Belo Horizonte, 05/12/2021

Outubro Rosa no Hospital da Baleia terá mutirão de cirurgias e café especial para pacientes

por redacao | publicado em segunda, 04 de outubro de 2021



Foto: Henrique Pimentel

Referência no atendimento oncológico em Minas Gerais, o Hospital da Baleia preparou diversas ações para marcar o Outubro Rosa. Em 2020, o Hospital da Baleia realizou cerca de 28 mil procedimentos relacionados ao câncer de mama, dentre eles, consultas, cirurgias e sessões de quimioterapia e radioterapia. Mesmo em um ano de pandemia, 238 cirurgias de câncer de mama foram realizadas, além de 47 mastectomias.

Confira as ações da próxima semana:

Mutirão de Cirurgias

Um total de 25 mulheres em tratamento de câncer de mama no Hospital da Baleia receberão uma prótese mamária nos dias 4 e 5 deste mês, para marcar o Outubro Rosa. As próteses serão doadas pela empresa Motiva Implantes e as cirurgias de reconstrução mamária serão realizadas pela equipe da Cirurgia Plástica do Hospital da Baleia. O Baleia é o único hospital de Belo Horizonte a contar com uma equipe de cirurgiões plásticos para realizar cirurgias mamárias reparadoras pelo SUS. Todas as mulheres selecionadas terminaram o tratamento há alguns anos, não dispunham de condições financeiras para custear uma cirurgia reparadora particular e estavam na fila do SUS aguardando a prótese.

Café para Pacientes

A Coffee ++,marca brasileira de cafés superespeciais, une-se ao Hospital da Baleia no combate ao câncer de mama, e irá fazer uma doação durante o mês de outubro. A empresa se comprometeu a reverter para doar para a instituição o valor correspondente a 5% das vendas que sejam efetuadas no site coffeemais.com, entre 1º e 31 de outubro. Além da doação de recursos, a Coffee ++ oferecerá um café da manhã especial, no dia 7 de outubro, com a intenção de proporcionar um momento de confraternização e acolhimento para as mulheres que estão em tratamento na instituição. Um kit com um brinde especial também será entregue a mulheres em tratamento oncológico.

O fundador da empresa, Leo Montesanto, irá pessoalmente preparar o cafezinho e presenteará cada uma das participantes com um kit Coffee ++ com a famosa variante Geisha. "Já separei o liquidificador e os grãos para preparar a bebida na hora, como deve ser. Café, para mim, é uma referência de afeto, além de ser uma razão para sorrir e rememorar bons momentos. É exatamente isso que espero levar para as pacientes. E que essa seja apenas a primeira de muitas ações que vamos fazer juntos com o Hospital da Baleia", comenta Leo.

Exposição Poderosas

No dia 20 de outubro, no Ambulatório da Oncologia, será lançado a 2° Exposição Fotográfica das Poderosas, um projeto idealizado pelo fotógrafo Alexandre Rust. As 14 modelos do ensaio são mulheres em tratamento de câncer de mama no Hospital da Baleia. Todas elas participaram pela primeira vez de um ensaio fotográfico e o objetivo da ação é romper barreiras do preconceito e tabus causados pela doença, mostrando que a beleza da mulher não está na aparência física.

As fotos que serão expostas é uma surpresa para todas as pacientes que participaram do ensaio. E elas ainda receberão de presente um álbum com todas as fotos. A exposição ficará no Ambulatório da Oncologia até o dia 31/10.


Comentários