Belo Horizonte, 13/08/2020

A busca por dietas milagrosas para curtir o Carnaval

por Redação | publicado em sexta, 17 de janeiro de 2020



Especialista em cirurgia e endoscopia bariátrica e gastroenterologia fala sobre cuidados com a saúde

Pular, brincar, sambar e curtir muito a folia! Esse é o pensamento de milhares de pessoas quando o assunto é carnaval. Muitos foliões nem fantasia colocam. Mas enquanto algumas pessoas só querem curtir os dias, a maioria, principalmente as mulheres, querem estar com os corpos bem magros, de preferência sem nenhuma gordurinha.

Dieta de pouco carboidrato, de muita proteína, da lua, do chá, da sopa, são algumas das dietas malucas que muitas pessoas fazem para perder peso rápido. Segundo o médico, Henrique Eloy, especialista em cirurgia e endoscopia bariátrica e gastroenterologia, essas dietas da moda podem até fazer efeito, ou seja, uma perda de peso considerável nos primeiros dias. “Na maior parte dos casos esse emagrecimento é temporário, pois acontece uma alteração rápida na composição alimentar causando perda de água no corpo e não gordura”, explica.

Ainda de acordo com o médico, as pessoas acreditam nas “receitas milagrosas” encontradas na internet, quase sempre sem nenhum conteúdo científico. Em muitas dessas dietas, os pacientes não consomem de forma adequada as vitaminas e os sais minerais que são essenciais ao equilíbrio do nosso organismo. A falta desses minerais, como sódio, potássio, cálcio e magnésio pode ocasionar problemas como cólicas intestinais, vômitos, diarreia e arritmias cardíacas somente em casos extremos.

“Ao se preparar para o carnaval, lembre-se que é importante ter bastante cuidado nas formas de perder peso, tendo em mente que a forma correta é ter uma alimentação balanceada, praticar de exercícios físicos regularmente e sempre procurar uma orientação médica”, finaliza Dr. Henrique Eloy.


Comentários