Belo Horizonte, 13/08/2020

Auriculoterapia - Descubra os benefícios para a saúde da mente e corpo

por Redação | publicado em sexta, 28 de fevereiro de 2020



A estimulação de pontos específicos nas orelhas pode ser a chave para o tratamento de doenças, dores e outros desequilíbrios do corpo. A auriculoterapia, terapia natural da medicina chinesa que tem conquistado diversos adeptos brasileiros, baseia-se na teoria de que o corpo humano pode ser totalmente representado na orelha. Deste modo, o estímulo concentrado em um ponto específico é capaz de aliviar sintomas do órgão equivalente.

Os estímulos podem ser produzidos por agulhas sistêmicas, agulhas intradérmicas, esferas metálicas, sementes de mostarda e eletroestimuladores. De acordo com Reginaldo Rodrigues, auriculoterapeuta da Clínica Penchel, a diminuição de sintomas de ansiedade, perda de peso e o tratamento de dores são alguns dos principais objetivos de quem busca o tratamento. “Quando estimulamos os pontos corretos no pavilhão auricular, nosso corpo libera estímulos que ajudam a retomar o estado de equilíbrio”, explica.

O especialista destaca que os estímulos são fortes aliados no processo de perda de peso saudável. “Quando focamos em pontos do sistema digestório, a intenção é melhorar a qualidade da digestão de alimentos, da absorção de nutrientes e da excreção de resíduos não aproveitados pelo corpo”, avalia.

Reginaldo ainda ressalta que, para quem quer emagrecer de forma efetiva e saudável é importante auxiliar a auriculoterapia com visitas ao nutricionista. “Somente este profissional poderá elaborar um plano alimentar que atenda a todas as necessidades do paciente. Além disso, é preciso ressaltar que a prática regular de atividade física é essencial neste processo”, conclui.


Comentários