Belo Horizonte, 12/12/2019

Galeria Periscópio apresenta exposição de Flávio Cerqueira a partir do dia 24

por Redação | publicado em terça, 20 de agosto de 2019



Mostra “A escultura no flagrante da ação” exibe esculturas em bronze com atitudes e poses de personagens elaboradas pelo artista

A Galeria Periscópio Arte Contemporânea apresenta a exposição “A escultura no flagrante da ação” com o artista Flávio, a partir das 11h do dia 24 de agosto (sábado). As esculturas são atitudes e poses de personagens criados pelo artista, retratando um gesto significativo da ação parado no tempo, indiciando um momento congelado do ato.

Flávio Cerqueira propõe obras cheias de lirismo, leveza e de ironia, muitas vezes, focada em personagens corriqueiros e acontecimentos comuns, na contramão da tradição da escultura figurativa em bronze, tão devotada a feitos heróicos, mitos clássicos ou grandes acontecimentos históricos. O bronze é considerado um dos mais nobres e resistentes materiais, símbolo antigo de perenidade, sendo manejado pelo artista a partir da técnica clássica da cera perdida, dando vida às figuras humanas que encantam, sobretudo, pela simplicidade. A inserção de objetos não-escultóricos (espelho, livros, velas), tornados parte da escultura, também é uma rubrica de Cerqueira, junto aos títulos sugestivos, referenciados em ditos populares e versos coloquiais, insinuando pistas de um roteiro, embora sem entregar o jogo.

Cerqueira graduou-se em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Arte, em 2005 e, seus trabalhos têm sido apresentados em diversas exposições coletivas no Brasil e no exterior: “10ª Bienal do Mercosul” em Porto Alegre; Brasil (2015); Resignifications no Museu Stefano Bardini em Florença (Itália) (2015); Ichariba Chode em Plaza North Gallery em Saitama (Japão) (2015); 16a Bienal de Cerveira em Portugal (2011). Possui obras nos museus mais importantes dos pais como Pinacoteca e Masp - "Amnésia" (2015).

Como um contador de histórias, o artista ativa o tempo mítico da fábula em suas obras, sendo tudo possível. Segundo Hélio Menezes, o trabalho do artista se inspira na linguagem fotográfica, como quem tridimensionaliza “instantes decisivos”, contendo, por força sugestiva, o enredo a ser contado. Como uma narrativa fragmentada, apenas sugerida, as situações em que os personagens se encontram, convidam os visitantes a interagirem com eles, como coautores de seus gestos, dividindo com o artista a criação de suas histórias.

A exposição “A escultura no flagrante da ação” começa sábado (24), às 11h, aberta ao público até dia 21 de setembro. “ A expectativa para apresentar o trabalho de Flávio Cerqueira em Belo Horizonte é muito grande. A obra é bastante apreciada pelo público e estamos empolgados por sermos os responsáveis por exibi-la na capital’’, afirma.

Serviço

Exposição aberta ao público:

“A escultura no flagrante da ação” – Flávio Cerqueira

Abertura: 24/08/2019 (sábado) – 11h às 17h

Horário de funcionamento: Seg a Sex: 11h às 18:30h | Sáb: 10h às 14h

Av. Álvares Cabral, 534, Lourdes, BH – MG.

Período: 24 de agosto a 21 de setembro


Comentários