Belo Horizonte, 04/07/2022

Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena comemora 10 anos

por redacao | publicado em terça, 24 de maio de 2022



Foto: Armatrux/ Guto Muniz

Evento traz o tempo como tema e após dois anos no formato on-line, ocorrerá presencialmente

Dos dias 25 a 28 de maio será comemorado os 10 anos da Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena. É uma década de dedicação à dramaturgia. Festejaremos também os 30 anos do grupo mineiro Armatrux, que faz sua história ao humanizar o inanimado com atores que constroem e interagem com bonecos.

Foram dois anos acontecendo on-line, sem a presença do público. Por isso, o tema escolhido foi o Tempo. Este marca o momento de transformação e reencontros. Faz e desfaz as distâncias ao inventar a saudade e colocar fim nela ao nos trazer o momento presente com todas as suas surpresas.

“É uma alegria completar 10 anos, reverenciar nossa trajetória de resistência, os encontros promovidos, ver a força da cadeia produtiva, de técnicos a artistas que passaram pela cidade nos últimos nove anos para fazer cultura e transformar nossa realidade”, comemora a idealizadora e diretora geral, Aline Garcia.

Esse ano o tema é o Tempo e Aline ainda fala um pouco mais sobre a escolha da temática. Para ela, como o teatro é a maneira mais profunda de comunicação na arte por se tratar de uma interação ao vivo, de pessoa a pessoa, a ideia foi buscar um tema que captasse a essência dos acontecimentos. “Daí a ideia do tempo. Seja no teatro ou na vida, é impossível fugir dele. Ele pulsa e nele se inscreve toda nossa trajetória de 10 anos”.

Assim como nos anos anteriores, o Tiradentes em Cena mantém sua característica de oferecer ao público um leque variado de atrações. Oficinas, peças, roda de conversas, tudo que leve o mundo das artes cênicas e da cultura ao grande público e de forma a estimular as produções locais.

A diversidade de apresentações e o intercâmbio entre artistas sempre fizeram parte da programação e este ano não será diferente. De olho também na formação de público, contempla gêneros diversos das artes cênicas para captar o interesse do mais desavisado ao mais entusiasta das artes do palco.

O Sesc Minas trará as rodas de conversas para o Tiradentes em Cena

A Mostra conta com rodas de conversa em parceria com o Sesc em Minas. Esse ano, a mesma união promoverá a tragicomédia “Thácht”, do grupo homenageado, Armatrux. Após a peça, teremos uma conversa com o elenco sobre pesquisa teatral, trajetória do grupo e tempo de estrada.

O mesmo formato acontecerá com o monólogo “Orfãs de dinheiro”, da atriz Inês Peixoto. Após a peça, escrita e encenada pela artista, no dia seguinte, haverá uma roda de conversa sobre processos e percursos criativos no cotidiano artístico.

O espetáculo “Enquanto Estamos Aqui", com texto de Sérgio Roveri e direção de Leonardo Fernandes, é outro fruto da parceria com o Sesc e segue mesma configuração.

“Um dos compromissos mais importantes para o Sesc em Minas é promover a cultura em várias partes do estado. Essa parceria com a 10ª Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena é motivo de dupla satisfação para nós. Primeiro pela possibilidade de retorno dos eventos com a presença do público, que em Tiradentes é tão diverso, formado pela população local e muitos turistas. Depois pela oportunidade de difundir saberes e reflexões sobre a produção cultural por meio das atividades formativas e rodas de conversa que o Sesc apresentará com presenças selecionadas de artistas e profissionais do setor. Dessa forma, além dos espetáculos, o evento oferecerá um importante momento dedicado ao fomento das artes, contribuindo não só para que a Mostra se torne mais longeva, mas também com uma cena cultural ainda mais potente em todo o estado” – relata Luciano Fagundes, diretor Regional do Sesc em Minas.

Campus Cultural UFMG reforça parceria com o Tiradentes em Cena

O Campus Cultural UFMG em Tiradentes é outro parceiro da Mostra. Junto ao evento, traz o espetáculo da Quatroloscinco - Teatro do Comum de Belo Horizonte, a Oficina Poética dos Sentidos com o Diretor de teatro, ator, músico, investigador de experiências sensoriais, o espanhol Gabriel Hernandéz com produção de Carol Correa. Também no Sobrado, a peça Efémero do estudante de doutorado do Programa de pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, Fabrício Trindade.

Outra atração é o vídeo mapping na fachada do Museu Padre Toledo, administrado pelo Campus Cultural UFMG, do artista, designer gráfico e diretor de projetos multimídia, Bernardo Leite.

Cenas Curtas chega à sétima edição

Pelo sétimo ano consecutivo, o Tiradentes em Cena promove em paralelo o Festival de Cenas Curtas. Idealizado com o ator e produtor Vinicius Cristóvão, acontece on-line, em plataformas digitais. O objetivo é ampliar ainda mais o alcance ao grande público. Trata-se de fomentar a experimentação, na qual teatro e audiovisual se entrelaçam ao criar poéticas tecnológicas. Após edital divulgado antes da Mostra, um júri seleciona três cenas vencedoras para se apresentam no canal do Youtube do Tiradentes em Cena.

A Mostra de Teatro Tiradentes em Cena é aberta ao público, realizada com patrocínio da MR Mineradora, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com a parceria cultural do SESC em Minas e Campus Cultural UFMG, Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade, e Fundação Clóvis Salgado, promoção cultural Jornal O Tempo Rádio Super 91.7 FM e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Tiradentes, Associação Empresarial, Espaço Cultural Aimorés, Centro Cultural Yves Alves, Entre&Vista e IPHAN.

Idealização: Nina Capel e Tiradentes em Cena

Realização: Nina Capel, Tiradentes em Cena, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Canais e endereços:

Web: www.tiradentesemcena.com.br

Instagram: @tiradentesemcena

Youtube: youtube.com/tiradentesemcena

Twitter: @Tiradentes_Cena

Facebook: tiradentesemcena


Comentários