Belo Horizonte, 28/10/2020

Maquiagem para pele negra: dicas práticas para acertar em cheio na escolha dos produtos

por Redação | publicado em terça, 17 de setembro de 2019



Bases, pós, corretivos e a dificuldade em encontrar a tonalidade do produto que converse com o tom da pele e realce a beleza natural. Expert em maquiagem, a youtuber Marisa Lopes reuniu dicas essenciais para mulheres que enfrentam essas dúvidas e ainda realizou um passo-a-passo para preparação da pele

Quando se fala em maquiagem para a pele negra, o mercado de cosméticos ainda falha na diversidade de tons capazes de atender todo esse público. O conflito em acertar a cor de base, por exemplo, ronda as mulheres negras na hora de comprar o produto certo. Pensando nisso, o Instituto Embelleze, rede de franquias voltada para profissionalização em beleza, convidou a youtuber Marisa Lopes, expert no assunto, para preparar um tutorial de maquiagem voltado ao público negro. Além disso, Marisa também reuniu dicas essenciais para quem deseja adquirir os produtos ideias e caprichar na produção, respeitando todas as necessidades e características da pele negra. Confira!

Passo 1 – A escolha da base

Em função de influências externas, como a luz do sol ou a aplicação de protetores solares, o rosto tende a ter uma tonalidade abaixo ou acima do restante do corpo. Por essa razão, a dica da Marisa para descobrir a tonalidade correta da base, é realizar um teste aplicando um pouco do produto no maxilar e analisando se o produto se assemelha tanto ao tom do rosto quanto do pescoço – proporcionando assim uma harmonia e naturalidade para a maquiagem.

A youtuber ainda pontua a importância em reconhecer o subtom da pele, pois bases com subtons rosados podem acinzentar a maquiagem e enfraquecer o resultado final.

Passo 2 – Preparar a pele

Como toda preparação de maquiagem, antes da aplicação dos cosméticos, é importante limpar completamente a pele e aplicar um hidrante. Dessa forma, a maquiagem tende a durar mais no rosto e ganha uma aparência mais profissional.

Após a hidratação, aplicar um primer na zona T - que engloba a testa, o nariz e o queixo - e espalhar o produto do centro para fora do rosto.

Passo 3 – Aplicação da base

Com a pele preparada e o tom de base devidamente escolhido, é o momento de aplicar o produto. Levando em conta que a pele negra tem uma tendência a ter manchas em tons diferentes, por conta de mais ou menos concentração de melanina em determinadas áreas, o ideal é o optar por uma base de média a alta cobertura e aplicar de forma homogênea.

Passo 4 – Contornos e corretivos

O corretivo, em um tom mais claro que a base e respeitando o subtom da pele, pode ser aplicado com uma esponjinha entre as sobrancelhas, abaixo das olheiras e no arco do cupido – iluminando as regiões do rosto. Já, para o contorno, aplicar um pó mais escuro ou um produto cremoso na área inferior às maçãs do rosto e na região da testa, rente ao cabelo. Optar por um pincel macio com a ponta reta e esfumar até conquistar um resultado satisfatório.

Passo 5 – Matificar

Selar a maquiagem faz com que ela dure, em boas condições, por mais tempo. Portanto, utilize um pó banana ou um pó translúcido para matificar toda a pele. Após a aplicação do produto, caso haja necessidade, retomar o pó escuro para evidenciar ainda mais o contorno.

Passo – Para finalizar e dar cor

Aplicar o blush na região mais alta das maçãs de forma que a tonalidade se mescle com o contorno aplicado anteriormente. Recorrer a camadas generosas de máscara para cílios preta para os olhos e finalizar com um batom de preferência – fundos marrons, roxos e avermelhados tendem a harmonizar com o tom de pele negra.

Já para quem deseja fugir um pouco da pele matte e prefere um efeito glow, a dica está em, após toda a preparação, recorrer a um iluminador dourado ou bronze na região das têmporas.

Sobre o Instituto Embelleze

Fundado em 1998, o Instituto Embelleze é a maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação profissional em beleza. Aderiu ao franchising em 2003, após parceria firmada com a SMZTO Holding de Franquias. Pioneira no setor, a rede acredita que é possível transformar vidas por meio da educação e capacitação de profissionais na arte de embelezar. Presente em todo o território nacional, a marca possui aproximadamente 350 unidades no Brasil e inicia o processo de expansão internacional com duas unidades inauguradas no Equador, além de uma nos Estados Unidos com previsão de inauguração até o fim de 2019. Em 15 anos, já são mais de 2 milhões de profissionais formados como cabeleireiro, barbeiro, maquiador, depilador, manicure e pedicure, designer de sobrancelhas, entre outras especializações. Em 2018, a rede recebeu o seu décimo Selo consecutivo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).


Comentários