Belo Horizonte, 24/08/2019

Carnaval é tema de ações educativas oferecidas ao público pelo MM Gerdau

por Redação | publicado em quinta, 07 de fevereiro de 2019



Oficinas e exposição terão como tema a tradicional festa brasileira, estimulando a criatividade e ensinando a ciência dos minerais aos pequenos visitantes

O carnaval está chegando e com ele a expectativa para curtir os dias de festa. Mas, sabia que em meio às marchinhas e fantasias, é possível aprender muito? Pensando nisso, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, neste mês de fevereiro, propõe ao visitante explorar o seu acervo e as propriedades minerais por meio de paródias de marchinhas de carnaval e dos incríveis poderes dos super-heróis. A ideia é mergulhar no universo da ciência e da tecnologia de maneira lúdica e envolvente, mostrando que a criatividade, a imaginação e a arte podem nos auxiliar na compreensão da tecnologia e do conhecimento científico.

Na programação estão oficinas e exposição, realizadas até o dia 28 de fevereiro de terça a sexta, das 13h às 17h30, e quinta, das 16h às 21h, com entrada gratuita e classificação etária livre. Confira:

Oficina “Super Fantasias” – 05 a 28/02

Disfarces, personagens, cores e brincadeiras: a ideia é festejar. O carnaval é um momento propício para isso, quando brincadeiras e criatividades são estimuladas, tanto para crianças quanto para adultos. O Museu propõe aos visitantes que soltem a imaginação e se inspirem nas fantásticas propriedades dos minerais para criar seus próprios super-heróis. Cada um com seus poderes e disfarces. A brincadeira começa com a observação de alguns minerais e a partir daí, será possível criar seus próprios heróis, explorando as propriedades dos minerais e produzindo seus acessórios.

Oficina “Parodiando”

“Você pensa que pirita é ouro / Pirita não é ouro não...”. Nessa oficina, os visitantes poderão criar paródias das marchinhas carnavalescas e outras músicas que fazem sucesso nos blocos e desfiles de carnaval, tendo como tema central o mundo mineral. Para tanto, todos serão incentivados a explorar as atrações do Museu, principalmente as amostras minerais expostas no Ateliê, a fim de se inspirarem. Um pequeno estúdio ficará à disposição de todos para que os participantes gravem suas composições e postem nas redes sociais.

Exposição Mundo Mineral: “Os minerais e o universo dos super-heróis” – 12 a 28/02

A proposta da exposição é explorar o amplo acervo mineral do MM Gerdau a partir do universo dos super-heróis e seus super poderes, conhecendo mais sobre as características e diferenciais entre as amostras.

Conheça o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, onde funciona o espaço cultural, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau. O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas. O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h e apresenta uma programação para todas as idades. A entrada é franca.

Serviço:

Ações Educativas – Fantasias e Marchinhas: o mundo mineral no carnaval

Data: De terça a sexta, das 13h às 17h30 e quinta, das 16h às 21h, até o dia 28 de fevereiro

Endereço: Praça da Liberdade, s/nº, Prédio Rosa – Belo Horizonte

Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.


Comentários