Belo Horizonte, 20/05/2019

5 dicas para fazer sua própria horta caseira e agroecológica!

por Redação | publicado em sexta, 15 de março de 2019



A agroecologista e professora do Namu Cursos Alessandra Nahra ensina que é possível fazer uma horta em qualquer lugar!

O Namu Cursos (https://namucursos.com.br/), primeira plataforma de videoaulas voltada exclusivamente para o bem-estar, lançou uma novidade: o curso “Hortas Caseiras e Agroecológicas”. São 10 aulas de aproximadamente 30 minutos cada uma, que ensinam desde a montagem do canteiro até o momento certo para podar. O investimento é de 286 reais e também conta com uma apostila complementar. Nas aulas, a agroecologista Alessandra Nahra, professora do curso, ensina como plantar os próprios alimentos de maneira econômica e sustentável. Confira aqui algumas de suas dicas!

1º Passo: Veja onde há luz natural

Segundo Alessandra, o primeiro passo é encontrar um local onde haja bastante luz, “pode ser uma laje da casa, um quintal, uma varanda ou até mesmo o parapeito de uma janela, mas é importante ser um local que você passe todos os dias, para que consiga sempre ver a horta”, diz a professora.

2º Passo: Use recipientes para fazer canteiros

Um dos pontos a serem ressaltados em uma horta caseira é que não precisa ter terra no chão. “É possível usar praticamente qualquer recipiente: caixote de feira, baldes plásticos e caixas de isopor. Até gavetas de madeira podem virar canteiros”, explica.

3º Passo: Encontre a espécie mais adequada para plantar

Para Alessandra, é preciso utilizar o bom senso na hora de escolher o que plantar. “Não adianta plantar agrião se você ou ninguém da sua casa come este vegetal”. Além disso, é importante levar em conta a geografia do espaço que se tem disponível para a seleção. “Plantas como hortaliças, temperos e aromáticas exigem pelo menos 5 horas de sol direto por dia. Ou seja, é preciso de um espaço que receba luz mais constante”, explica. "Mas não desanime se a sua casa não recebe tanta luz! Pesquise espécies mais resistentes e experimente".

4º Passo: Sempre cubra o solo com matéria orgânica

O solo precisa estar sempre coberto com palha, folhas secas e restos de poda. “Aquele que fica exposto perde a umidade. Além disso, a ação bactericida do sol atrapalha os microrganismos, responsáveis por torná-lo rico em nutrientes”, revela Alessandra

5º Passo: Adube e regue com regularidade

Este é um passo muito importante para manter a planta bem nutrida. “A cada 20 dias a terra precisa ser revestida com composto orgânico, humus de minhoca ou bokashi”, diz a agroecologista. Ela lembra ainda que é preciso regar a planta todos os dias. “Mas é importante ter cuidado para não exagerar nas doses de água”, finaliza.

Sobre o Namu Cursos

Namu Cursos é uma start up com foco em qualidade de vida. É a primeira plataforma de videoaulas voltada exclusivamente para o bem-estar. O objetivo da empresa é contribuir para a evolução das pessoas por meio de conteúdos para uma vida mais equilibrada. Os cursos são completos e contam com os melhores professores de yoga, pilates, fitness e alimentação saudável. São adquiridos por meio do site (www.namucursos.com.br) e podem ser acessados pelo computador, celular ou tablet.

Sobre Alessanda Nahra

É professora da Escola de Botânica, em São Paulo. Viaja para fazer cursos, conhecer cultivos e pessoas que plantam e se mete em hortas comunitárias pelo mundo afora. Em 2017, visitou quatro países da América Latina (México, Guatemala, Cuba, Colômbia) pesquisando e escrevendo sobre projetos de agricultura urbana e permacultura. Foi convidada para palestrar sobre temas como agricultura urbana (Cuba, dezembro de 2016; Durango, México, julho de 2017).


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria