Belo Horizonte, 09/05/2021

Centro Cultural Lá da Favelinha oferece mais de 50 oficinas on-line gratuitas

por redacao | publicado em segunda, 19 de abril de 2021



Foto: a coreógrafa, pesquisadora e arte-educadora Tiphany Gomes/ Divulgação

As oficinas artísticas ocorrem pelo Youtube até dia 4 de junho

O Centro Cultural Lá da Favelinha é referência em iniciativas artístico-culturais que contribuem na formação de adolescentes, jovens e adultos. Para dar sequência em seu trabalho, mesmo durante a pandemia, serão oferecidas 56 oficinas gratuitas entre os dias até dia 4 de junho. As atividades são semanais, 100% on-line, transmitidas pelo YouTube do Lá da Favelinha, e contam com a colaboração de professores que já atuam nas oficinas do centro cultural e recursos do projeto na Lei Aldir Blanc.

O público poderá se dedicar a diversas atividades, mesmo em casa, aprendendo novas habilidades e tendo mais acesso à cultura. Estarão disponíveis oficinas virtuais de violão, funk, vogue, canto, pilates, yoga e bordado.

Além das oficinas, serão realizadas quatro rodas de conversa, também gratuitas e no formato on-line, sobre a cultura do funk e do rap, fomentando a divulgação dos estilos e diminuindo sua descriminalização. Essas atrações também acontecem pelo YouTube com transmissão ao vivo.

Em abril, a programação é diversa e para todos os gostos. Os interessados em participar das oficinas de Funk podem aproveitar as transmissões do dia 19 com Tiphany Gomes e 26 com Samara Oliveira.

As oficinas de Pilates também podem ser conferidas nos dias 19 e 26 de abril, com Sara Petinelli. Quem quer aprender a cantar com a cantora Nath Rodrigues, as oficinas de Canto acontecem nos dias 20 e 27 de abril.

O público interessado em bordado, pode aprender muito com Luiza Luz e Dane Luz nos dias 21 e 28. Nas mesmas datas serão apresentadas oficinas de Violão por Chico Bueno. Já as oficinas de Yoga serão conduzidas por Rafaela Borges, nos dias 22 e 29 de abril. Também há oficinas de Vogue com Jhones Dias em 16, 23 e 30 de abril.

Oficineiros

Entre os oficineiros estão o compositor, multi-instrumentista e educador musical Chico Bueno; o dançarino, coreógrafo, modelo, pesquisador de funk e danças urbanas Dudu Sorriso; o professor e dançarino Jhones Dias; a multi-instrumentista, cantora, compositora, educadora musical Nath Rodrigues; o dançarino intérprete, coreógrafo e diretor artístico Negona Dance; Luiza Luz e Dane Luz, sócias no Estúdio Veste; a professora de integral hatha yoga Rafaela Borges; a dançarina, professora e modelo Samara Oliveira; a bailarina Sara Petinelli; a dançarina profissional e integrante e coreógrafa do Trio Lipstick Tetê Moreira; a coreógrafa, pesquisadora e arte-educadora Tiphany Gomes; e o dançarino Vitinho do Passinho.

Ações durante a pandemia

Com a pandemia do Covid-19, o Centro Cultural também se tornou referência local para enfrentamento da pandemia. A partir do projeto Frente Humanitária, realizado em parceria com a Associação Comunitária de Moradores do Cafezal, distribuiu milhares de cestas básicas, roupas e produtos de limpeza aos moradores das oito vilas do Aglomerado da Serra. E ainda doou 60 mil máscaras produzidas pela marca Remexe, além de ser um importante polo de orientação e conscientização local a favor da quarentena e dos cuidados de prevenção.

Para realizar essas ações, o Centro Cultural conta com doações e apoio de pessoas e instituições que acreditam e fortalecem esse trabalho. Apesar disso, as ações formativas presenciais seguem suspensas para evitar aglomerações.

Sobre o Centro Cultural Lá da Favelinha

O Centro Cultural Lá da Favelinha é uma iniciativa independente, que tem a missão de promover a arte, educação, cultura e empreendedorismo social e o desenvolvimento humano de crianças, jovens e adultos no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.

Programação de abril

19 de abril, às 14h - Pilates - Sara Petinelli

19 de abril, às 19h - Funk – Tiphany Gomes

20 de abril, às 14h - Canto - Nath Rodrigues

21 de abril, às 14h - Bordado - Luiza Luz e Dane Luz

21 de abril, às 19h - Violão - Chico Bueno

22 de abril, às 10h - Yoga - Rafaela Borges

23 de abril, às 19h - Vogue - Jhones Dias

26 de abril, às 14h - Pilates - Sara Petinelli

26 de abril, às 19h - Funk - Samara Oliveira

27 de abril, às 14h - Canto - Nath Rodrigues

28 de abril, às 14h - Bordado - Luiza Luz e Dane Luz

28 de abril, às 19h - Violão - Chico Bueno

29 de abril, às 10h - Yoga - Rafaela Borges

30 de abril, às 19h - Vogue - Jhones Dias


Comentários