Belo Horizonte, 12/12/2019

Futebol e diversidade

por Redação | publicado em quarta, 13 de novembro de 2019



Por Letícia Pimentel

Champions Ligay começa nesta sexta, com 28 times de todo Brasil

Neste fim de semana (15 e 16), BH será sede, pela primeira vez, da Champions Ligay, o campeonato brasileiro de futebol LGBT+. Serão 28 times, com mais de 600 atletas de todo o país. Em BH, a competição é organizada pelo Bharbixas, time belo-horizontino que foi, também, o primeiro campeão brasileiro na disputa. “A Ligay chega a BH como um evento político que busca, não somente a diversão e a inclusão dentro do futebol, como também um movimento de luta contra a LGBTIfobia no ambiente esportivo. Além disso, esta será, também, a primeira edição com a participação dos times femininos de nossas equipes”, explica Thales Pimentel, coordenador do Núcleo Social do Bharbixas.

Campeão da primeira edição da Ligay, em 2017, o Bharbixas, além de dar chancela ao evento, busca ainda o bicampeonato. “Temos feito treinamentos intensos sob sol, para nos ambientarmos com o calor, e realizado jogos amistosos com times parceiros. A competição tem sido cada vez mais acirrada, e nós estamos treinando muito para ganhar o bicampeonato dentro de casa, com a nossa torcida”, ressalta Gustavo Mendes, criador do Bharbixas - que hoje, também, oferece outras modalidades esportivas além do futebol, como vôlei, handebol e outros.

A Champions Ligay está em sua quinta edição e, nesta temporada na capital mineira, tem o apoio e o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte. Como sede do campeonato, BH terá grande movimentação turística neste fim de semana de feriado prolongado, bem como reconhecimento e apoio como capital sem preconceitos.

A Champions Ligay BH ocorrerá na Arena Santa Cruz (Rua do Contorno, 504, Maria Virgínia/BH), e a entrada é gratuita. As festas de abertura e fechamento são fechadas, e você pode adquirir os ingressos pelo Sympla. Saiba mais em: bharbixas.com.


Comentários