Belo Horizonte, 19/09/2021

24º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes será em formato híbrido

por redacao | publicado em terça, 31 de agosto de 2021



Foto: Tiradentes/ Thiago Morandi

O maior festival de gastronomia do país reúne mais de 200 atrações entre festins, cursos, lives, dicas, shows e ações sociais

O maior e mais tradicional evento de gastronomia do Brasil tem sua próxima edição confirmada: o 24º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes será de 18 a 26 de setembro, em formato híbrido – com ações presenciais na cidade mineira, respeitando todos os protocolos sanitários, além de uma programação on-line, sucesso absoluto no ano passado. O evento, um dos únicos festivais do Brasil a se reorganizar rapidamente em formato on-line durante a pandemia, começa a retomar as suas atividades em 2021 com 13 grandes chefs preparando jantares, cerca de 15 produtores na Mercearia Fartura presencial e mais de 30 no e-commerce, 36 cursos virtuais, 32 shows musicais on-line, além de lives, dicas, muito conteúdo de qualidade e ações sociais.

Os festins – jantares especiais e exclusivos criados a quatro mãos, estão entre as atrações mais aguardadas do festival. É neste momento que os chefs têm a oportunidade de trocar experiências e inovar na criação dos pratos. Este ano, eles acontecem com vagas limitadas em seis restaurantes de Tiradentes, onde o chef anfitrião recebe um nome nacional. As duplas, escolhidas pelas curadoras Morena Leite e Carolina Daher são:

  • Matheus Paratella (Tragaluz) e Bel Coelho (Clandestino – São Paulo – SP);
  • Rafael Pires (Mia) e Roberta Ciasca (Miam Miam - Rio de Janeiro, RJ);
  • Ricardo Martins (Uaithai) e Paulo Shin (Komah - São Paulo, SP);
  • Felipe Oliveira (Ora) e Jorge Ferreira (Olivia - Belo Horizonte, MG);
  • Juliana Ferreira (Gourmeco) e Bruna Martins (Birosca - Belo Horizonte, MG);
  • Gustavo Baccarini (Pacco & Bacco), Katia Barbosa (Aconchego Carioca - Rio de Janeiro, RJ) e Ronie Peterson (SENAC).

“Este foi mais um ano difícil para todos do setor de gastronomia e, principalmente, de eventos. Em 2020 nos reorganizamos rapidamente e realizamos o evento em forma digital, com o objetivo de ajudar na recuperação da cidade. Agora, já conseguimos dar um passo adiante e teremos uma programação presencial, que será complementada pelas ações virtuais deixando o evento com característica híbrida. Será um passo importante, pois temos a esperança de, em 2022, quando o Festival completa 25 anos, fazermos uma grande celebração em Tiradentes como sempre foi”, explica o diretor geral do evento, Rodrigo Ferraz.

O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes é realizado pelo projeto Fartura – Gastronomia do Brasil, apresentado pelo Bradesco, conta com patrocínio da Claro, Gasmig e Stella Artois, apoio da Rivelli, Verdemar e Sebrae Minas e parceria cultural do Sesc e Senac em Minas.

Festins

Os jantares exclusivos acontecerão nos dias 24 e 25 de setembro, nos restaurantes Mia, UaiThai, Ora, Pacco & Bacco, Gourmeco e Tragaluz, seguindo todos os protocolos sanitários vigentes. Os chefs de cada restaurante conceberam, junto aos convidados nacionais, pratos exclusivos para o Festival. Será a oportunidade de ver os melhores cozinheiros locais em ação com: a premiada Bel Coelho; Bruna Martins, destaque no programa Mestre do Sabor; o experiente Jorge Ferreira; Kátia Barbosa, jurada do programa Mestre do Sabor; Paulo Shin, que fez carreira em Nova York; e Roberta Ciasca, premiada diversas vezes, logo que se lançou na gastronomia.

Mercearia Fartura

Valorizar o pequeno produtor e a cultura de Minas Gerais está no cerne do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. A Mercearia Fartura será presencial e virtual.

No Largo das Forras, de 17 a 19 e de 24 a 26 de setembro, um destaque especial será para os produtores da Serra da Mantiqueira, onde foi realizada uma expedição recente junto ao Sebrae MG, que visitou seis produtores de café, pé-de-moleque, azeite, geleia, queijo e mel. E as curadoras escolheram seis restaurantes de Tiradentes para criarem pratos com esses produtos. Tanto na Mercearia, quanto nos restaurantes, os clientes poderão acessar um QR Code que leva a um vídeo, mostrando o caminho de cada ingrediente da origem – na Expedição Fartura/Sebrae Minas – ao prato, passando pela cozinha do chef até a mesa. Estarão disponíveis, ainda, os produtos de expositores do projeto Origem Minas, também em parceria com o Sebrae, e da Bodega do Ceará, que tem o Governo do Ceará e CeArt como parceiros. A Mercearia Fartura também terá uma vitrine virtual, que leva a mais de 30 produtores, na qual o público de todo o Brasil poderá fazer suas encomendas.

Tour Gastronômico

Como é tradição em Tiradentes, durante o Festival de Gastronomia, todos os restaurantes da cidade são convidados a integrar a programação e se mobilizam para receber o público, criando pratos exclusivos, menus e receitas especiais. Seis deles terão destaque, pois terão pratos criados com os produtos da Serra da Mantiqueira.

Cursos gastronômicos

Compartilhar conhecimento é uma das premissas do Projeto Fartura e com os cursos e transmissões on-line, mais pessoas podem ter acesso ao conteúdo de qualidade gerado por grandes nomes da gastronomia.

Entre as aulas estão: a chef Mariana Gontijo ensina a fazer Comida de Reinado, enquanto André Pagannini apresenta comida de Buteco. Os segredos do tropeiro perfeito serão revelados pelo chef João Lombardi. Flávio Trombino é convidado para ensinar o preparo de sua caponata de jiló e uma bela torta de maçã fica por conta de Vanessa Vicente.

O público também poderá conferir palestras com temas e profissionais diversos. É o caso de “Cozinha Afetiva - A gastronomia como ferramenta de reaproximação”, com Bruno de Oliveira; “Bolinho de Porco com Pão de Queijo” e “Feijão de Capitão”, com Adriano Vilhena; “Cobu, tradição e possibilidades”, com Renato Lobato; “Língua com Quiabo da Lapa – Técnicas e sabores de quintal”, com Luciano Avelar; “Bolos Artísticos – Desafios do sabor regional”, com Djenane de Souza Guimarães; “A simplicidade artesanal”, com Flávio Gomes e muito mais.

Dica do Chef

Profissionais que sabem tudo sobre cozinha e gastronomia compartilham seus segredos com o público na seção on-line “Dica do Chef”. Dezena de vídeos estarão disponíveis com dicas que incluem desde harmonizações, técnicas de preparo, até utensílios corretos para cada etapa de um prato.

Fartura de Amor

A Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil realiza ações sociais em todos os seus eventos e não seria diferente nesta edição. Desta vez, o Fartura de Amor conta com uma parceria com o futuro restaurante Liberdade, um projeto inovador e inédito no Brasil que terá uma cozinha dentro da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de São João del-Rei. O Fartura de Amor acontecerá em duas etapas, sendo que a primeira contará com chefs de cozinha preparando refeições para os recuperados da instituição e a segunda terá a mesma proposta, porém voltada para a população carente do Campo das Vertentes.

Atrações culturais

Nesta edição, os shows e apresentações teatrais se concentrarão inteiramente nas plataformas digitais do Fartura – Gastronomia do Brasil. Dessa forma, mais pessoas podem curtir as atrações que foram selecionadas a dedo pelo curador Pedro Crivellari. Entre as mais de 30 atrações estão: Mestrinho, sanfoneiro que compõe a banda de Gilberto Gil; Duo Mitre – das irmãs Luísa Mitre (piano) e Natália Mitre (vibrafone e percussão); a flautista e compositora Marcela Nunes; Daniel Souza e seu quarteto, entre outros.

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – GASTRONOMIA DO BRASIL

O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes faz parte da Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil, que tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia. A Plataforma Fartura consiste em:

Expedições Fartura: viagens que já percorreram mais de 90,5 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas.

Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados.

Festivais Fartura: a celebração do projeto são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos acontecem em nove cidades: Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Fortaleza e Lisboa. Até 2019, os festivais receberam mais de 850 mil pessoas, que se deliciaram com os mais de 2 milhões de pratos servidos. Além disso, foram 3.300 atividades gastronômicas e 1.265 apresentações culturais. Em 2020, ocorreu a primeira edição do Fartura Digital Belo Horizonte, com uma audiência de 7 milhões de pessoas; o Festival Cultura e Gastronomia PRÓ-Tiradentes, com audiência de mais de 6 milhões de pessoas e o Festival Fartura Du Brasil, simultâneo em São Paulo, Fortaleza, Porto Alegre, Belém, Belo Horizonte e Brasília, com uma audiência de 9 milhões de pessoas.

PROGRAMAÇÃO

24º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Data: 18 a 26 de setembro de 2021

Acesso: farturabrasil.com.br


Comentários