Belo Horizonte, 18/01/2022

Supernosso adquire startup de orgânicos e amplia canais de vendas

por redacao | publicado em terça, 04 de janeiro de 2022



O Grupo Supernosso está investindo em uma nova frente do mercado alimentício. A rede acaba de adquirir o controle da empresa mineira Orgânico do Chico, um e-commerce especializado em produtos orgânicos. O objetivo é potencializar o mercado de orgânicos e fazer com que esses alimentos sejam bem mais acessíveis para toda a população. “Essa nova aquisição vem ao encontro da nossa estratégia de facilitar o abastecimento de lares e negócios, propósito maior do grupo”, destaca Rodolfo Nejm, vice-presidente do Grupo Supernosso

Hoje, o Brasil possui um crescimento de quase 10% no mercado de alimentos orgânicos, tendo registrado um acréscimo de 2,3 mil novos produtores entre janeiro de 2020 e maio deste ano, segundo pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Segundo o vice-presidente, o grupo está focado em oferecer aos clientes ingredientes sustentáveis vindos de pequenos produtores locais. “Será da fazenda para a sua mesa (farm to table), um conceito que teve origem nos EUA e que aproxima o produtor do cliente. Isso traz inúmeras vantagens, entre elas conhecer profundamente a origem dos ingredientes. Dessa forma, todos ganham, sem mencionar que o cliente será o principal beneficiado, pois vai consumir ingredientes com mais sabor e nutrientes”, destaca.

"Estávamos em busca de uma empresa em consonância com o nosso propósito e valores, como o apoio aos pequenos produtores; o alto padrão de qualidade, a valorização da família e da mineiridade. E o Orgânico do Chico se encaixa perfeitamente”, diz Nejm.

Logística


Hoje, o Orgânico do Chico conta com cerca de 1.500 produtos orgânicos, naturais, veganos e artesanais, entregues em Belo Horizonte e região metropolitana. Segundo o sócio Bernardo Maciel, o propósito é democratizar o acesso a produtos de qualidade, com maior comodidade e frescor. “A empresa surgiu com o Chico, meu pai, e o Guilherme, meu irmão, com o intuito de facilitar a relação entre o produtor e consumidor final. Por um lado, o pequeno produtor não conseguia escoar sua produção, e do outro, o consumidor não conseguia ter acesso aos produtos. Com a nossa logística, a maior parte das hortaliças chega na casa dos clientes com menos de 24 horas após a colheita. ”, diz Maciel.

Sobre o Grupo Supernosso


Com 81 anos de atuação, faturamento de R$2,9 bilhões e 10 mil colaboradores, o Grupo Supernosso está entre os 20 maiores no Brasil, de acordo com ranking da ABRAS. Para este ano, a expectativa de faturamento é de R$3,40 bilhões. E, até 2030, o grupo planeja triplicar o tamanho da empresa, com expansão de lojas para o interior de MG e outros estados.


Em consonância com a proposta de proporcionar mais comodidade aos clientes, o grupo aposta fortemente em omnicanalidade. Hoje, conta com 71 lojas físicas em Belo Horizonte e na região metropolitana, sendo 40 unidades Supernosso, a rede de supermercados premium; 13 lojas de proximidade, lojas menores com foco em conveniência, com a bandeira Momento Supernosso e 18 atacarejos com a marca Apoio Mineiro. Além do Supernosso.com, canal de vendas online do Supernosso e o Apoio Entrega, canal de vendas online do Apoio Mineiro, que conta com os aplicativos Clube Supernosso e Clube Apoio. Ainda fazem parte do grupo 120 mini lojas de conveniências em condomínios de Belo Horizonte, região metropolitana e Brasília/DF.


Também integram o Grupo uma indústria, a Raro Alimentos, que manipula carnes e frios com SIF para atender às lojas do Grupo; uma infraestrutura completa de panificação, que produz pães artesanais e alimentos prontos de marca própria para venda nas lojas. E a distribuidora especializada Decminas - eleita pela ABAD por cinco vezes consecutivas como a melhor distribuidora de produtos industrializados de Minas Gerais - que atende mais de 800 municípios mineiros.


Sobre Orgânico do Chico


O Orgânico do Chico tem a missão de reconectar as pessoas às origens da terra por meio de alimentos ricos e cheios de vida. Nós valorizamos a produção familiar e os pequenos negócios que fomentam a produção limpa e sustentável. Queremos fazer parte do dia a dia das pessoas e fazer com que elas tenham uma experiência de vida mais leve e saudável.


Comentários