Belo Horizonte, 23/09/2020

Empresário mineiro cria ferramenta para ajudar quem quer empreender

por Redação | publicado em terça, 11 de agosto de 2020



Bruno Motti/Arquivo Pessoal

Você sabe o que significa DDRIPP?

Ter disciplina, saber delegar, ter resiliência, saber inovar, ser pragmático e ser polivalente = DDRIPP. Essa é a receita criada por Bruno Motti para empreender. “Cheguei a ela através de observações, leituras e da minha própria jornada. A teoria do DDRIPP é um compilamento de todas as características necessárias, na minha visão, para alcançar objetivos e metas” conta Bruno. Experiência ele tem de sobra. Sua trajetória começou como estoquista de uma loja em um shopping da capital mineira para anos depois ser um empresário com diversas áreas de atuação. Bruno Motti hoje transita entre a mineração, uma empresa de suplementos para o cérebro e uma plataforma de educação para profissionais da saúde.

É importante frisar que sucesso é subjetivo e difere de pessoa para pessoa. Até nossos objetivos mudam durante o caminho. Independente se seu sonho é ter uma vida tranquila no campo ou alcançar o cargo de CEO de uma grande empresa, a fórmula DDRIPP pode ajudar.

Abaixo vamos falar um pouco mais de cada item.

Disciplina

Segundo Bruno Motti, a disciplina é o fator mais importante.

“Sem ela é bem difícil alcançar objetivos e bater metas, pois é através de pequenas tarefas cumpridas que se realizam grandes coisas” explica Bruno.

Delegar

Essencial para quem quer uma empresa fora da curva. O capital intelectual é o que difere negócios e corporações. Só delegando o empreendedor consegue focar em crescer.

Resiliência

Resiliência, o fator mais importante depois da disciplina, pois ela é o motivo da maioria das pessoas não conseguirem atingir o sucesso.

“A única constante hoje é a mudança e nem sempre estamos preparados para ela. Adaptar-se às mudanças, superar obstáculos, resistir à pressão de situações adversas ou lidar com problemas é sinônimo de resiliência. O sucesso é uma jornada difícil e frustrante em alguns momentos, e se você não souber lidar com perdas, problemas, externalidades que estão fora do seu controle, você vai desistir daquilo e voltar para sua zona de conforto” explica Bruno Motti.

Inovação

A inovação não é somente aquele produto incrível e disruptor que foi inventado e é sucesso de vendas, mas sim no modo de pensar, ter um propósito de crescimento. Inovação é sobre dominar um padrão e depois destruí-lo ou reinventa-lo, é agregar valor em algum processo, produto ou serviço. “Conhecer o padrão é a chave para depois mudá-lo, portanto se esforce para dominá-lo e depois quebre barreiras”, diz Bruno.

Pragmatismo

Aumentar a dose de pragmatismo é essencial para acelerar a tomada de decisões. Ficar tentando descobrir de quem é a culpa ou arrumando mais problemas e com isso não achar uma rápida solução para avançar é um exemplo da falta de pragmatismo. Acrescenta Bruno Motti “os chineses são bastante pragmáticos, se existe um problema, eles logo resolvem e pulam pra próxima etapa. Nem sempre é resolvido da melhor maneira possível, mas eles entendem que “feito é melhor que perfeito””.

Polivalência

Polivalência é ter um certo conhecimento em áreas distintas. No caso de um empresário é ter conhecimento sistêmico dos setores do seu negócio, desde finanças e contabilidade, a vendas, marketing, gestão de pessoas e de processos.

“A polivalência é importantíssima para uma tomada de decisões mais assertiva, com ela temos balizadores e premissas para resolver problemas, criar processos e ideias em prol do nosso negócio, pois somente através de muito estudo, experiência e conhecimento é que conseguimos ser fora da curva” fala Bruno Motti.

É essencial inclusive para se delegar funções.

Esses ingredientes do DDRIPP estão na vida de todo empreendedor de sucesso, alguns mais atenuados que os outros. Os maiores empreendedores do mundo sempre andam juntos com a inovação, tem equipes eximias, tem seus rituais ou hábitos de sucesso bem estruturados, passaram por muitas fases ruins e continuaram seguindo em frente, tem certo conhecimento de todos os setores da sua empresa e do mercado e com certeza conseguem evoluir apesar de burocracias, problemas e entraves que estão a sua frente.

Sobre Bruno Motti

O que mineração, suplementos alimentares e captação de profissionais de saúde têm em comum? As muitas áreas de atuação de Bruno Motti entregam já de cara um perfil multidisciplinar, essencial para transitar neste novo mundo.

Estoquista, office-boy e assistente administrativo também fazem parte do currículo desse jovem empresário que começou muito cedo a trilhar seu caminho. Com a perda do pai ainda na infância, aprendeu dentro de casa o valor do trabalho e a ter resiliência.

Seu tempo é divido entre Belo Horizonte, Hong Kong, Governador Valadares e África. Além de passagens por feiras de gemas ao redor do mundo. “Eu gosto de novas ideias, de colocar novas coisas pra funcionar, tenho facilidade de admitir riscos, de tirar as coisas do papel, sou bem pragmático nos negócios”, conta ele.

Sua intenção agora é dividir o conhecimento que adquiriu durante essa caminhada. Dividir suas ferramentas com quem quer empreender como ele, mas está enfrentando dificuldades. “Acredito que todo mundo é empreendedor de si mesmo, isso já é o começo da jornada, e eu acho que posso contribuir para essa jornada ser mais eficiente e eficaz”, conta. Uma dessas ferramentas é uma fórmula que chama de DDRIPP: ter disciplina, saber delegar, ter resiliência, saber inovar, ser polivalente e ser pragmático. Uma receita para empreender.

“A vida me ensinou a ser forte e eu quero passar isso para as pessoas. Não existe dificuldade e falta de tempo, existe saber procurar oportunidades e ter prioridades”, finaliza

Os negócios de Bruno Motti:

- COO (Chief Operating Officer) do GCB Group, grupo de minerações aqui no Brasil conhecida como Gemscenter Brasil, onde atua nas estratégias de investimento e administrativas, além da área comercial e branding da empresa no Brasil e no exterior;

- Acaba de lançar uma empresa de suplementos alimentares, o produto inicial é um Nootrópico (substância que melhora a cognição e a memória e facilita o aprendizado) o Gobrain Brasil;

- Startup chamada EduSaúde, é uma plataforma EAD que auxilia no desenvolvimento profissional dos profissionais da saúde com objetividade e praticidade, diferentemente de uma formação convencional.

Contato:

https://www.linkedin.com/in/brunomottireis

https://www.instagram.com/brunomotti


Comentários