Belo Horizonte, 16/05/2022

Tendência da eletrificação já é realidade: conheça o novo Leaf, o carro elétrico da Nissan

por redacao | publicado em quinta, 21 de outubro de 2021



Foto: divulgação/ Nissan Carbel Japão

2021 desponta como o melhor ano da eletromobilidade no Brasil, com cada vez mais veículos elétricos nas ruas do país. Novo Leaf chega em BH na Carbel Japão- unidade da Contorno- como uma boa opção para quem deseja um carro mais econômico e sustentável

Segundo especialistas, a eletrificação de carros é a evolução do setor automobilístico para um mundo mais sustentável e um caminho de via única. Os dados do segmento apontam que a eletromobilidade é uma realidade, visto que o ritmo de vendas de carros híbridos e elétricos do mundo tem acelerado nos últimos anos. Segundo projeções da Agência Internacional de Energia (IEA) até 2030 o setor de automóveis leves eletrificados deverá chegar a 22 milhões de unidades.

No Brasil, embora os números sejam mais tímidos, a presença de carros elétricos e híbridos nas ruas, com menos emissão de poluentes e mais econômicos, começa a ser cada vez mais frequente.

A expectativa da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) é fechar o ano de 2021 com 30 mil emplacamentos, o que representaria um crescimento de 52% frente ao ano de 2020. Somente em setembro deste ano, de acordo com dados da Renavam, foram emplacados 2.749 veículos elétricos e o setor já acumula 24.146 automóveis e comerciais leves eletrificados comercializados. Desta forma, o ano de 2021 já é o melhor ano da eletromobilidade no Brasil.

Neste cenário, várias montadoras apostam suas fichas neste mercado em ascensão. A montadora japonesa Nissan é uma delas que chegou com forte tecnologia e desponta com o novo Leaf. O carro, que já é um dos mais premiados do país, tem diferenciais que tem encantado o consumidor de alta tecnologia. A Nissan Carbel Japão, referência da montadora na capital mineira, é a primeira do estado a comercializar o elétrico.

“O Grupo Carbel mais uma vez sai à frente para proporcionar inovação aos consumidores. Estamos muito empolgados em sermos os primeiros na capital mineira e no estado a comercializar o que há de mais moderno em eletrificação e em uma nova maneira de dirigir”, comenta Thiago Maia, diretor da Nissan Carbel Japão. E acrescenta. “Somos entusiastas da eletrificação em Minas Gerais e estamos construindo alianças tanto com a iniciativa pública como privada para fazer do estado um grande polo de veículos elétricos da América Latina”.

Inicialmente o novo elétrico Nissan Leaf será comercializado na unidade Carbel Japão da avenida do Contorno, 10.151 no bairro Prado. O veículo já está disponível para test- drive e para a venda.

Maia também acredita que o processo de eletrificação dos carros é uma indispensável para o futuro mais sustentável e um caminho evolutivo. “Os carros elétricos são mais potentes, mais silenciosos, mais econômicos e além de tudo, sustentáveis, com menos emissão de poluentes. Por isso, ele já não é mais considerado uma tendência, mas uma realidade e vamos trabalhar muito para que ele chegue com força ao mercado mineiro. É claro que a novidade precisa de muita informação. E é isso que queremos levar aos nossos clientes. Vamos proporcionar o test-drive para que ele perceba os vários benefícios da nova tecnologia”.

Economia

Entre as grandes vantagens de um carro elétrico está a economia. Em tempos de alta de combustíveis então, o elétrico se destaca ainda mais no bolso do consumidor.

Segundo a montadora, o novo Leaf chega a ser até 75% mais econômico comparado ao abastecimento de veículo a combustão (gasolina, álcool ou diesel).

Autonomia

O Nissan Leaf é o modelo responsável pela popularização dos carros elétricos no mundo. No mercado desde 2011, em 2020 foi lançada a nova versão do carro. A nova versão já ganhou diversas premiações como carro elétrico do ano. O veículo está equipado com alguns dos sistemas de assistência à direção mais avançados que existem, além de ser o carro pioneiro em eletrificação em massa.

Com uma autonomia de 389 km no ciclo europeu NEDC (New European Driving Cycle), composto aproximadamente por 70% em tráfego urbano e 30% tráfego em estrada e 272 Km no ciclo americano EPA (Environmental Protection Agency) com cerca de 50% em tráfego urbano e 50% tráfego em estrada, o Leaf tem mais autonomia que o ciclo anterior e mais potência. Possui torque imediato que vai de 0 a 100 km em 7,9 segundos equivalente a um motor turbo 2 L.

Recarga fácil

Se a dúvida do consumidor é referente à recarga, o Leaf traz inovações e facilidades na hora de recarregar. Com bateria com garantia de oito anos ou 160.000 km ou o que ocorrer primeiro, o veículo já vem com um carregador que permite abastecer a bateria em qualquer tomada comum, nas tensões de 127v ou 220v. Na tensão de 220v, é possível carregar 100% da bateria em até 20 horas.

No carregador rápido Wallbox é possível carregar em até oito horas. Esse tipo de carregador pode ser encontrado em estações públicas de recarga elétrica, espalhadas pela cidade, mas também há a opção da instalação em residências, prédios e condomínios.

Com o acesso ao carregador super-rápido (CHAdeMO), o veículo pode ser recarregado em 40 minutos. Esse carregador pode ser encontrado em postos de combustíveis nas principais rodovias.

Equipamentos

Entre os principais equipamentos do novo Leaf da Nissan estão:

• Motor elétrico 110 KW (149cv)

• e-Pedal (operações de frenagem e de aceleração em um único pedal)

• Rodas de liga superleve 17”

• Chave inteligente presencial (I-Key)

• Piloto Automático Inteligente (Intelligent Cruise Control)

• Visão 360° Inteligente (Intelligent Around View Monitor)

• Monitoramento de Ponto Cego (Blind Spot Warning)

• Alerta Inteligente de Tráfego Cruzado Traseiro (Rear Cross Traffic Alert)

• Alerta de Colisão frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (Intelligent Foward Collision Warning with Intelligent Emergency Braking)

• Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (Intelligent Lane Intervention)

• Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA)

• Controle Inteligente em Curvas (Intelligent Trace Control)

• Estabilizador Inteligente de Carroceria (Intelligent Ride Control)

• Controle Inteligente de Freio Motor (Intelligent Engine Brake)

• Faróis Automáticos Inteligentes (High Beam Assist)

• Painel multifuncional em HD de 7''

• Ar-condicionado automático

• Acendimento Inteligente dos Faróis

• Acabamento premium dos bancos e do volante

• Bancos dianteiros Zero Gravity

• Comandos de piloto automático, computador de bordo e sistema de áudio/telefone no volante

• Sistema de áudio com tela touchscreen colorida de 8" com AM/ FM/ CD/ MP3/ AUX/ USB/ Carplay®/ Android Auto® e 6 alto-falantes

• Jogo de Tapetes (Acessório Nissan)

• Carregador para tomada 127 ou 220 volts.

• Adaptador T1-T2 para Wallbox

• Bolsa para cabos


Comentários