Belo Horizonte, 28/10/2020

Cores: entenda como elas podem ajudar na composição do look

por Redação | publicado em quinta, 10 de outubro de 2019



O cérebro humano identifica e entende as cores de diferentes formas; a empresária Gislene Lopes, dona da marca Gi Collection’s, explica que cada tom tem um significado e podem demonstrar seu estado emocional, ajudando em cada ocasião do dia a dia

Quem nunca escolheu uma roupa seguindo o estado de espírito do momento? Pode parecer que não, mas as cores apresentam uma grande influência na hora de ‘compor um look’. As sensações e sentimentos do dia a dia como alegria, medo, ansiedade, tristeza, curiosidade, aceitação ou até mesmo a raiva têm grande influência na maneira como as pessoas se vestem. Existem diversas teorias na psicologia, no marketing e no feng shui sobre sobre a influência das cores e seus significados, mas quando se fala em estilo e personalidade qual o significado de cada tom?

De acordo com Gislene Lopes dona da marca Gi Collection’s - com quase 20 mil seguidores do Instagram - as roupas refletem a fase que cada pessoa está passando. “Acredito que elas ditam a nossa personalidade. Uma pessoa tímida raramente irá usar vermelho. Já o amarelo é conhecido por trazer felicidade, mas se eu gosto de cores escuras, não vou usar o amarelo e isso não quer dizer que sou infeliz. Outro ponto que também determina essa escolha são as estações do ano, que interferem na cor que vamos escolher usar naquele determinado dia”, revela a especialista.

Significado de algumas cores e quais as melhores ocasiões para serem utilizadas

Branco

O branco representa paz, pureza e limpeza, por isso, as noivas casam-se de branco. Por mais que hoje em dia já existam diferentes tipos de cerimônias, muitas pessoas ainda seguem a tradição da noiva usar branco no altar. “Além do casamento, branco pode ser utilizado em ocasiões que você queira transparecer simplicidade, humildade, por exemplo. Por ser neutra, também é uma ótima cor para se combinar com qualquer outro tom, construindo um look harmônico, que transmite a mensagem que você quer passar naquele determinado momento”, complementa Gislene.

Preto

Quem não ama um pretinho básico? Conhecido como uma cor curinga no guarda-roupas, essa cor, geralmente, é usada naqueles momentos em que estamos sem ideias de roupas e vamos direto no preto que não tem erro. Porém, é um tom que tem muitos significados: ao mesmo tempo em que é usado em momentos de luto e dor, também pode significar luxo, elegância e responsabilidade. “Se for em uma festa chique, recomendo o vestidinho preto que não tem erro. Assim como no dia a dia, dá para compor um look preto para reuniões, eventos e até corridas no parque. Dependendo da composição e das peças, o ‘all black’ pode transpassar tristeza”, explica a especialista.

Laranja

Essa cor vibrante que está cada vez mais sendo aceita no mundo na moda, o laranja significa comunicação, alegria e confiança. São super aceitas em ambientes corporativos como uma reunião de trabalho ou até uma entrevista de emprego. “Devemos apenas tomar cuidado com o excesso, para não compor um look desarmônico. Use para passar confiança”, salienta a especialista.

Cinza

É a variante do preto e do branco e significa moderação, sobriedade, tranquilidade e modéstia. “É uma cor bem pessoal, tem pessoas que acham o tom sem graça ou até mesmo elegante, isso parte de cada um. Eu particularmente acredito que conseguimos montar peças bem bacanas com essa cor e com um toque de elegância em qualquer produção”, revela.

Verde

Resultado da mistura entre o azul e amarelo, essa cor produz uma vibração composta por energias bem diferentes que atuam na mente e no equilíbrio. É a cor da energia, da natureza e da sorte. Por representar tantas características boas, é muito recomendado usar looks verdes em momentos difíceis, em que você terá que resolver algum problema pessoal ou profissional.

“O verde é uma das minhas cores preferidas. Eu sempre fui uma mulher com muita energia e garra para enfrentar os problemas, por exemplo. Então, acho que esse tom segue muito o meu perfil. Na minha opinião, nos sentimos atraídos por cores que fazem sentido com as nossas características”, complementa.

Vermelho

Conhecido como a cor das conquistas, das paixões e da sexualidade, esse é um tom para pessoas que gostam de chamar atenção e que não querem passar despercebidas. Se você é mais tímido, dificilmente irá abusar do vermelho no seu look, mas não há regras. É uma cor quente, da sedução, simboliza poder e conquista. “É uma das cores que mais atrai o olhar da mulheres nas vitrines. Pode ser usada em formaturas, encontros românticos e em momentos que você se sinta vitoriosa. Além disso, agora no verão, super podem compor looks com outras cores como o rosa - ambos da mesma paleta, mas com tons diferentes”, conta.

Azul

O azul transmite paz, harmonia e serenidade. Também conhecida como a cor dos acordos e da atuação em conjunto. “Existem diversos tons de azul, mas em todas as formas essa cor pode representar simpatia, harmonia, fidelidade, virtudes intelectuais e pensamentos, nos ajuda a ter clareza mental e até a diminuir o estresse”, explica.

Amarelo

O amarelo é conhecido por ser uma cor que atrai dinheiro para quem a estiver usando no dia da virada de ano, o amarelo traz muitas pensamentos, afasta ideias fixas e aumenta a capacidade de raciocínio. “Fica lindo em diversos tons de pele e representa o sol, o verão, a criatividade, a felicidade e a liberdade”, acrescenta.

Rosa

Rosa é uma cor delicada e que transmite romantismo. Ela pode ser usada em diversas ocasiões, porém os tons mais clarinhos e pastéis, são ótimos para compor looks de madrinhas de casamento, batizados de bebês e, dependendo do perfil da mulher, até em encontros amorosos. “Se você tem um perfil mais calmo e romântico, também pode abusar no rosa no trabalho, como um vestido com salto.”, finaliza.

Sobre a Gi Collection’s

Criada no final de 2015 pela empresária Gislene Lopes, a Gi Collection’s é uma das principais lojas de moda feminina na região de Alphaville - Barueri. Composta por roupas de marca própria e multimarcas, o público-alvo são mulheres entre 25 e 40 anos, que se identificam com um estilo clean, chique, sofisticado sem perder a simplicidade. Além de um ponto físico, a marca tem um instagram - @ gi_collections - que conta com mais de 20 mil seguidores e já é responsável por mais da metade das vendas atualmente. Depois de pivotarem o modelo de vendas, a ideia é que até o final do ano a loja seja composta por 70% de roupas com a etiqueta Gi Collection’s.


Comentários