a virtualização, a companhia precisa apenas de um servidor físico. Nele, seria provisionado, por meio de um software de virtualização, outros servidores virtuais, atendendo a toda demanda para o funcionamento da empresa.

Dessa forma, economiza-se ainda nos custos de energia (já que seria apenas um servidor físico ligado), assim como nos custos de manutenção. Além disso, acarretaria em uma redução de espaço em seu CPD (centro de processamento de dados) e em uma forma de gerenciamento mais centralizada, pois o técnico ou analista gerenciará apenas um servidor, e não vários.

Visando que esse exemplo seria para uma empresa pequena, imagine para uma grande organização ou, até mesmo, para uma multinacional – que possui vários servidores, aplicações e softwares. Hoje, é muito difícil uma empresa não ter, ao menos, um desktop sendo utilizado. Por isso, reforça-se que a TI possui várias soluções para melhorar os processos e, consequentemente, os negócios de uma empresa. A tecnologia da informação é de extrema importância em vários segmentos de mercado e é utilizada para melhorar, minimizar e aperfeiçoar processos e serviços internos ou externos.

Concluo este artigo tentando ilustrar um pouco sobre a virtualização, destacando que a tecnologia da informação, por menor que seja seu empreendimento, tem papel imprescindível em qualquer negócio.

*Athayde Galery é graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, possui diversos certificados na área (dentre eles, em soluções para datacenter Dell e VMware) e é analista de desenvolvimento de sistemas.


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria