Belo Horizonte, 20/01/2021

Moda Para Todas

por Redação | publicado em segunda, 23 de setembro de 2019



A grife Marcia Morais é referência em moda plus size e, há mais de 20 anos, traz ao mercado clássicos do armário e tendências fashion para mulheres de manequim 40+

A moda sempre foi um espaço dominado por certos tipos de padrões que são impostos pelo mercado e tantos outros fatores culturais. A indústria, seguindo a mesma lógica, tem produzido roupas pensadas para apenas alguns tipos de corpos, excluindo muitos outros. De uns anos para cá, deu-se início a um movimento que repensa esses lugares tidos como comuns no mundo da moda e propõe um espaço mais inclusivo e diversificado.

Hoje, as coisas já mudaram muito – pensar moda já não é pensar apenas nas modelos altas e magras que sempre vimos em capas de revistas. A edição de setembro da revista Glamour US (para as publicações de moda, essa é a edição mais importante do ano), teve como capa modelos plus size que estão se destacando no mercado, fechando contratos com grandes marcas e ganhando tanta relevância quanto modelos que estão dentro do padrão. Isso mostra o quanto a moda plus tem deixado de ser um "segmento" à parte, com poucas opções de modelos e cortes, para tornar-se protagonista no mercado.

Aliás, as coisas vão muito bem para marcas plus size no Brasil – segundo dados da Associação Brasil Plus Size (ABPS), esse mercado cresceu 21% nos últimos três anos, enquanto nesse mesmo período, a indústria de vestuário acumulou queda superior a 5%. Márcia Morais, dona da grife homônima, notou essa oportunidade no mercado há 20 anos. Por não ser manequim padrão, ela não encontrava roupas que fizessem com que ela se sentisse bem, bonita e pronta. Partiu para a produção própria, escolhendo um tecido que lhe caía bem, elaborando uma modelagem que valorizava sua forma. Hoje, é uma das referências em moda plus size em Belo Horizonte, oferecendo uma variedade de modelagens, cores e estampas a partir de estudos de tendências. Inclusive, quando a multimarcas Renner começou a planejar sua coleção plus size, chamou Marcia para ser consultora no projeto. Para a grife, a preocupação é clara: possibilitar o acesso a roupas bonitas e de qualidade a mais mulheres.

Foto: Gustavo Marx


Comentários