Belo Horizonte, 09/05/2021

"Transversalidades", do CCBB Educativo, relata experiência da educação no museu

por redacao | publicado em terça, 13 de abril de 2021



Foto: prédio CCBB BH/ Vagner Costa



Atividade tem transmissão on-line do dia 14 de abril e é acessível em libras

A educação vai muito além dos livros, exercícios, explicações e exames. Para ilustrar isso, o CCBB Educativo realiza edição do projeto Transversalidades com a educadora Gláucia Enes. Ela apresenta a webinar A escola vai ao museu: uma experiência de aprendizagem entre sujeitos e objetos, sujeitos e sujeitos, sujeitos e cidade no dia 14 de abril, às 19h, pela plataforma Zoom. É necessário fazer inscrição prévia no site do Programa para participar do evento ao vivo, que também conta com tradução em Libras.

O diálogo entre museu e escola pode provocar vários desdobramentos na vida dos estudantes e também contribuir para a formação de sujeitos críticos e atuantes em nossa sociedade.

Acreditando que programas de ação educativa podem ser múltiplos e trabalhar no sentido de construção de conhecimentos cognitivos e afetivos será apresentada a proposta de trabalho do Projeto Circuito de Museus da Secretaria Municipal Educação de Belo Horizonte que viabiliza visitas de professores e estudantes aos espaços culturais.

A prática da educação fora dos muros da escola é considerada por muitos professores como um ganho nos processos de aprendizagem e uma possibilidade de explorarem os mais variados conteúdos das disciplinas estudadas.

Gláucia Enes é graduada em Educação Artística pela Escola Guignard da UEMG. É especialista em Educação e Cinema e em Ensino de Artes Visuais, além de mestranda em Educação em Museus pela UFMG. É professora de artes da rede municipal de Belo Horizonte e integrante da equipe gestora do Projeto Circuito de Museus da Secretaria Municipal de Belo Horizonte.

Acessibilidade no CCBB Educativo

Acessibilidade e inclusão são princípios que pautam todas as ações do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação, contribuindo para um ambiente propício à pesquisa, criação e fomento de ações voltadas à garantia de ampla democratização e acesso à cultura.

O Transversalidades traz cursos para professores e educadores, abordando temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando questões presentes nas exposições a urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.

O curso é ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, e sempre conta com intérprete de Libras.


Comentários