Belo Horizonte, 11/12/2019

Franquias: por onde começar?

por Redação | publicado em quarta, 17 de abril de 2019



Especialista explica quais as principais dicas para embarcar em uma das áreas de maior expansão no mercado de negócios atual.

Nos últimos anos, o mercado de franquias ganhou destaque em diversos locais. Um dos principais meios da economia tornou-se o sonho de consumo entre muitos investidores. Porém, muito se fala nesse mercado, mas algumas pessoas têm dúvidas de como começar. Afinal, quais os primeiros passos para abrir uma franquia de sucesso?

O diretor e fundador da rede de escolas HC School, Júnior Pires, com unidades em Betim, Contagem e Belo Horizonte, explica que, de certa forma, o investidor precisa, acima de tudo, pesquisar e estar preparado para colocar em prática muito trabalho. “Devido a expansão das franquias, esse mercado está a cada dia mais competitivo, portanto, se destacar é o maior desafio, mas longe de ser um objetivo impossível. O fraqueado precisa ter em mente que é essencial estar disposto a pesquisar sobre tendências de mercado, estratégias, desenvolvimento de negócios, entre diversas outras coisas”.

Após dar o primeiro passo, Júnior esclarece que, em seguida, é necessário desenvolver o ‘espírito empreendedor’, que se resume em saber gerir corretamente um negócio. “O fraqueado precisa entender que, mesmo num modelo em que a marca já foi desenvolvida, é preciso colocar em prática as ferramentas para continuar tendo sucesso”, afirmou o empresário.

O especialista ressalta que um dos principais pontos também está relacionado a escolher corretamente o segmento que deseja seguir. “Às vezes, a escolha é feita entre as áreas que estão em alta ou que o franqueado considera mais ‘fácil’. Este é um erro comum para quem está começando. O ideal mesmo é pesquisar e conhecer o que realmente faz o perfil do investidor. A partir daí as demais estratégias tornam-se muito mais eficazes”, comentou Pires.

Consulte quem conhece

Por último, para que o negócio realmente obtenha sucesso, Júnior recomenda o hábito de trocar experiências ou procurar consultores da área. “Através de quem já conhece o mercado, é possível ter uma ideia dos erros e acertos. Além disso, é uma ótima oportunidade de conhecer ainda mais todos os detalhes específicos”, garantiu o diretor da HC School.

Fonte: Josias Gonçalves Pires Júnior, fundador e diretor da escola HC School, com unidades em Betim, Contagem e Belo Horizonte (www.hcschool.com.br).


Comentários