Belo Horizonte, 04/07/2022

11ª edição da Festa Portugues está confirmada em BH

por redacao | publicado em quarta, 18 de maio de 2022



Foto: Ana Laíns, uma das atrações do evento/ Paulo Maria

Câmara Portuguesa de Minas Gerais promove a volta da Festa Portuguesa às ruas da capital mineira com programação gastronômica e cultural

Em 2022, a mais tradicional festividade típica da capital mineira, a Semana Portuguesa, volta às ruas para celebrar a relação entre Brasil e Portugal. Em ocasião ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – comemorado em 10 de junho – as atividades serão de 9 a 11 de junho, com uma apresentação de fado, uma solenidade entre as autoridades e a 11ª Festa Portuguesa, que acontece no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto.

Promovida pela Câmara Portuguesa de Minas Gerais, “a 11ª edição da Festa Portuguesa tem como objetivo estreitar cada vez mais os laços sócio-culturais entre Brasil e Portugal; e neste ano a nossa festa é ainda mais significativa pois celebramos os 200 anos da independência do Brasil. Será uma verdadeira celebração eno-gastronômica na qual destacamos a harmonização dos vinhos brasileiros com a gastronomia portuguesa!” diz Carlos Alberto Lopes, presidente da Câmara Portuguesa de Minas Gerias.

As atividades têm início no dia 9 de junho, com o espetáculo da fadista portuguesa Ana Laíns, pertencente a uma nova geração de cantoras do estilo, que apresenta o show “Mátria Língua”, no Centro Cultural Unimed-BH Minas. O concerto traz uma viagem pelos maiores poetas em língua portuguesa e ritmos tradicionais de Portugal, sem esquecer um dos mais importantes escritores brasileiros – Carlos Drummond de Andrade.

Em 2020 a cantora celebrou 20 anos de carreira numa das mais emblemáticas salas portuguesas, o Salão Preto e Prata do casino Estoril, onde contou com convidados como o cantor brasileiro Ivan Lins, parceiro de vários projetos nos últimos anos, que se refere a Ana Laíns como uma das mais talentosas cantoras da sua geração. A língua portuguesa e as variadas formas de expressão etnográficas do seu país, além do fado, têm sido a bandeira que transporta um pouco por todo o mundo, com concertos que já passaram por diversos países.

No dia 10 de junho, com a presença do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, haverá uma cerimônia fechada na Academia Mineira de Letras, onde serão celebrados os centenários dos escritores portugueses José Saramago e de Augustina Bessa-Luís, seguido de leitura de um trecho de suas obras. O evento conta, ainda, com a presença do Cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Dr. Rui Almeida, e líderes da comunidade luso-brasileira. Na ocasião, o coral Luís de Camões fará uma apresentação.

E no dia 11 de junho, a tradicional 11ª edição da Festa Portuguesa volta ao entorno do Museu Abílio Barreto com atrações gastronômicas e culturais, celebrando a integração entre Brasil e Portugal. Entre 10h e 22h, os melhores restaurantes da cidade apresentam suas comidas típicas, além de cozinhas-show, artesanato e apresentações musicais de artistas brasileiros e portugueses. A programação completa será divulgada em breve.

A Semana Portuguesa 2022, conta com o apoio do Instituto Camões e Minas Tênis Clube e patrocínio da TAP, ECB/Mota Engil, Atex do Brasil, Álvaro Representações, Biotech Logística, ISQ Brasil, Sabseg e Geocontrole. Realizadores: Câmara Portuguesa de Minas Gerais, Consulado de Portugal em Belo Horizonte, Conselho das Comunidades Portuguesas, Centro da Comunidade Luso Brasileira de BH, Elos Clube e Academia Mineira de Letras

Semana Portuguesa 2022

Show de fado “Mátria Língua”, com Ana Laíns

Data/Horário: 9 de junho, às 20:00 horas

Local: Centro Cultural Unimed-BH Minas (R. da Bahia, 2244 - 5º - Lourdes).

Ingressos: vendas na bilheteria do teatro e eventim.com.br

11ª Festa Portuguesa

Data/horário: 11 de junho, das 10h às 22h.

Local: Entorno do Museu Histórico Abílio Barreto

  • Rua Bernardo Mascarenhas

  • Rua Josafá Belo

  • Rua Ten. Renato César

  • Área externa do Museu Histórico Abílio Barreto

  • Praça Prof Godoy Betônico

Entrada gratuita.

Mais informações: https://www.instagram.com/festaportuguesabh/

https://www.camaraportuguesamg.com.br/


Comentários