Belo Horizonte, 04/07/2022

31º Fumec Forma Moda ocorre neste sábado (18)

por redacao | publicado em quarta, 15 de dezembro de 2021



Foto: Noberto Resende vestindo uma de suas criações / Marcio Rodrigues

Evento de formatura de estudantes de moda acontece online pelo segundo ano consecutivo

A moda é retrato do tempo atual, natural que o curso superior da faculdade Fumec, o primeiro de Minas Gerais, se adaptasse tão bem à realidade virtual trazida pela pandemia: de aulas e laboratórios on-line ao evento de formatura - que ocorre neste sábado (18), às 19h.

"Fomos rápidos a nos adequar e fizemos os ajustes necessários para que o ensino não fosse prejudicado" explica Antônio Fernando Batista dos Santos, coordenador do curso. O manequim de moulage, por exemplo, foi enviado a casa de cada aluno para que pudessem fazer os experimentos que outrora faziam no campus. As aulas foram incrementadas com a biblioteca do professor, ali à mão. A turma de formandos de 2021 pode realmente dizer que seu ensino se deu de forma híbrida, já que dois dos quatro anos do curso foram à distância.

E essa característica atual da moda se reflete nos trabalhos de conclusão do curso. Pela primeira vez fica nítido o quanto os alunos olharam para dentro ao desenvolver seus projetos. "Depois de dois anos em casa, os trabalhos expressam a personalidade única de cada um" explica Antônio. Essa é a principal característica deste ano, num curso em que tanto se olha ao redor, desta vez se olhou no espelho.

Também por isso, o 31º Fumec Forma Moda é ainda mais plural. A classe de 2021 é composta por alunos com as mais diferentes histórias, como Luiza Quintino que se inspirou na revolução chinesa, país onde seu pai mora ou Bruna Barreto que trouxe seu amor por cavalos e o interior para um trabalho de temática country. Já Noberto Resende, que apesar de jovem tem já uma carreira no mercado, aproveitou o momento para fazer experimentos para sua marca, a Norb Brand que já participou do Minas Trend.

A apresentação final faz parte do projeto pedagógico do curso, um evento que é parte do calendário da moda de Belo Horizonte e também acadêmico. “Estamos desenvolvendo esta apresentação desde agosto, dentro da disciplina TCC” conta Antônio. Coordenando tudo está Alessandra Soares, da Voltz Design, que escalou uma equipe com nomes como do fotógrafo Marcio Rodrigues e do arquiteto e cenógrafo Alexandre Rousset, entre outros.

A noite de sábado promete um trabalho experimental, porta de entrada oficial ao mercado de trabalho.


Comentários