Belo Horizonte, 19/08/2022

Maquiagem atrapalha a proteção do filtro solar?

por redacao | publicado em sexta, 15 de julho de 2022



A chave para reduzir o risco de câncer de pele, manchas solares e rugas causadas pelo sol é incorporar protetor solar em sua rotina diária e aplicá-lo, e reaplicá-lo corretamente. Acontece que pouquíssimas mulheres se contentam em passar apenas o protetor, a maquiagem faz parte da rotina e, em alguns casos, ela pode passar a ilusão de que a pele está protegida. Será? O uso de maquiagem pode interferir de alguma forma?

A ordem e a quantidade de uso dos produtos é um dos pontos importantes, conforme explica o médico dermatologista Lucas Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e especialista em cosmiatria e beleza facial. “O correto é iniciar com a limpeza, depois, tonificação, hidratação, proteção solar e, em seguida, a maquiagem. Sempre lembrando que há uma quantidade correta de filtro solar, que é uma colher de chá para rosto e pescoço”, explica ele.

Pode parecer muito, porém, a proteção solar é a principal forma de prevenir o envelhecimento precoce, então, reduzir a quantidade de base, por exemplo, e investir num protetor solar com cor pode ser uma boa pedida. “O protetor solar com cor é o que oferece uma proteção mais completa. O pigmento protege contra a luz visível, como luz de monitores de computador, smartphones e etc. Importante ressaltar inclusive, que esse pigmento é específico para a função e protege a pele com eficácia, o que não ocorre tão bem com o pigmento da maquiagem, mesmo aquelas que possuem fator de proteção, que costuma ser um fator abaixo de 30”, explica Dr Lucas Miranda.

De acordo com o dermatologista, o fator de proteção 30 é o suficiente para uma proteção adequada.

Por fim, outro hábito é essencial quando falamos de proteger a pele - reaplicar o protetor. Você reaplica ao longo do dia? Se a resposta for não, saiba que sua proteção está muito defasada. “O protetor solar, independente da marca ou fator de proteção, tem um prazo específico de ação. O recomendável é reaplicar a cada 3 horas. Para quem usa maquiagem, uma boa pedida é andar com uma água micelar na bolsa, algodão, e limpar a pele quando for reaplicar o protetor. Depois, a maquiagem pode ser reaplicada novamente”, recomenda o médico dermatologista.

Outra dica para manter a proteção ao longo do dia são os protetores solares em pó, que podem funcionar como o pó compacto da maquiagem. “ O pó com fator de proteção não substitui o protetor solar, mas pode ser usado para reforçar a proteção ao longo do dia, nos momentos de reaplicação”, explica Dr Lucas.

Lembre-se, usar protetor solar é importante inclusive no inverno, em dias nublados e dentro de casa! Continuaremos em contato com a radiação em todas essas situações e, em muitos casos, expostos também à luz visível de monitores e equipamentos eletrônicos. A saúde e aparência da sua pele agradecem!


Comentários