Belo Horizonte, 09/03/2021

Poesia de Dantas Mota é tema de palestra da Academia Mineira de Letras

por redacao | publicado em segunda, 25 de janeiro de 2021



Foto: Guto Cortes

Escritor Caio Junqueira Maciel fala sobre o assunto no dia 26 de janeiro

A Poesia de Dantas Mota é a primeira palestra da Academia Mineira de Letras na programação 2021, no dia 26 de janeiro. Quem se aprofunda em diferentes temas da obra do poeta mineiro é o escritor Caio Junqueira Maciel. O conteúdo estará disponível no YouTube da AML a partir das 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 193019), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH - por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

O escritor vai abordar diversas temáticas presentes na obra de Dantas: o tempo na poesia, a valorização da elegia e do protesto como base de uma escritura carregada de elementos míticos, bíblicos, universais. Como detalhe do tema: Do noturno de Belo Horizonte ao poeta clarividente identificado com o profeta Amós.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

Sobre o palestrante:

Caio Junqueira Maciel, nome literário de Luiz Carlos, foi professor de literatura brasileira por quase quarenta anos. Mestre em Literatura Brasileira pela UFMG, dissertou sobre a poesia de Dantas Mota, agora publicada em livro sob o nome de A escritura do tempo na poesia de Dantas Mota. Escreveu livros de poemas, entre os quais, Pele de jabuticaba (2019, Editora Urutau). Participa de algumas antologias de contos; letrista musical, entre seus trabalhos destaca-se Trilhas da literatura brasileira, em parceria com Zebeto Corrêa. Em 2020 publica o romance Um estranho no Minho, pela editora Viseu, fruto de sua vivência em Portugal.

SERVIÇO:

Palestras online “A poesia de Dantas Mota” – com Caio Junqueira Maciel

Data: a partir de 26 de janeiro, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br


Comentários