Belo Horizonte, 04/06/2020

Unimed-BH reforça ações para valorizar equipes de enfermagem

por Redação | publicado em sexta, 15 de maio de 2020



Na semana em que se comemora o Dia da Enfermagem, a Cooperativa realiza campanha de homenagem e reforça o cuidado com os profissionais na linha de frente do atendimento

O Brasil conta hoje com mais de dois milhões de profissionais de enfermagem, segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). São auxiliares, técnicos e enfermeiros que atuam contra a Covid-19. Diante da pandemia, a Unimed-BH tem reforçado suas ações para garantir segurança a esses profissionais que cuidam integralmente dos pacientes com esta e outras doenças. A Cooperativa tem ministrado diversos treinamentos e tem oferecido serviço de acolhimento psicológico para seus colaboradores, desde enfermeiros e outros profissionais da assistência. Além disso, contratou diversos profissionais e aumentou seu time de enfermagem para atuar na expansão do número de leitos da rede própria.

A Unimed-BH tem como premissa a utilização de rigorosos protocolos de saúde e higiene. Entre os treinamentos ministrados, foram tratados temas como paramentação e desparamentação dos equipamentos de proteção individual (EPIs); higienização das mãos; manuseio de ventiladores mecânicos; manejo de pacientes infectados; treinamentos específicos para as equipes das ambulâncias; trilha de treinamento de enfermagem para os recém-contratados; entre outras iniciativas. Todas as ações foram disponibilizadas em vídeos educativos e webinares e contam ainda com apoio presencial da área de Segurança do Trabalho.

Para a Unimed-BH, o cuidado com a saúde mental também é essencial neste momento. Desde que foi decretada a pandemia no Brasil, a Cooperativa passou a oferecer serviços de acolhimento psicológico para as equipes assistenciais, que acontece em duas modalidades. Cada unidade assistencial da rede própria da Unimed-BH passou a contar com um psicólogo exclusivo, que faz o acolhimento aos enfermeiros e outros profissionais da assistência. Os encontros são presenciais e acontecem nas próprias unidades. Já a segunda, é o atendimento psicológico realizado por teleatendimento. O serviço é gratuito e é ofertado não só para os colaboradores das unidades assistenciais, mas também para a equipe do administrativo que está em home office, bem como para os dependentes diretos dos colaboradores. O atendimento está disponível 24 horas, todos os dias da semana. A ligação pode ser feita de qualquer lugar, no horário que for mais conveniente, sempre que o colaborador ou dependente precisar.

De acordo com a supervisora de enfermagem da unidade de internação do Hospital Unimed-Unidade Contorno, Pollyanna de Fátima Cordeiro Silva, todo esse cuidado é essencial para dar segurança aos profissionais e para a realização do trabalho da melhor forma. Atualmente, ela é responsável por uma equipe que atua com pacientes internados com suspeita e confirmados de Covid-19. “Estamos enfrentando uma situação muito desafiadora, que requer um preparo técnico e psicológico. Nesse sentido, tanto o treinamento quanto o acolhimento psicológico direcionado aos profissionais da linha de frente estão sendo fundamentais neste período. A equipe de enfermeiros, técnicos e auxiliares se sentiu acolhida e amparada pela Unimed-BH, conseguindo realizar seu trabalho com segurança e cuidado, oferecendo o melhor atendimento ao paciente”, afirma a supervisora.

Campanha de agradecimento

A valorização dos profissionais de enfermagem foi marcada na semana em que se comemora a Semana da Enfermagem, de 12 a 15 de maio. A campanha reforça o cuidado da Cooperativa com a equipe e contou com diversas ações de homenagem, incluindo mensagens em sistemas de som, peças nos canais de comunicação e ações nas redes sociais.

Ampliação do quadro de profissionais

Outra medida da Unimed-BH foi a expansão do quadro de profissionais da área da saúde. A Cooperativa contratou 350 profissionais para os cargos de enfermeiro, técnico de enfermagem, dentre outras funções técnicas. Esses profissionais já estão atuando nas unidades da rede própria, que também estão recebendo reforço com mais de 200 novos leitos, tanto de UTI quanto de internação.


Comentários