Belo Horizonte, 05/12/2021

Belo Horizonte ganha Guia BH Inovadora, publicação digital que mostra o cenário da inovação na cidade

por redacao | publicado em quarta, 15 de setembro de 2021



Foto: Luana Bastos, Lucas Utsch e Silvana Braga/ Vivi Martinelli

Material exalta ecossistema de inovação e empreendoedorismo além de potencial turístico da capital mineira

Belo Horizonte acaba de ganhar o Guia BH Inovadora, uma publicação digital, que mostra o cenário da inovação na capital mineira, as startups, as instituições de ensino e pesquisa, os institutos e centros tecnológicos, os habitats, os agentes e as políticas de incentivo a inovação. Produzido pela Rocktronic em colaboração com Silvana Braga, CEO da Fumsoft e com Luana Bastos, do Turismo de Minas, ele podeser baixado gratuitamente e temainda sugestões de pontos turísticos e de corredores gastronômicos de BH. Afinal, quem visita a cidade, mesmo que a trabalho, sempre arruma um tempinho para curtir. Ele está disponível no link: https://rocktronic.com.br/startpapo/

De acordo com Lucas Utsch, founder da Rocktronic, o Guia BH Inovadora faz parte do evento Start Papo, criado para mostrar Belo Horizonte como celeiro de startups e divulgar a cidade como destino de inovação, empreendedorismo e criatividade: "O ebook apresenta uma síntese do ecossistema de inovação da capital mineira. A cidade tem excelente infraestrutura, mão de obra qualificada e empresas reconhecidas internacionalmente. Sendo um ambiente muito propício para o empreendedorismo. Belo Horizonte é uma capital conectada, pulsante e cosmopolita, que atrai cada vez mais investidores e turistas".

Cenário da inovação em BH

Belo Horizonte tem ganhado cada vez mais destaque nos cenários nacional e internacional, especialmente no que diz respeito à cultura da inovação e promoção do empreendedorismo. Suportados por programas e recursos destinados à inovação, universidades, centros de pesquisa, empresas e governo somam esforços para garantir o desenvolvimento de pequenos e grandes negócios que impactam positivamente a sociedade e que contribuem para o fortalecimento do mercado mineiro e da economia do conhecimento.

Beagá, como é carinhosamente conhecida, possui uma das melhores estruturas para o turismo de negócios e está acima da média do país na avaliação do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, realizado pelo Ministério do Turismo. Possui a primeira comunidade de startups do Brasil, o San Pedro Valley, além de estar em segundo lugar entre as cidades com maior número de startups no país. Qualidade de vida, infraestrutura, educação executiva e internacional, setores industriais consolidados e um ecossistema robusto de inovação.

Minas Gerais é o segundo estado com mais startups no Brasil atrás apenas de São Paulo. Depois de Santa Catarina é a região que mais tem startups por R$1 bilhão de PIB. 60% dessas startups estão na capital, Belo Horizonte. De acordo com a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI), Belo Horizonte possui 70% do mercado de TI Mineiro, sendo cerca de 5 mil empresas, com faturamento anual de R$ 2,3 bilhões, gerando aproximadamente 33 mil empregos diretos.

O bairro São Pedro é conhecido como San Pedro Valley, nome dado em referência ao Vale do Silício, nos EUA, e reúne mais de 200 startups de diversos setores, entre eles turismo, além de coworkings, aceleradoras e investidores. Mas Belo Horizonte possui atualmente mais de 3.000 startups e é reconhecida internacionalmente como pólo de startups, que movimentam o turismo de negócios.

Start Papo

O Start Papo, evento online e gratuito, aconteceu dia 5/9, e além do lançamento do Guia BH Inovadora, apresentou entrevistas com fundadores de cinco statups. Rodrigo Cartacho, da Sympla; Max Oliveira, da Max Milhas; Mônica Hauck, da Sólides; Daniel Costa, da Take Blip e Leo Fares, da Concert Technologies falaram sobre os desafios do empreendedorismo e sobre a relação deles com Belo Horizonte. As entrevistas estão disponíveis no site da Rocktronic.

O Start Papo é realizado pela Rocktronic, tem patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, através da Belotur, da Concert Technologies e da Sólides, além de apoio da Sociedade Mineira de Software (Fumsoft).

Mais informações

https://rocktronic.com.br/startpapo/


Comentários