Belo Horizonte, 13/08/2020

Drogaria Araujo oferece teste rápido de Dengue, Zika e Chikungunya

por Redação | publicado em quarta, 05 de fevereiro de 2020



Com o aumento de registros de arboviroses em Minas, os testes rápidos são fundamentais para determinar os cuidados clínicos com o paciente

As chuvas de verão dão o alerta para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, vetor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. O último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado no dia 28 de janeiro, mostra que de 2019 para 2020 o número de casos prováveis de Dengue deu um salto de 2.246 para 4.671. O documento destaca também que ao longo do ano passado, foram 2.793 de casos prováveis de Chikungunya, e 702 de Zika.

Diante desse cenário, é importante que a população fique alerta com os cuidados preventivos, como eliminação da água parada e redobre a atenção com a saúde. Em caso de qualquer sintomas como febre, dores musculares intensas, dor nas articulações, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, olhos vermelhos, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, os testes rápidos, disponíveis na Drogaria Araujo, podem ajudar no rastreamento das doenças, de forma rápida e segura, sem precisar fazer qualquer tipo de preparo, como o jejum.

Os testes – um para cada tipo de doença – podem identificar se o paciente está contaminado. De acordo com Hairton Guimarães, consultor técnico da Drogaria Araujo, o atendimento pode ser feito na farmácia por meio da coleta de uma pequena amostra do sangue. O procedimento é realizado por um profissional farmacêutico capacitado e os resultados saem, em média, dentro de vinte minutos.

Além de contribuir para a identificação precoce dessas arboviroses, permitindo que o tratamento dos sintomas seja iniciado e tenha mais efetividade, o serviço oferecido pela Drogaria Araujo contribui para o encaminhamento médico e é fundamental para determinar os cuidados com o paciente.

Os testes rápidos podem ser realizados em pessoas de qualquer idade, incluindo crianças, idosos ou gestantes, que apresentem os sintomas de qualquer uma das três doenças. O valor varia de acordo com o tipo de teste – Dengue, Zika e Chikungunya.


Comentários