Belo Horizonte, 05/12/2021

Dra. Luana Araújo, dr. Unaí Tupinambá e ex-ministro Luiz Henrique Mandetta participam de encontro promovido pela Faminas

por redacao | publicado em terça, 09 de novembro de 2021



Foto: dra. Luana Araújo/Bruno Haddad

Programação aberta ao público contará com apresentações de Luiz Henrique Mandetta, Dr. Unaí Tupinambá e da Dra. Luana Araújo, entre outros nomes.

A Faminas, um dos principais ecossistemas de educação na área da Saúde de Belo Horizonte, realiza, nos dias 10 e 11 de novembro, um evento aberto ao público sobre o cenário gerado pela pandemia de Covid-19 no Brasil. O encontro Lições de uma pandemia: dúvidas e certezas no hoje e amanhã ocorre em sua sede, na capital mineira, localizada no bairro Vila Clóris, e reunirá autoridades e profissionais que se destacaram por diferentes aspectos no enfrentamento da doença no país. Dentre eles, Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da saúde e Dr. Unaí Tupinambá, infectologista membro do Comitê de Enfrentamento à Covid de Belo Horizonte.

O evento também contará com a presença da Dra. Luana Araújo, médica infectologista, que ganhou notoriedade depois do depoimento contundente dado à CPI da Covid-19. Com os holofotes voltados para ela, tratou de maneira firme o assunto que mais divide opiniões no Brasil: o uso de medicamentos ineficazes para o tratamento da Covid-19. Em menos de 24 horas, o perfil da médica no Instagram passou de cerca de 9 mil seguidores para 174 mil. Hoje, já são mais de 309 mil pessoas acompanhando o que diz a profissional nas redes sociais.

Ao todo, serão mais de 12 horas de discussões, trocas de experiência e análises profundas sobre os desafios e aprendizados desencadeados pela doença no país, a partir dos aspectos biológicos, psicológicos, comportamentais e de gestão. “A Covid-19 impôs ao mundo uma realidade que parecia inimaginável e distante. Mostrou que estamos todos conectados e que o trabalho dos profissionais da área da saúde – dos cientistas aos técnicos – é essencial para a preservação de vidas. O objetivo deste encontro é ouvir as percepções e relatos de quem esteve diretamente ligado à gestão da pandemia e traçar alguns aprendizados que podem determinar um caminho mais seguro, diante de novos desafios”, explica Luísa Varella, Diretora Executiva da FAMINAS.

O evento marca o posicionamento da FAMINAS, que, ao longo dos últimos anos vem investindo na área da saúde, se consolidando como uma referência no Estado. A Faculdade, que tem campus em Belo Horizonte e Muriaé, além da excelência da formação da Medicina, forma de maneira sistêmica, generalizada e integral estudantes em diferentes áreas, como Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Biomedicina, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, dentro cursos de outras áreas do conhecimento.

“A Faminas tem se reinventado ano após ano e está construindo uma proposta de ensino diferenciada para a formação de profissionais da área da saúde. A nossa ideia é criar cada vez mais oportunidades e espaços de construção de conhecimento, que atendam a nossa comunidade acadêmica e gerem conteúdos relevantes para o desenvolvimento social. Contribuir para a gestão da saúde no país é um dever de todos nós! Por isso, criaremos outros encontros como este, conectando profissionais que são referência no assunto aos novos talentos”, afirma Luísa.

As inscrições para o evento foram abertas ao público, de maneira gratuita e estão enceradas, com mais de 800 pessoas com presença confirmada.

Programação:

10/11 (quarta-feira)

19h | Abertura: Lael Varella, empresário e ex-Deputado Federal por Minas Gerais por 7 mandatos consecutivos. Atualmente, é suplente de Senador pelo Estado

19h30 | Luiz Henrique Mandetta, médico ortopedista e ex-ministro da Saúde –"A Curva de Aprendizado durante a Pandemia da Covid-19: Lições que nos Preparam para o Futuro"

11/11 (quinta-feira)

8h30 | Dr. Unaí Tupinambá: painel "O Vírus e sua trajetória",

10h | Dra. Maria Flávia Bastos: painel "Aprender, Desaprender e Reaprender"

14h | Dra. Luana Araújo: painel "O Mundo Pós-Pandemia: Saúde, Segurança e Desafios da Retomada"

16h | Dra. Maria de Fátima Freire de Sá: painel "O Direito de Dizer Adeus"

16h30 | Dra. Sarah Ananda Gomes: painel "O Acesso aos Cuidados Paliativos"

Sobre a FAMINAS-BH

A FAMINAS-BH conta com um corpo docente qualificado, composto por doutores e mestres, que se dedica à busca constante de novas tendências para aprimorar o ensino e formar profissionais altamente preparados para enfrentar os desafios cotidianos de suas profissões.

Além de ofertar ensino de qualidade, é um espaço de integração que permite o desenvolvimento profissional e humano de seus estudantes, de forma ampla. Suas múltiplas metodologias de ensino buscam despertar todos os complexos de aprendizagem do aluno, incentivando-o a participar ativamente da construção do conhecimento, por meio de variados e modernos processos de imersão.

Inovação e tecnologia à serviço da prática

A FAMINAS-BH conta também com uma infraestrutura ampla e moderna, com estacionamento, lanchonete, salas de aula, auditórios confortáveis e uma biblioteca completa e laboratórios em diferentes áreas do conhecimento com infraestrutura de ponta. Além disso, o campus inaugurou recentemente duas clínicas - escolas com o intuito de proporcionar ao aluno uma simulação do seu futuro como profissional. O estudante ainda tem acesso a laboratórios com tecnologia de última geração, como o Laboratório de Realidade Virtual e o Laboratório de Simulação Realística (SIMULAB), e um complexo de laboratórios na área da saúde.


Comentários