Belo Horizonte, 18/09/2020

Centro Cultural UFMG sedia 1ª edição do Festival Improvisada de Música

por Redação | publicado em quarta, 30 de outubro de 2019



Nos dias 05, 06 e 07 de novembro de 2019, o Centro Cultural UFMG recebe a 1ª edição do Festival Improvisada de Música (FIM). A proposta de atividades inclui roda de conversa sobre improvisação livre e diversos concertos musicais. A entrada é gratuita. Confira a programação:

05/11/2019

18h
Roda de Conversa
A Improvisação Livre sob a Perspectiva Latino Americana: Dificuldades e Anseios do Improvisador Latino Americano. Com Vinicius Mendes, Marco Scarassatti e Manuel Falleiros.

19h
Concerto
Vídeo-Partituras para Improvisação, de Manuel Falleiros (saxofone). Convidados Henrique Iwao (eletrônicos) e Patrícia Bizzoto (piano).
Obras:
1. Capitalismo Tardio
2. Portas
3. Rito
4. Pasárgada
5. Famas
6. Septem
7. Contramundo

20h


Concerto
Lançamento do álbum digital Verãozão, de Henrique Iwao, contendo 13 improvisações solos gravadas na Residência São João em janeiro de 2018. O álbum alterna entre faixas que foram gravadas no ambiente externo da fazenda e dentro do casarão. Os títulos refletem situações enfrentadas: "oh no, untoro", "operation okra", "enka in the rain", "no importa donde estés, el perro va a estar durmiendo en la esquina"... Verãozão será lançado pela Seminal Records e estará disponível para escuta e aquisição em: https://seminalrecords.bandcamp.com/album/veroz-o

20h30
Concerto: Vinicius Mendes Atinente Subjetivo
Calcado na composição para improvisadores, o novo projeto de Vinicius Mendes traz peças elaboradas a partir de notação híbrida (gráfico, texto, partitura tradicional) utilizando o sistema Unit Structure como base para a composição. O grupo é formado por Vinicius Mendes (saxofone, soprano e composições), João Vianna (piano), Marcelo Luiz (baixo acústico) e Victor Mendes (bateria).
Obras:
No, Thanks (para e.e Cummings)
If I Told Him (para Gertrude Stein)

06/11/2019

19h
Concerto: GILU
GILU foi concebido a partir de uma disciplina sobre improvisação livre ofertada na UFMG, em 2017. Diante da instiga de seus integrantes em prosseguir com as experimentações e difundir a improvisação a outras formas colaborativas de criação musical e interdisciplinar, o grupo atua hoje de forma independente. GILU realizou espetáculos com sistemas digitais interativos, partituras não tradicionais de compositores mineiros, dança improvisada e projeções de vídeos. O ensemble já se apresentou no Projeto Viva Música; no Festival de Inverno da Guignard, no Conservatório UFMG; n'A Casa Verde; no Centro Cultural UFMG e no Centro de Referência da Juventude (CRJ-BH). GILU é composto por Caio Campos (baixo), Daniel Tamietti (violoncelo), Felippe Brandão (trompete/eletrônica), João Viana (piano/guitarra), Marc Wallach (piano/escaleta), Marcos Alves (percussão), Nathália Fragoso (flauta/eletrônica) e Vanessa Aiseó (trombone).

20h
Concerto: Soundpainting com João Paulo Prazeres
Nesta apresentação, João Paulo Prazeres irá conduzir o sexteto instrumental formado por Matheus Félix (violino), Miotto Terada (saxofone e flauta), Vanessa Aiseó (trombone), João Viana (guitarra e teclado), Daniel Tamietti (violoncelo) e Victor Mendes (bateria e teclado). O trabalho do grupo é focado na criação coletiva a partir de provocações gestuais do Soundpainting. Para isso, são realizadas propostas abertas, menos prescritivas, centradas na improvisação e na expressão da singularidade de cada instrumentista e do conjunto. O grupo irá explorar, assim, uma das infinitas formas de organicidade que a improvisação pode propiciar.

07/11/2019

19h


Concerto: Vórtice + Rômulo Alexis
Vórtice, grupo de improvisação livre de formação impermanente, contará neste concerto com os musicistas Patricia Bizzoto (piano) e Victor Mendes (bateria), que convidam Rômulo Alexis. Artista multimídia, músico improvisador e pesquisador de processos criativos em visuais e performance. É um dos mais ativos improvisadores de São Paulo, tendo participado dos grupos Jazsmetak, Mnemosine 5, OgØ, entre outros. Foi um dos fundadores do Circuito de Improvisação Livre de SP em 2011. Participa dos projetos Membrana Experimental Fiat Lux (Performance e Cinema Experimental) e do Radio Diaspora (duo de free jazz & eletrônica com o baterista Wagner Ramos). Atualmente desenvolve o projeto Máquina Vocal: improvisação coral sob regência explorando aspectos afetivos e empíricos para o desbloqueio criativo no uso da voz.

20h
Concerto: Marco Scarassatti e Rodrigo Tavares convidam Vinicius Mendes
A exploração dos limites de uma guitarra elétrica e o hackeamento acústico de uma viola de cocho aproximam esses dois músicos brasileiros de trajetórias distintas. Rodrigo Tavares e Marco Scarassatti partem da música improvisada para especular a potencialidade do encontro das suas diferentes abordagens instrumentais.

Contato para entrevista
Vinicius Mendes
(31) 9 9335-7180
viniciusmrodrigues.mendes@gmail.com

Serviço
Centro Cultural UFMG
Av. Santos Dumont, 174 – Centro
Belo Horizonte – MG
(31)3409-8290
www.ufmg.br/centrocultural

Na foto: Manuel Falleiros


Comentários