Belo Horizonte, 11/07/2020

Distrital se prepara para o Carnaval com Ensaios de Domingo

por Redação | publicado em sexta, 24 de janeiro de 2020



Na foto: Pisa na Fulô
Foto: Palestina Israel e Loreno Ross

Distrital se prepara paraa a folia de Carnaval

Nos próximos 04 domingos os foliões tem encontro marcado no Distrital, onde acontecem ensaios pré carnaval com alguns dos tradicionais blocos de Belo Horizonte. O primeiro deles é dia 26/01, de 15h até 22h. A programação conta com a participação do Bloco da Fofoca e Pisa na Fulô. Os ingressos custam R$15.

E não podia faltar a RODADA DUPLA de Amstel, Gingibre ou Xeque Mate até as 16h!

Sobre os blocos:

O Bloco da Fofoca foi criado por integrantes do Grupo Folclórico Aruanda em 2014, quando saiu pela primeira vez em Belo Horizonte. O nome “fofoca” é uma alusão à roupa íntima feminina usada por debaixo de trajes tradicionais de manifestações da cultura popular. O repertório traz os maiores clássicos do carimbó com canções de Dona Onete, Lia Sophia, Mestre Verequete, Pinduca e Mestre Lucindo.

Este ano apresentam canções autorais do carimbó-mineiro da banda Tutu com Tacacá, que se formou a partir do bloco. Tanto bateria como corpo de baile são abertos a quem quiser participar, sem restrição de corpos ou idades. Crianças, adultos e idosos se misturam na festa, e muitas famílias se reúnem para curtirem, juntas, o carimbó.

O corpo de baile do Bloco da Fofoca é onde a diversidade verdadeiramente se faz presente. As pessoas dançam com quem quiserem, e são livres para se manifestar e vestir da forma que se sentirem melhor. Mas é fato que a vestimenta mais popular é a saia tradicional do carimbó. Muito rodadas, floridas e feitas de chitão, as saias são um espetáculo à parte, e desenham uma primavera encantadora na avenida.

Desde 2015, o bloco Pisa na Fulô leva ao público os ritmos contagiantes e fulôridos do forró. Xote, Xaxado, arrasta pé e Baião fazem parte de uma homenagem aos grandes autores musicais e a cultura nordestina, como Gonzagão, Marinês e Dominguinhos. Aliando a festa carnavalesca ao forró, o Pisa na Fulô é o primeiro bloco de rua com uma bateria percussiva composta apenas por instrumentos típicos do forró. Zabumbas, triângulos, sanfonas e agogôs de coco fazem parte dessa alegria pulsante e inaugural no carnaval de BH. Venha carnaforrozear com a gente!!

-distrital---ensaios-de-domingo---pisa-na-fulo-e-bloco-da-fofoca__761748


Comentários