Belo Horizonte, 05/12/2021

BH recebe o "Road Show 2021 dos vinhos de Portugal", dia 22 de novembro, no Mercure Lourdes

por redacao | publicado em segunda, 08 de novembro de 2021



Foto: Road Show/ Alvaro Quincozes Junior

A diversidade e a cultura portuguesa marcam presença na cidade com seminários e degustações

No dia 22 de novembro ocorre, no Hotel Mercure Lourdes, o evento que faz parte do projeto “Road Show 2021 dos Vinhos de Portugal”, com degustação de mais de 190 rótulos, masterclasses, além de atividades lúdicas para testar o conhecimento dos participantes, como o Wine Game. Na sequência, as cidades de Goiânia e Brasília receberão as outras etapas, tendo assim oportunidade de descobrir a riqueza dos sabores proporcionados pelos vinhos portugueses.

Os produtores de vinhos portugueses presentes no evento serão: Aveleda, Carmim, Cartuxa, Casa Clara, Casa Relvas, Casa Santos Lima, Esporão, Quinta Do Crasto, Global Wines, José Maria Da Fonseca, Quinta Das Arcas, Quinta De S. Sebastião, Quinta Do Paral, Quinta Do Portal, Quinta Dos Avidagos e Sogrape Vinhos.

O Road Show começa com uma Masterclass especial sobre os Vinhos de Portugal, direcionada aos profissionais do setor, em que o orador será o prestigiado Marcio Oliveira. Na sequência, o evento prossegue com a degustação de vinhos para o público em geral, com aproximadamente 190 rótulos presentes. Serão apresentadas as peculiaridades que o país oferece, com mais de 250 uvas autóctones. Os portugueses se destacam por elaborar rótulos singulares, são considerados mestres em fazer “blends”. As variedades mais utilizadas para a produção do vinho tinto são a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela, Trincadeira, Aragonez, Syrah, Baga e Castelão. Já as castas brancas mais utilizadas são a Alvarinho, Arinto, Antão Vaz, Viosinho, Verdelho, Encruzado e Fernão Pires.

Ao mesmo tempo em que acontecem as degustações, há também o Wine Game. A proposta inclui três mesas, nas quais os participantes terão que identificar os principais aromas do vinho, regiões e as uvas presentes em cada rótulo.

O evento é realizado por meio da agência Exponor Brasil Feiras e Eventos, empresa de Live Marketing com grande atuação no setor do vinho e de bebidas finas.

Sobre o mercado de vinhos portugueses no Brasil

O Brasil é o grande destaque nas exportações de vinhos portugueses, com crescimento de 42.3%, totalizando cerca de 210 milhões de reais no primeiro semestre de 2021. As exportações totais de vinhos portugueses registaram um crescimento de 19,3% em valor no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período no ano passado. De acordo com os dados da ViniPortugal, houve ainda um aumento de 4,2% no preço médio. Se comparado com os dados dos primeiros seis meses de 2019, o aumento foi de 9,2% de janeiro a junho deste ano.

O Brasil e os EUA são os principais destaques, com crescimento próximo dos 10 milhões de euros em cada um deles. Para os dois países, as exportações aumentaram em 42,3% e 22,2% , respectivamente, e totalizaram cerca de 32 milhões para o Brasil, e 54,7 milhões de euros para os EUA.

A França continua a ser o país para onde Portugal mais exporta os seus vinhos, com crescimento de 14,5% (56,7 milhões de euros). Seguem-se os EUA, o Reino Unido (quase 33 milhões de euros e aumento de 12,8% em relação ao período homólogo de 2020), o Brasil e a Alemanha (28 milhões de euros e crescimento de 14,4%).

SERVIÇOS

Degustação dos Vinhos de Portugal 2021 em Belo Horizonte

Data: 22 de Novembro

Local: Hotel Mercure Lourdes - Av. Contorno 7315 - Bairro Lourdes
Profissionais Convidados - das 16h às 21h
Consumidores - das 18h30 às 21h

Masterclass (palestra com degustação) – das 15h às 16h - limitado a 20 profissionais do setor.

Inscrições para profissionais: https://bit.ly/roadshowBH2021

Inscrições para o público: vinhosdeportugal@exponor.com.br

Levar o comprovante impresso ou pelo celular
Mais informações: www.winesofportugal.info

Sobre a Exponor Brasil: Fundada em 1856, a EXPONOR - Feira Internacional do Porto, considerada uma das principais organizadoras de feiras e eventos do mundo, atua na gestão de feiras de negócios em Portugal. No Brasil está presente desde 1998, foi constituída como Exponor Brasil, realiza eventos em diversos setores econômicos, oferecendo serviços personalizados para feiras, eventos, organização de conferências, marketing promocional, marketing digital, ativação de marcas, além de atividades comerciais para setores produtivos que buscam opções de negócios no Brasil e no exterior.

Sobre Vinhos de Portugal: A ViniPortugal Associação Interprofissional do Vinho tem como missão promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal”, contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do preço médio dos vinhos portugueses. São associados-fundadores da ViniPortugal oito associações profissionais: ACIBEV, ANCEVE e AND (representação do comércio), CAP, FENADEGAS, FENAVI e FEVIPOR (em representação da produção) e ANDOVI (representação de regiões demarcadas).

Sobre o orador Marcio Oliveira: Engenheiro Civil de formação é Editor do Vinotícias - Informativo via internet sobre a arte e cultura do vinho, com Blog, Facebook e Instagram (www.vinoticias.com.br ); já foi Diretor de Degustação e Vice-Presidente da SBAV-MG; Diretor de Degustação da Confraria de Sommeliers Profissionais de Belo Horizonte; professor do Curso de Sommeliers na ABS-Minas, com a função de Diretor de Degustação. Atualmente é consultor para adegas particulares, restaurantes, lojistas e importadoras, orienta 12 (doze) confrarias de amantes de vinhos e é jurado em concursos enológicos nacionais e internacionais. Eleito em Minas Gerais como Personalidade do Mundo do Vinho 2004, 2005, 2006, 2007 e 2010 do Prêmio Amigo do Vinho SBAV-MG e citado na categoria "Pessoa do Vinho Mais Influente" no Brasil em 2009 na Revista alemã Meininger´s Wine Business International juntamente com Marcelo Copello e Jorge Lucki.


Comentários