Belo Horizonte, 20/06/2021

Seminário aborda obra do fotógrafo francês Marcel Gautherot

por redacao | publicado em quarta, 09 de junho de 2021



Foto: obra de Marcel Gautherot

Iniciativa ocorre dia 10/06 e a participação é on-line

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Instituto Periférico, realizam o Seminário "Mundos potenciais: sobrevivências e desaprendizagens da imagem”, no dia 10 de junho, a partir das 8h. Em formato de webinar, o público pode se inscrever gratuitamente na plataforma Sympla. O evento conta com apoio da Embaixada da França e da Aliança Francesa de Belo Horizonte.

A atividade tem por objetivo criar um espaço de reflexão crítica em torno de fotografia, arte e cidade, tendo como mote a exposição “Marcel Gautherot – registros modernos da invenção da Pampulha: depois e além”, montada na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, porém temporariamente suspensa devido aos protocolos de combate à Covid-19.

Na ocasião, serão realizadas duas rodas de conversas que exploram afinidades e vizinhanças fotográficas. A primeira delas será “Pampulha + Congonhas”, com bate-papo entre Gabriela Gaia, Rita Velloso, Nelson Kon e Eduardo Costa, das 8h30 às 10h30. A segunda roda de conversa é “Amazônia + Brasília”, das 10h30 às 12h30, com participação de Adriano Machado, Aude Mathé, Paulo Tavares e Adirley Queiroz.

Para as rodas de conversa, os convidados receberam uma seleção de fotografias de Gautherot, utilizadas na exposição e irão compartilhar uma reflexão por elas provocada. A organização e mediação do seminário é da arquiteta e pesquisadora Junia Mortimer.

O seminário acontecerá respeitando todos os protocolos de combate à Covid-19. O evento integra a programação do Pampulha Território Museus, a oitava edição da Semana da América Latina e Caribe #SALC2021.

Abertura | 8h às 8h30

Junia Mortimer - Boas-vindas e Apresentação geral do seminário

Mesa 1 - Pampulha + Congonhas | 8h30 às 10h30

Eduardo Costa

Rita Velloso

Gabriela Gaia

Nelson Kon

Mesa 2 - Amazônia + Brasília | 10h30 às 12h30

Adriano Machado

Aude Mathé

Paulo Tavares

Adirley Queiroz


Comentários