Belo Horizonte, 19/08/2022

Evento reúne grandes nomes do churrasco em BH

por redacao | publicado em quinta, 01 de julho de 2021



Foto: João Vitor

Cedeni Azevedo, do reality BBQ Brasil e Duelo de Chefs do programa Hora H, do SBT, e Rob Vulcain do Reality Show The Circle da Netflix estarão ensinando seus segredos

No próximo dia 10 de julho, sábado, das 8 às 18h, ocorre a terceira edição do Projeto Imersão ao Mundo do Churrasco, que será realizado na Pousada Pampulha Eventos. O evento é todo elaborado para quem ama queimar uma carne e quer aprender mais sobre os segredos de fazer um churras perfeito. Quem assina a realização do encontro é o Big Churrasco e o chef Vinicius Curttis e a proposta é fazer os participantes aprenderem técnicas atualizadas e segredos ensinados por nomes reconhecidos e festejados do mundo da brasa. Num misto de festival de churrasco e workshop, os presentes conhecerão melhor os cortes clássicos e as maneiras mais eficientes de preparo num ambiente de troca de experiências, bem descontraído e lúdico. Aprendizado com diversão. Entre as atrações, o charmoso churrasco de fogo de chão, estilo portenho, americano, além de forja de facas e gastronomia sertaneja.

Módulos:

Serão seis módulos, onde cada aluno aprenderá sobre técnicas de fogo de chão, incluindo como acender e controlar a brasa, tudo sobre a costela bovina e como fazer um varal de aves e legumes, além do preparo de um leitão nesse formato de braseiro.

Também tem a desossa, onde o um quarto traseiro bovino será desmanchado com a identificação de cada corte. Outra estação é da cozinha sertaneja, com a elaboração de um prato com ingredientes típicos. Há ainda o ensinamento de técnicas praticas na arte de forjar e afiar facas. A Parrilla é uma das formas mais populares de churrasco e nessa parte da imersão todos conhecerão formas de acendimento da brasa, os cortes tradicionais e exóticos e como fazer burguer nesse tipo de churrasqueira.

Estrelas do churrasco:

Outra tendência que está crescendo é o Pitsmoker, muito usado nos EUA. Os participantes vão também ver qual a melhor forma de acender o equipamento e como controlar a temperatura. Além de enterder como deve ser o fluxo da fumaça, e como preparar a costelinha suína e o brisket, que é o corte mais clássico dessa modalidade, além do lollipop e smoked burguer.

Entre os instrutores, o Chef é Professor de Gastronomia na Faculdade Estácio de Sá e no SENAC, curador do evento Igarapé Bem Temperado e do Festival de Gastronomia de São Joaquim de Bicas, é um profissional que já participou da formação de milhares de profissionais que já estão no mercado. Participou também de diversos eventos de gastronomia em Minas Gerais e no Brasil inteiro. Mestre Boulanger, Confeiteiro e especialista em gastronomia Brasileira, Renato Lobato é um profissional completo.

Cedeni Azevedo é gaúcha, filha de um açougueiro e de uma cozinheira de mão cheia. Assadora profissional há 6 anos, já fez eventos de churrasco no Brasil inteiro e tem como especialidade o churrasco fogo de chão, parrilla e American BB. Participou do reality BBQ Brasil do SBT e Duelo de Chefs do programa Hora H, também do SBT.

Rob Vulcain é um grande destaque mundial na cutelaria, possuindo peças utilizadas por famosos e vários segmentos, além de ser participante do Reality Show The Circle da Netflix.

Guilerme Aguiar é dono do Frigorífico Aguiar, do canal Oficina da Carne e especialista em cortes e qualidade de carnes.

Sobre o evento:

A Imersão ao Mundo do Churrasco é um projeto que nasceu da paixão de dois admiradores da gastronomia: Alex Mota e Vinicius Curtts. Essa já é a terceira edição que foi motivada pelo sucesso das duas primeiras.

O evento ocorrerá dentro das normas sugeridas pelas autoridades sanitárias, com uso obrigatório de máscara, uso de descartáveis, álcool em gel distribuído pelo evento, distanciamento adequado e aferição de temperatura na porta. Todos devemos nos cuidar e a produção está atenta a isso.


Comentários