Belo Horizonte, 16/05/2022

Mineração impulsiona o mercado de locação de ônibus

por redacao | publicado em sexta, 25 de março de 2022



Foto: Felippetur/ Valent Films/ Junior Andrade

Empresa mineira de ônibus vence a crise com prestação de serviços ao setor no estado

O setor de transportes de passageiros por ônibus e micro-ônibus viu sua demanda cair consideravelmente desde o início da pandemia. Com o impedimento de viagens a turismo, fretamento de escolas e prefeituras, bem como deslocamentos em geral, a saída para as muitas empresas foi a migração para o mercado de locação de veículos para os segmentos que continuaram funcionando como o de mineração.

Em Belo Horizonte, a Felippetur Transportes é um grande exemplo disso e encontrou nesse momento de crise uma oportunidade de manter a empresa ativa e em expansão. Para atender contratos de médio e longo prazo com companhias prestadoras de serviços no ramo de mineração como a VALE S.A., a empresa, que antes fazia transporte escolar e locação eventual, colocou em circulação mais de 30 veículos entre ônibus e micro-ônibus utilizados para realizar o transporte dos funcionários das mineradoras atendidas.

“Ao optar por essa modalidade de atuação, registramos um aumento de mais de 200% em nossos lucros e tivemos que adquirir 17 novos veículos para nossa frota em apenas dois meses. A alta demanda do mercado de mineradoras nos permitiu acesso a contratos de mais de seis dígitos”, revela Felipe Augusto Couto, proprietário da empresa.

Para 2022, a Felippetur Transportes planeja expandir ainda mais seus negócios dentro do mercado de locação de ônibus como equipamento, tornando-se referência e especialista nessa modalidade de serviços.

Evolução na segurança do transporte

Para se adaptar à demanda do mercado de mineração, a empresa está adequando sua frota para os modelos Attack 4x4, que são veículos desenvolvidos especialmente para o tráfego em estradas não pavimentadas e locais de difícil acesso.

“Esses veículos oferecem robustez e têm como principal característica a segurança do trabalho. O modelo também atende às exigências das mineradoras, que possuem requisitos técnicos diferenciados como tração nas quatro rodas, que oferece mais estabilidade e agilidade em terrenos irregulares” destaca Felipe.

“Nosso objetivo é ofertar um trabalho que siga um rigoroso plano de manutenção preventiva e corretiva. Encontramos na locação para o segmento de mineração o caminho para sobreviver à crise”, avalia.

Características técnicas dos novos micro ônibus 4x4 da Volare

- Suspensão reforçada

- Sistema de transmissão robusta com trações: 4x2; 4x4 tradicional e 4x4 reduzida;

-Rodas e pneus especiais para terreno fora de estrada

-Freios ABS/EBD

-Tanque e chicotes elétricos;

-Proteção para cárter do motor;

-Saia lateral elevada (maior distância do solo);

- Ângulos e saídas diferenciadas;

- Snorkel, bateria e estepe no bagageiro traseiro;

- Sinalização com suporte para haste de indicação de altura;

- Câmera de ré;

-Espelhos com visualização 360º.


Comentários