Belo Horizonte, 14/11/2019

Aliança Francesa apresenta mostra "S'il Vous Play: Jogos Criativos no Palácio das arte

por Redação | publicado em sexta, 08 de novembro de 2019



Atração integra programação do "Novembro Digital" e dos "10 Anos da França no Brasil"

Os jogos eletrônicos deixaram de ser vistos apenas como “brincadeira de criança”, viraram hobbies e até esporte para pessoas de todas as idades, com grandes produções, mas também com criações independentes e originais. O público terá a oportunidade de conhecer cinco games franceses independentes na mostra S’il vous play: Jogos Criativos, entre os dias 8 e 20 de novembro, na Galeria do Café do Palácio das Artes. Após esse período, a mostra pode ser conferida até dia 20 de dezembro na Aliança Francesa, que realiza o evento com o Institut Français e apoio da Fundação Clóvis Salgado.

Quem passar pela galeria poderá conhecer mais sobre as criações e jogar individualmente ou com outras pessoas, gerando interação e momentos de diversão. Ao todo, cinco games franceses compõem a mostra: “Charcot”, “Lacrymo Tennis 2016”, Magical Girl Disorder, Night Walk e Naut.

Os jogos são divididos em duas categorias. Alguns deles são de curta duração, com tempo total que não ultrapassa 15 minutos e que foram criados em poucos dias em game jams, competições de criação de jogos com prazo determinado. Outra categoria é a de Multiplayer, concebidos para serem executados por vários jogadores, online ou em um mesmo ambiente, com ênfase na diversão e na convivência.

A mostra integra a programação do “Novembro Digital” e dos “10 anos da França no Brasil”, juntamente com a exposição “France eMotion”, em cartaz no Palácio das Artes até dia 8 de dezembro, a Mostra de Realidade Virtual, disponível no Palácio das Artes até dia 20 de novembro, a exposição Inteligência Artificial – Tradução Automática, que o público pode conferir na Aliança Francesa até o dia 15 de novembro, e Machine à lire: Narração Digital, em cartaz na Aliança Francesa de 23 de novembro a 20 de dezembro.

Sobre os jogos

Charcot: Realizado no âmbito de uma residência artística no Hospital Psiquiátrico de mesmo nome, Charcot trata metaforicamente do espectro do autismo e, mais precisamente, da obsessão, sob suas múltiplas formas. Com a ponta do dedo, repetem-se por várias vezes as mesmas ações e, em cada etapa, são acrescentados outros ambientes de forma desordenada e ruidosa. Experiência perturbadora que se encontra na fronteira entre o videogame e um filme de animação.

Lacrymo Tennis 2016: o jogo foi criado em poucas horas, por ocasião do movimento de protesto francês Nuit Debout (Noite de pé) contra a «Lei Trabalho» e o prolongamento do estado de emergência. Inspirando-se na fotografia emblemática de um manifestante que lançava granadas lacrimogêneas com uma raquete de tênis, Lacrymo Tennis 2016 é a prova viva de que o videogame tornou-se um meio eletrônico de pleno direito, capaz de satirizar e, também, de engajar-se politicamente.

Magical Girl Disorder: Mais uma vez, a cidade é ameaçada por um terrível monstro gigante. Mais uma vez, podemos contar apenas com as “Magical Girls” para detê-lo. Elas relutam, brigam entre si, pensam em desistir. Os jogadores e jogadoras devem, então, dizer as palavras certas para motivá-las e salvar a cidade de Neo-Rennes. Produzido em 48 horas, durante um game jam (competição de criação por tempo limitado) sobre o tema da diversidade, Magical Girl Disorder questiona a sociedade por meio de suas super-heroínas.

Night Walk: Neste jogo, temos apenas um controle limitado sobre a criatura bípede que surge na tela. Sozinha, ela caminha ao ritmo da música e a única coisa que conseguimos controlar são as contorções de seu corpo e seu olhar. Na verdade, Night Walk é mais uma performance do que um jogo, tanto para os próprios jogadores como para os espectadores, envolvidos por seus grafismos oníricos e sua melodia fascinante.

Naut: Originalmente criado em apenas 48 horas, Naut é um jogo de exploração a dois de um planeta desconhecido. Aqui, não há caça ao tesouro ou luta contra os inimigos: somente uma dupla de cosmonautas, um alpendre, um conversível para « cantar pneus » em um deserto vulcânico. Às vezes, um cosmonauta afundará no cenário. Outras vezes, o carro voará pelos ares após um salto mortal. Bugs ou simplesmente fenômenos físicos que são perfeitamente naturais neste planeta?

SERVIÇO:

S’il vous play: Jogos Criativos

Data: de 8 a 20 de Novembro de 2019

Local: Galeria do Café, no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 - Centro, Belo Horizonte)

Data: de 23 de Novembro a 20 de Dezembro de 2019

Local: Aliança Francesa de Belo Horizonte (R. Tomé de Souza, 1418 - Savassi, Belo Horizonte)

Entrada Gratuita

Informações: afbh@aliancafrancesabh.com.br

aliancafrancesabh.com.br


Comentários