Belo Horizonte, 28/10/2020

Maior loja de carros multimarcas premium do Brasil adia inauguração por causa da pandemia, mas vê vendas aumentarem

por Redação | publicado em quinta, 15 de outubro de 2020



Foto: Jomar Bragança.

Após receio de queda no faturamento, AvantGarde Motors viu número de saída mensal de veículos dobrar

O que poderia ser o início de uma fase de queda na AvantGarde Motors se mostrou justamente o contrário. Com inauguração do novo showroom, em Belo Horizonte, Minas Gerais, prevista para 30 de março, a marca já estava com um evento organizado para abrir as portas da que se tornaria a maior loja de carros multimarcas premium do Brasil, com 6 mil m². Mas a imposição da quarentena uma semana antes fez os planos serem cancelados.

Sem poder funcionar, os sócios Fernando Duran, Áureo Brandão e Rodrigo Freitas temiam uma queda brusca no faturamento. Sem sair de casa, era normal que o consumo de veículos diminuísse. Mas o que se viu foi o contrário. A empresa passou a vender mensalmente o dobro de carros que vendia antes. O faturamento quadruplicou no segundo trimestre em comparação ao mesmo período do ano passado.

“É difícil cravar qual foi o principal motivo para o aumento nas vendas, mas acredito que, com mais tempo em casa e com a economia gerada tanto com a ausência de viagens como com o cartão de crédito sendo menos usado, as pessoas puderam olhar com calma as oportunidades e adquirir bens que na correria do dia a dia não conseguiam parar para comprar”, afirma Fernando.

Outro ponto que o sócio destaca é a oscilação no mercado de ações, que gerou insegurança em deixar o dinheiro investido na Bolsa de Valores, por exemplo. O financiamento mais barato também pode ter contribuído para o consumo de veículos, na opinião dele. “Além disso, tem a sensação de efemeridade provocada pela pandemia. Muita gente perdeu algum conhecido e isso fez com que as pessoas não quisessem mais deixar para amanhã sonhos que podiam realizar hoje”, complementa o executivo da AvantGarde.

Para atender esse público de porta fechada, a empresa investiu - ainda mais - em tecnologia. Ampliou a divulgação nas mídias digitais e passou a mostrar os carros de perto para os clientes através de ferramentas de vídeo do celular. “Aqui nós temos dois pontos: primeiro que já temos credibilidade no mercado e as pessoas sabem que só trabalhamos com máquinas de qualidade. Segundo que o telefone permitia que mostrássemos detalhes do automóvel, e aí o cliente já sabia se era o modelo que buscava ou não”, revela o sócio Áureo Brandão.

O formato deu tão certo e a expectativa foi tão acima do esperado que mesmo quando a prefeitura de Belo Horizonte permitiu a abertura do comércio, foi tomada a decisão de manter as portas fechadas. “Nós vimos que não precisamos ter pressa. As vendas estão indo bem e estamos conseguindo atender quem nos procura, então não tem motivo para colocar em risco nossos funcionários, colaboradores e clientes. A nossa expectativa é abrir apenas em novembro, quando esperamos que a situação da pandemia no país esteja melhor. Assim, poderemos abrir o showroom com o que era o propósito inicial dele: ser mais do que uma loja, ser um ponto de encontro, um lugar de negócios, interatividade e experimentações”, afirma Rodrigo Freitas.

A AvantGarde Concept Store tinha esse objetivo inicialmente: o espaço conta com área gourmet, academia para funcionários, cinema, ambientes instagramáveis e ilha de edição para influenciadores. Tudo para proporcionar uma experiência diferente ao cliente ou visitante. Tudo para lembrar que não se trata apenas de compra e venda, mas de realização e bem-estar.

Especializada na venda de máquinas como McLaren, Ferrari, Lamborghini e Maserati, a nova AvantGarde Motors teve seu projeto arquitetônico inspirado em lojas conceito de marcas de luxo em Paris, como Louis Vuitton, Nike e Nespresso.


Comentários