Belo Horizonte, 20/09/2019

GastroUna apresenta empreendimentos gastronômicos

por Redação | publicado em quarta, 20 de junho de 2018



Tradicional feira de inovações será realizada no dia 21 de junho, a partir das 17h, no Campus Guajajaras

A quinta edição do GastroUna, que será realizado em 21 de junho, no Campus Guajajaras, está repleta de novidades na área de gastronomia. Aberta ao público, a feira apresentará ao público projetos inéditos no mercado. Sob a avaliação de jurados especialistas tanto da área acadêmica, quanto profissionais do mercado, os alunos exibirão pratos inovadores e produtos inspirados na sustentabilidade e no empreendedorismo, desenvolvidos ao longo do semestre.

Segundo a idealizadora do projeto, Rosilene Campolina, o evento é uma oportunidade para que os alunos mostrem seus potenciais técnicos e a capacidade de empreendedorismo. “Com os trabalhos apresentados, os gastrólogos podem divulgar suas ideias para a comunidade e isso pode gerar diversos negócios e networking. Inclusive, vários empresários do setor estarão de olho em tudo”, ressalta.

De acordo com Edson Puiati, coordenador do curso, o setor gastronômico estará fortemente representado por meio dos parceiros do evento: Abrasel, Frente da Gastronomia Mineira (FGM), , Belotur, Emater Flor de Sal CIMSAL, FalkeBier, Café Segafredo, BeGreen Boulevard, Aproxima, Jungle Bier, Multiform, Cachaciê, Chef a Chef, BH Eventos, Restaurantes Dona Lucinha e Jotapê, Produtos Sabarabuçu e Royal Prestige.

Teremos como atração a “gastroURNA”, onde o público poderá votar no melhor prato da feira e também sorteio de brindes, música e degustações.

Grupos participantes

1 - A La Mineira: empreendimento que resgata a cozinha de raiz com valorização dos ingredientes sazonais e da filosofia do Slow Food, no qual prioriza a utilização dos insumos locais. Sendo assim, os alunos levarão para o evento um sanduíche inovador com pão preto, recheado com carne de lata e geleia picante flambadas na cachaça, guarnecido com serralha e uma farofa de torresmo trazendo o espírito do interior de Minas.

2 - Cake Truck: empreendimento gastronômico que agrega o valor “confort food” da tradição à inovação, trazendo aquela sensação gostosa de estar comendo um quitute da vovó, despertando emoções e sentimentos nostálgicos. Durante o evento haverá cupcakes nas versões mineiras de doce de leite, goiabada e queijo canastra, polvilhados com flor de sal.

3 - Coisa Broa: empreendimento que valoriza os terroirs regionais oferecendo releituras mineiras de preparos internacionais. Para o evento, os alunos preparam um sanduíche feito com broa de fubá, queijo canastra, ragu de pernil, crisp de couve e uma redução de cachaça. O preparo lembra os tradicionais hambúrgueres americanos, porém é produzido com ingredientes regionais e processos artesanais de acordo com a filosofia do Slow food.

4 - Hijos de Minas: projeto inovador com a fusão da cozinha Mineira inspirada na cozinha Mexicana com utilização dos ingredientes regionais. Com foco na sustentabilidade, no empreendedorismo e na inovação, o projeto levará para a feira Gastrouna o trio de sabores apresentados em tacos recheados com carne de panela, linguiça caseira flambada na cachaça e lombo com jiló.

5 - J D'Darc: a cozinha medieval é muito interessante e tem muito a ser explorada. Pensando nisso, os alunos criaram o empreendimento J D’arc, uma taverna gastronômica com temática medieval, que utiliza de ingredientes mineiros para fazer releituras de pratos da época. Nosso objetivo é informar e prover uma certa imersão aos clientes, seja com decoração relativa ao tema ou com pratos e bebidas relacionadas à época medieval.

6 - Sô Arroz: trata-se de uma empresa de bolinhos de arroz inspirados em pratos clássicos da cozinha brasileira, com base na inovação, sustentabilidade e empreendedorismo na gastronomia.

Serviço

GastroUna

Datas: 21 de junho (quinta-feira)

Horários: das 17h às 21h

Entrada: gratuita

Local: Campus Guajajaras

Inscrição: rua dos Guajajaras, 175, Centro - Belo Horizonte/MG


Comentários