Belo Horizonte, 05/12/2021

Inovação, gestão e gastronomia no 4º Encontro Integrado das Faculdades Senac

por redacao | publicado em quinta, 04 de novembro de 2021



O evento on-line e gratuito será realizado nos dias 5 e 6/11

Inovação, gestão e gastronomia. Esses são os pilares do 4º Encontro Integrado das Faculdades Senac que ocorrerá de forma on-line nos dias 5 e 6 de novembro. O evento contará com conferências que abordam temas relevantes e atuais sobre gastronomia e é um incentivo à educação permanente e à participação em atividades voltadas para a solução de problemas. Além disso, trata-se de um instrumento importante para a formação dos alunos e futuros profissionais. As inscrições gratuitas podem ser feitas pela Sympla e a transmissão do evento será pelo canal do Senac no YouTube .

“Estamos no 4º Encontro Integrado das Faculdades Senac, reforçando nosso compromisso com o tripé da educação superior, ensino-pesquisa-extensão. Toda a expertise do Senac no segmento da Gastronomia se consolida nesse encontro, em que compartilhamos com a sociedade toda nossa produção de conhecimento acadêmico científico, sendo eles pesquisas, projetos e ações executadas, num movimento de valorização e fomento da pesquisa na Gastronomia”, afirma Rafael Teixeira de Mattos, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Senac em BH.

Sobre os temas abordados no evento, Francielle Rodrigues Souza, Coordenadora do Núcleo de Extensão e Iniciação da Faculdade Senac em Contagem, afirma que são fundamentais para os alunos que buscam ampliar seus conhecimentos. “O 4º Encontro Integrado promove a inclusão da comunidade acadêmica no âmbito da pesquisa e extensão. O evento visa também fortalecer os projetos da iniciação científica e extensão fomentando os discentes a ampliarem seu aprendizado por meio da pesquisa bem como na consolidação de conhecimento que as temáticas do evento propiciarão”, finaliza.

Confira a programação completa:

  • 05/11 (sexta-feira)

17h15 – Abertura oficial

17h30 – Conferência A centralidade do Bar para a economia mineira: gestão, inovação e empreendedorismo em tempos de pandemia - Ricardo Rodrigues - Conselheiro Consultivo da Abrasel em Minas Gerais e Diretor do restaurante Maria das Tranças.

18h30 – Conferência Gastronomia em Belo Horizonte: dados e fatos sobre o setor - Maria Thereza Saez Magalhães - Gerente de Estudos e Pesquisa e Coordenadora do Observatório do Turismo de Belo Horizonte na Belotur.

  • 06/11 (sábado)

9h – Mesa Redonda: Impacto do título de Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO na economia dos bares da capital mineira. Convidados: Ana Gabriela Milagres Moreira Baeta Ale - Gerente de Marketing Turístico da Belotur; Fernanda Heloise Fonseca – Superintendente de Marketing Turístico da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT-MG) e Henrique Gilberto - chef executivo na Rullus Buffet.

- Mediadora: Carolina Figueira da Costa – Historiadora da Alimentação/Docente do Senac em Minas

10h: Mesa Redonda: Bar em Bar: gestão de eventos gastronômicos e empreendedorismo nos estabelecimentos de pequeno e médio porte Festival Bar em Bar. Convidadas: Adriana Queiroga - Diretora Executiva Abrasel; Maria Eulalia Araújo - Sócia-fundadora do Comida di Buteco e Diretora Operações do Comida di Buteco Produções Gastronômicas

Atuação do Senac em Eventos Gastronômicos

- Bárbara Costa – Coordenadora de Eventos do Senac

Mediadora: Kleinia Anjos Viana – Docente do Senac

11h – Exposição dos Painéis Científicos

11h30 – Cozinha Show: Sanduíche de barriga de porco empanada, picles de jiló, mostarda de abóbora e salsa verde com Mandiopan. Convidado: Marcus Vinícius de Carvalho Monteiro – Docente do Senac


Comentários