Belo Horizonte, 16/10/2021

el MAI inaugura em Belo Horizonte um conceito de culinária criativa em ambiente "cool"

por redacao | publicado em quarta, 06 de outubro de 2021



Foto: Guilherme Barros

Um novo conceito em gastronomia chegou oferecendo um mix da culinária contemporânea e oriental, aliado à coquetelaria inventiva em um ambiente descolado e aconchegante. O el MAI Gastrô & Sushi & Bar foi criado para proporcionar bons momentos aos amantes da boa comida, com chefs renomados e extensa variedade de drinks, rótulos de vinhos e cervejas artesanais.

A criação do conceito ficou por conta do casal Carolina Caram e Rodrigo Paiva. Proprietários da já renomada Koneteria Gourmet, também no bairro de Lourdes, a nova casa representa uma expansão do grupo e vai coroar a experiência de anos de pesquisa e uma temporada atuando em operações de restaurantes em Nova York. No segmento há 15 anos, a proposta da nova casa é apostar na alta gastronomia, mas em um ambiente leve e convidativo. A Koneteria Gourmet passa a atender exclusivamente no formato delivery.

O novo espaço el MAI tem projeto assinado pela arquiteta Isabela Vecci, com proposta de construir um espaço cool e refinado. “O cuidado com o planejamento da parte técnica foi muito grande. Como cada detalhe como posicionamento de equipamentos, fluxos de trabalho e segurança no preparo dos alimentos foram pensados rigorosamente, e o resultado da cozinha ficou primoroso. Já o conceito geral do restaurante teve como objetivo refletir a diversidade culinária trazendo ecos de culturas variadas e presentes em detalhes como as lanternas. A divisão dos espaços também é democrática e foi pensada para atender públicos distintos resultando em ambientes com personalidade dentro e fora do restaurante” conta a arquiteta afirmando que o foco principal do projeto foi a gastronomia e a experiência do cliente.

Com uma proposta descolada, despretensiosa e aconchegante, o local conta ainda com uma proposta de bar no qual a mixologia onde a originalidade é a bola da vez. Infusões variadas e preparos artesanais que podem contar até mesmo com a inusitada presença de geleias e purês.

O destaque fica com o refrescante Bem Me Quer com as vodcas Grey Goose de laranja e pêra, suco de limão, bitter artesanal de cereja e finalização de cereja Amarena, além dos drinks que levam o nome da casa como o Daiquiri el MAI, uma versão clássica do Daiquiri combinando rum, pêra e pimenta dedo de moça, além do el MAI, que equilibra o Fernet, rum, maracujá e côco. Quem é fã dos clássicos também vai encontrar no cardápio Negroni, Moscow Mule e Fitzgerald.

No menu oriental iguarias como froie gras, vieira e pescados vindos diretamente do Nordeste sem intermediação, trazem ainda mais expectativa para a inauguração do espaço. Entre os pratos especiais do cardápio o destaque fica por conta do Tempurá de folha de Shisso com Tartar de Atum, Sashimi de atum com lichia e foie gras, Nori Tacos Tuna, Ussuzukuri lâminas de salmão regadas com molho ponzu, azeite trufado e raspas de limão siciliano e o Sashimi Toro de Barriga de Salmão trufado na pedra com sal rosa.

Na cozinha contemporânea se destacam as Pastilhas de Queijo Canastra com Tomilho e mel, o Arroz de pato com Magret, o Jarrét de leitão cozido em baixa temperatura durante 24 horas utilizando a técnica de Sous Vide e o Torresmo de Barriga finalizado com Goiabada e feito em baixa temperatura utilizando a técnica de prensamento para extração de parte da gordura, o processo de pré-preparo chega a totalizar 48 horas.

“A proposta é trazer o melhor da gastronomia com chefs renomados em um ambiente descolado. Convidamos nomes muito fortes para representarem a culinária oriental e contemporânea e a expectativa para a abertura das portas são as melhores possíveis”, conta o também engenheiro de produção Rodrigo Paiva.

Responsável por chefiar o renomado Taste Vin por 30 anos, Flávio Silva é quem vai comandar a cozinha contemporânea do el MAI enquanto a responsabilidade da culinária oriental ficará por conta do aclamado chef paulista John Oliveira do Imakay São Paulo. A dupla de peso foi escolhida cuidadosamente pelo casal que abrirá as portas para o público na próxima quinta-feira, 7 de outubro.


Comentários