Belo Horizonte, 13/08/2020

Veja como aproveitar a folia sem esquecer da saúde

por Redação | publicado em quinta, 20 de fevereiro de 2020



O Carnaval está chegando! Época de divertir, dançar, passear e sair da rotina, porém os cuidados com a saúde não podem ser deixados de lado. Para isso, separamos dicas de quatro profissionais na área de saúde.


Cuidados com a pele durante o Carnaval:


O dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Lucas Miranda alerta para importância do protetor solar. “O protetor solar é necessário em qualquer dia do ano, independente do sol estar brilhando ou não e, durante o Carnaval, o produto é imprescindível. O fator de proteção solar deve ser de, no mínimo, 30, mas, se a diversão for ao ar livre, pode ser entre o FPS 60 ou 70 para evitar possíveis queimaduras provocadas pela exposição solar, reaplicando o produto a cada duas horas para manter sua eficácia”, afirma. Outros fatos também devem ser levados em consideração, veja:

  • Além causar transpiração em excesso, ficar muitas horas debaixo do sol pode ressecar a pele, para isso indicamos as águas termais. Borrifar o produto no rosto ajuda a tolerar as altas temperaturas.
  • Durante a folia é valido prestar a atenção na oleosidade da pele. Tenha à disposição lenços umedecidos que removem a oleosidade do rosto sem retirar a maquiagem.
  • Após a festa, os cuidados precisam continuar. Não se esqueça de retirar a maquiagem com removedor específico, dando atenção especial à área dos olhos, por ser mais sensível e delicada. Em seguida, lave o rosto com sabonete facial. Lembre-se que as muitas horas passadas na rua deixaram excesso de impurezas e resíduos na pele.


Cuidados com a alimentação durante o Carnaval:


Para não perder o pique, cuidar da alimentação é essencial, até porque ninguém quer deixar a festa antes do fim. Para o nutrólogo Guilherme Ferreira Mattos, a água é o que não pode faltar. “Água nunca é demais! Beba de 2 a 3 litros de água ao dia. Também invista em água de coco e nos sucos de fruta natural”, recomenda. O médico chama atenção para algumas dicas:

  • Para quem gosta de uma "cervejinha" no carnaval, é fundamental intercalar o consumo com a água. A bebida alcoólica desidrata o corpo, por isso é importante manter a ingestão de água em conjunto;
  • Coma frutas da estação: As frutas possuem vitaminas e minerais que auxiliam em diversas funções do organismo, dentre elas no processo de desintoxicação;
  • Alimentos como a couve, o brócolis, a rúcula e agrião ajudam no processo de desintoxicação, auxiliando o funcionamento do fígado.
  • Não fique longos períodos em jejum! O ideal é fazer três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e pequenos lanches nos intervalos, que podem ser frutas frescas ou sucos de frutas, castanhas, biscoitos integrais e barra de cereal;


Cuidados com o coração durante o Carnaval:


O coração também precisa de cuidado redobrado. Nesta época, podem ocorrer arritmias. Para que isso não aconteça, o cardiologista Diogo Umman chama atenção para o uso abusivo de energéticos. “As bebidas energéticas foram associadas ao aceleramento do coração mesmo entre sujeitos com o músculo cardíaco em ordem. Em quem tem já tem alguma predisposição, os efeitos podem ser mais perigosos”, explica. As bebidas alcoólicas não podem passar despercebidas quando o assunto é a saúde do coração. “O álcool aumenta a incidência de fibrilação atrial, uma arritmia comum. Aliás, até o consumo moderado de bebidas alcoólicas pode estar por trás dessa encrenca”, alerta.


Cuidados com a saúde bucal durante o Carnaval:


Os dentes e a saúde bucal não podem ser preteridos durante a folia. De acordo com o cirurgião-dentista Adriano Rafael, algumas dicas e atitudes podem fazer diferença:

  • Para muitas pessoas, ingerir bebida alcoólica é algo comum durante o carnaval. É aconselhável que seja consumida água intercalada com a bebida. Isso para evitar a desidratação e o mau hálito.
  • Ninguém vai levar escova de dente para o meio dos bloquinhos, mas é preciso se alimentar. E um bom alimento é a maçã. Além de ser mais saudável que qualquer tipo de salgado, a fruta é conhecida como alimento detergente, ou seja, ajuda a limpar os dentes.
  • Depois de comer, a ingestão de água e o uso de chiclete sem açúcar são aconselháveis. O chicletes ajuda a neutralizar o pH da boca.


Cuidados com saúde da coluna durante o Carnaval:


Por último, mas não menos importante são os pés e a coluna. Para aguentar o “peso” das festividades, é necessário ter alguns cuidados, como mostra o ortopedista Daniel Oliveira, especialista em coluna vertebral:
Alongamento – É uma forma de minimizar os excessos negativos dos festejos. O ideal é que os foliões se alonguem nos dias de carnaval e nos dias posteriores ao feriado. Com exercícios de flexão e extensão da coluna e o alongamento de pernas, panturrilhas e pescoço é possível aumentar a flexibilidade e a mobilidade do corpo.

  • Evitar álcool, o consumo exagerado de bebida alcoólica, desidrata os músculos, faz relaxar a musculatura e a pessoa acaba não percebendo quando a coluna já está no limite do esforço.
  • Nada de salto. O salto alto durante as festividades carnavalescas altera o centro de gravidade, gerando uma postura inadequada que aumenta a carga sobre a coluna, um dano maximizado pelos movimentos feitos ao pular e dançar. Dê preferência a tênis confortáveis ou sandálias abertas que deixem o pé respirar.

Comentários